Orca (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Orca
Orca - A Baleia Assassina (BR)
 Estados Unidos
1977 • cor • 92 min 
Direção Michael Anderson
Roteiro Luciano Vincenzoni
Sergio Donati
Robert Towne
Elenco Richard Harris
Charlotte Rampling
Will Sampson
Bo Derek
Keenan Wynn
Robert Carradine
Gênero Aventura
Idioma Inglês
Música Ennio Morricone
Cinematografia J. Barry Herron
Ted Moore
Edição John Bloom
Marion Rothman
Ralph E. Winters
Distribuição Paramount Pictures
Dino De Laurentiis Company
Lançamento 22 de julho de 1977
Orçamento US$ 6 milhões[1]
Receita US$ 14.717.854[2]
Página no IMDb (em inglês)

Orca (br: Orca - A Baleia Assassina) é um filme estadunidense de 1977, do gênero aventura dramática, dirigido por Michael Anderson.

É uma produção de Dino De Laurentiis que segue na esteira do sucesso de Jaws (br: Tubarão), de 1975. Desta vez, a antagonista dos homens é uma orca vingativa e com inteligência muito superior a dos humanos (pelo menos no filme).

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Nolan é o capitão de um navio pescador de crustáceos que aceita uma proposta em dinheiro para capturar um tubarão branco para o aquário da cidade. Durante a navegação, eles avistam um tubarão que é atacado por orcas. Atiram em uma delas com o arpão e não percebem que isso foi um erro fatal: o arpão passa de raspão na nadadeira de uma orca macho e atinge em cheio a sua companheira que estava prenha. Ao ser trazida para o navio, a orca aborta o embrião. O macho assiste, da água, a todo o fim da sua família e observa Nolan com ódio.

A orca macho ataca o navio que, danificado, tem que retornar ao porto. Enquanto o navio sofre reparos, a orca vingativa começa a perseguir Nolan e sua tripulação, que não podem se aproximar da água sem que sofram ataques. A população fica assustada e pressiona Nolan para que ele expulse a orca dali, pois o animal está afastando os peixes, além de causar outros danos à cidade.

Nolan não tem outra saída senão ir atrás do animal, mas logo percebe que a inteligente orca quer atraí-lo para uma armadilha mortal.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Informações adicionais[editar | editar código-fonte]

Em Orca, um bando de orcas ataca um tubarão branco e o mata. Em resposta a essa cena, em Jaws 2 uma orca é encontrada na praia, vítima do tubarão branco. Mas há confirmações de que a orca é o maior predador dos oceanos.

Além de um animatronic, participaram da produção orcas reais da Marine World de Redwood City, na Califórnia, e da Marineland of the Pacific

Referências

  1. Callan, Michael Feeney Richard Harris: Sex, Death & the Movies, Robson, 2004 ISBN 1-86105-766-0]
  2. Orca (1977) (em inglês) Box Office Mojo. Visitado em 10 de julho de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]