Ordem de São Miguel e São Jorge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Na insígnia da ordem, São Miguel é o jovem representado dominando a Satã. (Guido Reni)

A Ordem Mais Distinta de São Miguel e São Jorge (em inglês: The Most Distinguished Order of Saint Michael and Saint George) é uma ordem de códigos de cavalaria britânica fundada em 28 de abril de 1818 por Jorge, Príncipe de Gales (depois Jorge IV) quando ainda atuava como Príncipe Regente de seu pai, Jorge III. A 0rdem inclui três classes, na seguinte ordem hierárquica:

  • Cavaleiro da Grande Cruz ou Dama da Grande Cruz (GCMG)
  • Cavaleiro Comandante ou Dama Comandante (KCMG e DCMG)
  • Companheiro (CMG)

É usado para honrar a individuos que tenham feito importantes serviços para a Commonwealth ou às nações estrangeiras. A pessoa é designada à ordem em vez de ser condecorada com a mesma. Os embaixadores são regularmente designados CMGs. Na literatura de ficção, o espião de Ian Fleming, James Bond, foi condecorado com o CMG em 1953 (mencionado no livro Moscou Contra 007PB/007 - Ordem Para MatarPE).

Insígnia da Grande Cruz da Ordem de São Miguel e São Jorge.

A frase da ordem é Auspicium melioris aevi (do Latim "Símbolo de uma melhor idade"). Seus santos padroeiros, como o nome sugere, são São Miguel Arcanjo e São Jorge. Um de seus símbolos principais é a imagem de São Miguel pisoteando Satã.

A ordem é a sexta mais antiga no Sistema de Honras Britânico, depois da A Mui Nobre Ordem da Jarreteira, A Mui Antiga e Mui Nobre Ordem do Cardo-Selvagem, A Mui Ilustre Ordem de São Patrício, A Mui Honorável Ordem do Banho, e Mais Exaltada Ordem da Estrela da Índia. A terceira das Ordens mencionadas—a qual relaciona-se à Irlanda, já não faz parte do Reino Unido—segue existindo, mas está em desuso; não são feitas nomeações desde 1934. A última das ordens na lista, relacionada com a Índia, também está em desuso desde a independência do país em 1947.

Ver também

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Ordem de São Miguel e São Jorge


Ícone de esboço Este artigo sobre heráldica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.