Ordem das Artes e das Letras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ordre des Arts et des Lettres
Kunsten en Letteren Ridder.jpg
Classificação
País  França
Outorgante Ministério da Cultura
Criação 2 de maio de 1957
Agraciamento Civis

A Ordem das Artes e Letras (Ordre des Arts et des Lettres, em francês) é uma condecoração concedida pelo Ministério da Cultura da França que visa recompensar "as pessoas que se distinguem pela sua criação no domínio artístico ou literário ou pela sua contribuição ao desenvolvimento das artes e das letras na França e no mundo.[1]

A comenda já foi concedida a nomes como Clint Eastwood, Amália Rodrigues, Bob Dylan e T.S. Eliot, entre outros.[2]

Graus[editar | editar código-fonte]

A Ordem das Artes e Letras inclui três graus conferidos por despacho do Ministro da Cultura, após indicação do prefeito e do conselho da Ordem das Artes e Letras. As nomeações ocorrem no dia 1º de janeiro e 14 de julho de cada ano para os cidadãos franceses e em fevereiro para estrangeiros. Os três graus são:

Commandeur Officier Chevalier
Ordre des Arts et des Lettres Commandeur ribbon.svg Ordre des Arts et des Lettres Officier ribbon.svg Ordre des Arts et des Lettres Chevalier ribbon.svg

O primeiro grau pode ser concedido a indivíduos com idade mínima de 30 anos e desfrutando de seus direitos civis. Os dois graus superiores, entretanto, só podem ser atribuídos a duas condições: a prova de um mínimo de cinco anos de antiguidade no grau inferior - a menos que já seja comandante ou oficial da Legião de Honra - e demonstrar novo mérito. Esta regra não se aplica aos estrangeiros.

Desde o decreto de 5 de maio de 1997, a quota anual é de quatrocentos e cinquenta cavaleiros, cento e quarenta oficiais e cinquenta comendadores. Esta limitação de contingente faz esta ser uma condecoração pouco distribuída.

O despacho do ministro da Cultura, formalizando os nomes dos novos recipientes é publicado em um boletim oficial de condecorações, medalhas e prêmios.

Conselho[editar | editar código-fonte]

O Conselho da Ordem das Artes e das Letras é composto por doze membros de direito - incluindo diretores da administração geral do Ministério da Cultura, do Arquivo Nacional, e de museus na França - e treze membros designados pelo ministro.

Referências

  1. France honors UTD professor (em inglês). Dallas-area education notes. The Dallas Morning News (26 de setembro de 2010). Página visitada em 04 de outubro de 2010.
  2. French Cultural Award Honors Prof’s Museum Work (em inglês). News Center. University of Texas at Dallas (22 de setembro de 2010). Página visitada em 04 de outubro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]