Ordem Nacional do Mérito (França)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ordem Nacional do Mérito
Ordre national du Mérite
Atual insígnia de Comandante da Ordem Nacional de Mérito.
Ordre national du merite chevalier FRANCE.jpg
Classificação
País  França
Outorgante Presidente da França
Criação 3 de dezembro de 1963
Tipo Ordem honorífica
Agraciamento Civis e Militares
Condição Em uso
Histórico
Primeira concessão 14 de julho de 1804
Premiados Cavaleiros (151 900)
Oficiais (31 807)
Comandantes (5269)
Hierarquia
Inferior à Médaille militaire
Equivalente à Brasil Ordem Nacional do Mérito
Superior à Croix de guerre 1914–1918

A Ordem Nacional do Mérito (em francês: Ordre national du Mérite) é uma condecoração honorífica francesa constituída em 3 de dezembro de 1963 pelo então Presidente Charles de Gaulle. Sua criação teve como objetivo substituir as inúmeras honrarias cedidas pelos ministros anteriores e estabelecer um ordem inferior à Legião de Honra. Tanto franceses como estrangeiros (civis e militares) podem ser agraciados com esta ordem.

O Presidente da República Francesa é o Grão-mestre da ordem e, como tal, aponta aqueles que devem recebê-la. Além disso, todos os Primeiro-ministros do país são agraciados com a Ordem do Mérito após 6 meses de serviços à nação.

Graus[editar | editar código-fonte]

  • Grã-Cruz
  • Grande oficial
  • Comendador
  • Oficial
  • Cavaleiro

Ordens sustituídas[editar | editar código-fonte]

Esta ordem veio substituir as seguintes:

Portugueses com Grã-Cruz[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, desde 1976, receberam autorização para envergar as insígnias da Ordem Nacional do Mérito mais de 100 pessoas.[1] Deste grupo, com o grau de Grã-Cruz, foram sinalizados os seguintes distinguidos:[2]

Referências

  1. Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Estrangeiras. Presidência da República Portuguesa. Página visitada em 2014-05-27. ""Resultado da pesquisa depois de seleccionados: "País"="França"; "Ordem"="Nacional do Mérito"."
  2. Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Estrangeiras. Presidência da República Portuguesa. Página visitada em 2014-05-27. ""Resultado da pesquisa depois de seleccionados: "País"="França"; "Ordem"="Nacional Nacional do Mérito"; "Grau"="Grã-Cruz"."
Ícone de esboço Este artigo sobre França é um esboço relacionado ao Projeto Europa. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.