Ordem de Santo Olavo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ordem de São Olavo)
Ordem de Santo Olavo
Cruz da Ordem de Santo Olavo.
Classificação
País  Noruega
Outorgante Rei da Noruega
(Haroldo V)
Tipo Cavalaria
Descritivo "Por serviços destacados em nome da Noruega e da humanidade."
Agraciamento Militares e civis
Chefes de Estado (estrangeiros)
Condição Em uso
Histórico
Criação 21 de agosto de 1847
Primeira concessão 1847
Última concessão 2013
Hierarquia
Inferior a Nenhuma
Superior a Ordem do Mérito Real

A Real Ordem Norueguesa de Santo Olavo (em norueguês: Den Kongelige Norske St. Olavs Orden) é a mais alta ordem de cavalaria da Noruega, estabelecida por Óscar I em 21 de agosto de 1847. Foi assim batizada em homenagem a Olavo II, que passou à posteridade como Santo Olavo. Durante mais de 80 anos, permaneceu como única condecoração real no país após a dissolução da Ordem do Leão da Noruega, que estava vinculada à união com a Suécia.

A Ordem de Santo Olavo é dedicada aos indivíduos de grandes feitos em favor da Noruega e/ou da humanidade em geral. Desde 1985, é conferida a cidadãos noruegueses, bem como a chefes de Estados estrangeiros em sinal de amizade para com o povo norueguês. Em sua maioria, os estrangeiros agraciados com esta ordem têm sido os membros de demais realezas. Os agraciados são selecionados pelo Rei, o grão-mestre, com a aprovação de um conselho.

Classes[editar | editar código-fonte]

A ordem é dividida em cinco classes e podem integrá-la civis ou militares noruegueses. A primeira classe pode receber tanto o colar quanto a grã-cruz, sendo que esta última é concedida por "esforços especiais ao país". As classes são:

  • Grã-Cruz (chefes de Estado em sinal de respeito e significância para o povo norueguês);
  • Comendador com Estrela;
  • Comendador;
  • Cavaleiro de Primeira Classe;
  • Cavaleiro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.