Ordem da Coroa de Ferro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Order of the Iron Crown.JPG

A Imperial Ordem da Coroa de Ferro foi estabelecida a 5 de Junho de 1805 por Napoleão Bonaparte (sob seu título de Rei Napoleão I da Itália). Tem seu nome baseado na antiga Coroa de Ferro - uma antiga jóia medieva que possui no seu interior um anel de ferro, forjado com supostos cravos que seriam aqueles usados para pregar Jesus em sua crucificação.

A coroa inspirou ainda o nome da Ordem da Coroa da Itália

A ordem consistia originalmente em três classes de cavaleiros: 20 grã-cruzes, 30 chefes e 50 cavaleiros. Em 1815 a ordem foi adotada pelo Império Austríaco depois que este país recuperou o controle sobre o norte italiano. Restabelecida em 1 de Janeiro de 1816 pelo imperador Francisco I da Áustria, sob o nome de Ordem da Coroa de Ferro (Orden der Eisern Krone, em alemão) e era concedida a três graus da nobreza. Aqueles que a recebiam, sendo plebeus, tornavam-se nobres: podiam requerer ao imperador o reconhecimento de sua nobreza através de um diploma confirmador. A ordem foi abolida em 1918.

3° Conde de ParatyDSC02667.jpg

Esse também é o nome de uma ordem fundada por Julius Evola da qual que temos poucas informações quanto ao alcance e existência atual.[carece de fontes?]

Ícone de esboço Este artigo sobre heráldica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.