Ordem dos Frades Menores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Catolicismo
HISTÓRIA

TEOLOGIA CATÓLICA

DOUTRINA CATÓLICA

DOGMAS
Santíssima Trindade:
Deus, o Pai
Cristo, o Filho
O Espírito Santo

A BÍBLIA
CATECISMO

VIRGEM MARIA
SANTOS
PAPAS
DOUTORES

CULTO de
TRADIÇÃO LITÚRGICA

IGREJA CATÓLICA

A Ordem dos Frades Menores (em latim Ordo Fratrum Minorum, O. F. M.), também conhecida por Ordem dos Franciscanos ou Ordem Franciscana, é a ordem religiosa fundada por São Francisco de Assis. Sua regra esteve na base da Segunda Ordem Franciscana - a Ordem das Clarissas, fundada por Santa Clara de Assis e também a Ordem Franciscana Secular para leigos.

Índice

[editar] História

Os franciscanos não são monges, mas sim religiosos: realizam voto de pobreza, castidade e obediência. Vivem em fraternidades, que se designam por conventos e não como abadias ou mosteiros. Os seus conventos são tradicionalmente junto das cidades.

[editar] Em Portugal

Província da Arrábida: Esta província deriva de uma reforma autónoma no âmbito da «mais estreita observância», iniciada em 1539 por Frei Martinho de Santa Maria, numa ermida dedicada a Nossa Senhora situada na Serra da Arrábida, nesse mesmo ano oferecida pelo Duque de Aveiro à Ordem Franciscana.

A ermida foi transformada em convento em 1542 e fundou quatro ou cinco conventos que, em 1552, formaram uma Custódia com hábito, estatutos e ordenações próprias aprovados, pelo Ministro Geral da Ordem em 4 de Outubro. Em 1560 constituíram uma Província aprovada pelo breve Sicut aliquando exposuit de 10 de Maio. A sua sede foi sucessivamente na Arrábida, em São Pedro de Alcântara (Lisboa), e no Convento de Mafra. Foi extinta em 1834.

Província de Santo Antônio: Província de religiosos franciscanos de «mais estreita observância» formada em obediência à bula Sacrae religionis sinceritas, de 8 de Agosto de 1568, tendo a sua sede no convento de Santo António dos Capuchos, em Lisboa (daí o facto de por vezes ser designada por província dos Capuchos).

Formou-se a partir de um grupo de casas caracterizadas pelo rigor e o recolhimento, razão pela qual os seus religiosos se chamavam «Recoletos». Tendo constituído um ramo franciscano em Itália, por iniciativa do Ministro Geral Fr. Francisco dos Anjos, em 1524, estenderam-se a Portugal, onde formaram uma Custódia em 1565. Desta província derivaram a Província da Conceição em Portugal (1706) e duas Províncias no Brasil. Foi extinta em 1834

[editar] Franciscanos protestantes

Resultando do Movimento de Oxford na Igreja Anglicana, e do movimento católico evangélico na Igreja Luterana, resurgiram ordens religiosas de inspiração franciscana. Entre os anglicanos existem a Comunidade de São Francisco (para mulheres, fundada em 1905), a Sociedade de São Francisco (para homens, fundada em 1934) e a Comunidade de Santa Clara (para mulheres, monástica) e também a Ordem Terceira Evangélica Franciscana para leigos. No Brasil existe os Irmãos Franciscanos de Canaã, ligada à Irmandade Evangélica de Maria, em Curitiba.

[editar] Papas franciscanos

Papa Inicio Termino Periodo de Pontificado
Papa Nicolau IV 22 de Fevereiro de 1288 4 de Abril de 1292 04anos 01mes 13dias
Papa Sisto IV 9 de Agosto de 1471 12 de Agosto de 1484 13anos 03dias
Papa Júlio II 1 de Novembro de 1503 20 de Fevereiro de 1513 09anos 03meses 19dias
Papa Sisto V 24 de Abril de 1585 27 de Agosto de 1590 05anos 04meses 03dias
Papa Clemente XIV 19 de Maio de 1769 22 de Setembro de 1774 05anos 04meses 03dias
Beato Pio IX 16 de Junho de 1846 7 de Fevereiro de 1878 31anos 07meses 22dias
Beato João XXIII 28 de Outubro de 1958 3 de Junho de 1963 04anos 07meses 06dias

Os Papas Sisto V e Clemente XIV são franciscanos conventuais, e os Beatos João XXIII e Pio IX pertencem a Terceira Ordem Regular de São Francisco

[editar] No Brasil

No Brasil, porém, os franciscanos não têm abrangência nacional e sua coordenação é descentralizada. É comum um estado (como o Acre, por exemplo), não fazer parte de nenhuma província, enquanto São Paulo está dentro do limite de duas províncias, uma regional e ainda possui uma custódia, o que é fruto de desentendimento entre as divisões. Nos primórdios da catequese, no século XVI, os franciscanos da custódia de Santo Antônio não puderam fundar missões na Bahia, porque a Cúria Diocesana de Salvador não reconhecia as faculdades que Frei Melchior de Santa Catarina havia recebido da Corte e do próprio Papa Sisto V.

[editar] Províncias

[editar] Vice-províncias

[editar] Províncias de outros países

[editar] Custódias

[editar] Bispos pertencentes à ordem

[editar] Bispos franciscanos no Brasil

[editar] Cardeais franciscanos no Brasil


  Este artigo é um esboço sobre Religião. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ferramentas pessoais