Operador de caixa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde novembro de 2011).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Operador de caixa ou recepcionista de caixa é o profissional cuja a função é registrar mercadorias em um PDV e receber do cliente. Antes executadas praticamente por mulheres, hoje em dias vemos alguns homens na função.

É uma das profissões mais importantes no ramo do varejo, onde educação, paciência e atenção são fundamentais para um bom atendimento. A operadora se relaciona diretamente com o cliente.

As funções desenvolvidas são registar as compras do cliente com atenção, em alguns casos pesar mercadorias e se necessário auxiliar o cliente a empacotar as compras. No Brasil a profissão e um pouco desvalorizada por empresas em razão de trabalhar aos finais de semana e feriados e também por clientes, precisa-se de tolerância com alguns e ter atenção com outros.

A profissão de operador de caixa é hoje considerada uma profissão que envolve altos níveis de stress. Este facto deve-se a várias ocorrências como o facto de que normalmente as remunerações da profissão são baixas, para um trabalho que muitas vezes envolve tanto aguentar queixas dos clientes, algumas vezes agressões verbais, ameaças e muitas vezes acidentes com os mesmos quando são intolerantes. É frequente haver vários acidentes com operadores de caixa quando estes têm problemas com o público. O operador de caixa também chega a sofrer de dores e problemas musculares devido aos movimentos repetitivos que executa e devido ao facto de passar várias horas seguidas sentado, passando mercadorias . Eles têm o dever de, ajudar,orientar, e organizar o cliente. além disso ele deve ter respeito, paciência com o cliente e com os colegas de trabalho. Deve saber-se principalmente matemática e informática.Erro de citação: Código <ref> inválido; refs sem parâmetro de nome devem possuir conteúdo a elas associado Entre estes profissionais há também quem considere que a profissão é desvalorizada e que os seus praticantes muitas vezes trabalham mais do que seria suposto, suportando problemas com colegas de trabalho e com a gerência das lojas em que trabalham. O que faz um Operador de Caixa

O Operador de Caixa é o profissional responsável por trabalhar com atendimento ao público com pagamentos, recebimento de valores, fechamento de caixa e emissão de notas fiscais. Um Operador de Caixa não trabalha somente em empresas do comércio, é uma profissão extremamente necessária para empresas que trabalham com qualquer tipo de vendas, como empresas de aviação, pedágios, shows, entre outros ramos. Está sob as responsabilidades de um Operador de Caixa fazer atender clientes que acabaram de realizar uma compra, passar os produtos pelos leitores de códigos de barras e cobrar seus valores dos clientes, atuar com abertura e fechamento de caixa, cuidando do estoque, e do controle do financeiro. O Operador de Caixa realiza todas as atividades com simpatia, educação e agilidade, registrando todos os produtos corretamente no caixa, informando o valor das compras. Para que o profissional tenha um bom desempenho como Operador de Caixa é essencial ter atenção, habilidade com contas, gosto pela matemática, agilidade, simpatia, paciência e bom humor. Com que áreas um Operador de Caixa se relaciona?

O Operador de Caixa por ser o profissional responsável por trabalhar com atendimento ao público com pagamentos, recebimento de valores, fechamento de caixa e emissão de notas fiscais, se relaciona com a área de Atendimento e Financeiro. Formação Desejada de um Operador de Caixa

Eles tem o dever de ser responsável e atencioso com o cliente ser orientador e saber orientar uma pessoa que está perdida ou passando mal entre outros! By kariin
   - Cursos Profissionalizantes.[1] 


No Brasil o Dia do Operador de Caixa é celebrado em 19 de Outubro.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
  1. infoJobs.com.infojobs.com.br/artigos/Operador_de_Caixa__4011.aspx