Operador de caixa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde novembro de 2011).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde novembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Operador de caixa ou recepcionista de caixa é o profissional cuja a função é registrar mercadorias em um PDV e receber do cliente. Antes executadas praticamente por mulheres, hoje em dias vemos alguns homens na função.

É uma das profissões mais importantes no ramo do varejo, onde educação, paciência e atenção são fundamentais para um bom atendimento. A operadora se relaciona diretamente com o cliente.

As funções desenvolvidas são registar as compras do cliente com atenção, em alguns casos pesar mercadorias e se necessário auxiliar o cliente a empacotar as compras. No Brasil a profissão e um pouco desvalorizada por empresas em razão de trabalhar aos finais de semana e feriados e também por clientes, precisa-se de tolerância com alguns e ter atenção com outros.

A profissão de operador de caixa é hoje considerada uma profissão que envolve altos níveis de stress. Este facto deve-se a várias ocorrências como o facto de que normalmente as remunerações da profissão são baixas, para um trabalho que muitas vezes envolve tanto aguentar queixas dos clientes, algumas vezes agressões verbais, ameaças e muitas vezes acidentes com os mesmos quando são intolerantes. É frequente haver vários acidentes com operadores de caixa quando estes têm problemas com o público. O operador de caixa também chega a sofrer de dores e problemas musculares devido aos movimentos repetitivos que executa e devido ao facto de passar várias horas seguidas sentado, passando mercadorias .

Entre estes profissionais há também quem considere que a profissão é desvalorizada e que os seus praticantes muitas vezes trabalham mais do que seria suposto, suportando problemas com colegas de trabalho e com a gerência das lojas em que trabalham.

No Brasil o Dia do Operador de Caixa é celebrado em 19 de Outubro.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.