Orchata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chufa com fartós
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Orchata

A chufa[1] ou orchata[2] (em castelhano horchata de chufa, em catalão e valenciano orxata de xufes) é o nome dado a uma bebida de origem vegetal não alcoólica consumida principalmente na Espanha. A mais conhecida chufa é a produzida na Comunidade Valenciana, muito popular em toda a Espanha. É produzida com água, açúcar e os tubérculos da junça. É servida gelada, como um suco, em geral acompanhada de fartós, uma espécie de biscoito em forma de bastão, que é comido embebido na chufa. Seu aspecto é leitoso, quase como se fosse um "leite vegetal", rico em amido, gorduras, açúcar e proteínas.

Citação na música brasileira[editar | editar código-fonte]

Em 1986, o cantor brasileiro Caetano Veloso citou a chufa em sua música "Vaca profana", que faz parte do CD "Totalmente demais". Na música, Caetano diz, em catalão: "orchata de chufa, si us plau" ("chufa, por favor")[3] [4] .

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.400
  2. Vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. Disponível em http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23. Acesso em 9 de fevereiro de 2013.
  3. Google tradutor. Disponível em http://translate.google.com.br/#ca/pt/orchata%20de%20chufa%2C%20si%20us%20plau. Acesso em 9 de fevereiro de 2013.
  4. VELOSO, C. Totalmente demais. Vaca profana. Polygram do Brasil. São Paulo. 1986.
Ícone de esboço Este artigo sobre bebidas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.