Oração subordinada adjetiva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde julho de 2013). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Orações subordinadas adjetivas abv.: O.S.Adj. (no Brasil, em Portugal, Orações subordinadas adjectivas) são orações subordinadas que exercem função de adjetivo, dando uma característica a um substantivo. Sempre iniciam-se com pronome relativo.

Classificação[editar | editar código-fonte]

As orações subordinadas adjetivas classificam-se em restritivas e explicativas.

Orações subordinadas adjetivas restritivas[editar | editar código-fonte]

Orações subordinadas adjetivas restritivas restringem, limitam a significação do seu antecedente (substantivo ou pronome). São indispensáveis ao sentido do período e não se separam da oração principal por vírgula.

"Há alunos QUE PRATICAM ESPORTE." "As pessoas QUE SÃO BOAS ajudam o próximo."

  • A oração "praticam esporte" restringe o sentido do termo alunos, assim dizendo que nem todos praticam esportes, sem a primeira oração o termo fica muito abrangente.

Orações subordinadas adjetivas explicativas[editar | editar código-fonte]

Orações subordinadas adjetivas explicativas são aquelas que realçam um detalhe do termo antecedente, que já se encontra definido, sem ela o termo continua com o mesmo sentido. Sempre é utilizada pela vírgula separando-a da oração principal. Exerce a função de aposto explicativo da oração principal.

"O Brasil, QUE É O MAIOR PAÍS DA AMÉRICA DO SUL, tem milhões de analfabetos."

  • A oração adjetiva explicativa que é o maior país da América do Sul pode ser eliminada sem que a compreensão lógica da frase fique prejudicada, diferente das orações subordinadas restritivas.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikilivros Livros e manuais no Wikilivros

Referências[editar | editar código-fonte]