Ordem dos Frades Menores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ordem dos Frades Menores
 
Ordo Fratrum Minorum
Brasão Ordem dos Frades Menores
PAX ET BONUM
Paz e bem
sigla
OFM
Imagem: Ordem dos Frades Menores
São Francisco de Assis
Tipo: Ordem religiosa
Fundador (a): São Francisco de Assis
Local e data da fundação: Itália 1209
Superior geral: Frei Michael Perry [1] [2]


Atividades: {{{atividades}}}


Projeto Catolicismo · uso desta caixa

A Ordem dos Frades Menores (em latim Ordo Fratrum Minorum, O.F.M.), também conhecida por Ordem de São Francisco, por Ordem dos Franciscanos ou Ordem Franciscana, é a ordem religiosa fundada por São Francisco de Assis. Esta ordem religiosa tem como ramos: os Frades Franciscanos Conventuais (de 1209) - com hábito religioso cinzento, capuz e cordão; os Frades Franciscanos Observantes com regra simplificada pelo Papa Leão XIII (das Reformas 1368/1897) - de hábito castanho e capuz curto; os Frades Franciscanos Capuchinhos (de 1528) (ramo reformado dos Franciscanos Observantes) - de hábito castanho, capuz curto e todos de cordão branco com os três nós que representam os conselhos evangélicos; e os Frades Franciscanos da Imaculada (ramo reformado dos Franciscanos Conventuais) - de hábito cinza-azulado e com a medalha milagrosa de Nossa Senhora.

A regra da Ordem de São Francisco esteve na base da Segunda Ordem Franciscana, ou Ordem das Clarissas, fundada por Santa Clara de Assis e composta por freiras, e também na base da Terceira Ordem Franciscana, para os leigos.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A estrutura da Ordem de São Francisco divide-se da seguinte forma:

Ramos masculinos da Ordem[editar | editar código-fonte]

Ramos femininos da Ordem[editar | editar código-fonte]

Outras comunidades[editar | editar código-fonte]

Governo Geral[editar | editar código-fonte]

  • Ministro Geral: Frei Marco Tasca, O.F.M. Conv.
  • Ministro Geral: Frei Michael Perry, O.F.M.
  • Ministro Geral: Frei Mauro Jöhri, O.F.M. Cap.

Definitório[editar | editar código-fonte]

História[editar | editar código-fonte]

A Regra Bulada da Ordem, aprovada por Honório III

Foi fundada por São Francisco de Assis, na Itália, em 1209. Ele era filho de um abastado comerciante, que respondeu ao chamado de Deus, que lhe falou do crucifixo de São Damião: "Vai e reconstrói a minha Igreja".

Os seus membros, de acordo com o espírito do fundador, nada deveriam possuir, estando obrigados a viver o mais pobremente possível, adotando uma vida extremamente simples, em pregação, dando exemplos de humildade e devoção,

Em sua história destacam-se os nomes de Roger Bacon no campo das ciências, e São Boaventura.

Os franciscanos não são monges, mas sim religiosos: realizam voto de pobreza, castidade e obediência. Vivem em fraternidades, que se designam por conventos e não como abadias ou mosteiros. Os seus conventos são tradicionalmente dentro das cidades ou junto a elas.

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Província da Arrábida: Esta província deriva de uma reforma autónoma no âmbito da «mais estreita observância» iniciada em 1539 por Frei Martinho de Santa Maria numa ermida dedicada a Nossa Senhora situada na Serra da Arrábida nesse mesmo ano oferecida pelo Duque de Aveiro à Ordem Franciscana.

A ermida foi transformada em convento em 1542 e fundou quatro ou cinco conventos que, em 1552, formaram uma Custódia com hábito, estatutos e ordenações próprias aprovados, pelo Ministro Geral da Ordem em 4 de Outubro. Em 1560 constituíram uma Província aprovada pelo breve Sicut aliquando exposuit de 10 de Maio. A sua sede foi sucessivamente na Arrábida, no Convento de São Pedro de Alcântara em Lisboa e no Convento de Mafra. Foi extinta em 1834.

Província de Santo Antônio: Província de religiosos franciscanos de «mais estreita observância» formada em obediência à bula Sacrae religionis sinceritas, de 8 de Agosto de 1568, tendo a sua sede no convento de Santo António dos Capuchos, em Lisboa (daí o facto de por vezes ser designada por província dos Capuchos).

Formou-se a partir de um grupo de casas caracterizadas pelo rigor e o recolhimento, razão pela qual os seus religiosos se chamavam Recoletos. Tendo constituído um ramo franciscano em Itália, por iniciativa do Ministro Geral Fr. Francisco dos Anjos, em 1524, estenderam-se a Portugal, onde formaram uma Custódia em 1565. Desta província derivaram a Província da Conceição em Portugal (1706) e duas Províncias no Brasil. Foi extinta em 1834

Princípios franciscanos[editar | editar código-fonte]

Humildade, simplicidade e justiça. Humildade significa acolhida para escutar. Quem abre os sentidos para perceber o maior e o melhor não tem medo de obedecer e mostra lealdade a um grande projeto. Simplicidade é valor de quem sabe colocar tudo em comum, é a coragem da partilha. Justiça é transparência, castidade, verdade. É revelar o melhor de si.

Franciscanos Anglicanos e Franciscanos Protestantes[editar | editar código-fonte]

Resultando do Movimento de Oxford na Igreja Anglicana, e do movimento católico evangélico na Igreja Luterana, ressurgiram ordens religiosas de inspiração franciscana. Entre os anglicanos existem a Comunidade de São Francisco (para mulheres, fundada em 1905), a [Sociedade de São Francisco - SSF] [1](para homens, fundada em 1919 nos EUA e em 1934)na Inglaterra e a Comunidade de Santa Clara (para mulheres, monástica) e também a Ordem Terceira Franciscana para leigos. No Brasil existe os Irmãos Franciscanos de Canaã, ligada à Irmandade Evangélica de Maria, em Curitiba e Franciscanos Anglicanos, membros da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB [2].

Papas franciscanos[editar | editar código-fonte]

Papa Nascimento Início Término Período de Pontificado
Papa Nicolau IV 30 de Setembro de 1227 22 de Fevereiro de 1288 4 de Abril de 1292 4 anos, 1 mês e 13 dias
Papa Sisto IV 21 de Julho de 1414 9 de Agosto de 1471 12 de Agosto de 1484 13 anos e 3 dias
Papa Júlio II 5 de Dezembro de 1443 1 de Novembro de 1503 20 de Fevereiro de 1513 9 anos, 3 meses e 19 dias
Papa Sisto V 13 de Dezembro de 1521 24 de Abril de 1585 27 de Agosto de 1590 5 anos, 4 meses e 3 dias
Papa Clemente XIV 31 de Outubro de 1705 19 de Maio de 1769 22 de Setembro de 1774 5 anos, 4 meses e 3 dias
Beato Pio IX 13 de Maio de 1792 16 de Junho de 1846 7 de Fevereiro de 1878 31 anos, 7 meses e 22 dias
Papa Leão XIII 2 de Março de 1810 20 de Fevereiro de 1878 20 de Julho de 1903 25 anos e 5 meses
São Pio X 2 de Junho de 1835 4 de Agosto de 1903 20 de Agosto de 1914 11 anos e 16 dias
Papa Bento XV 21 de Novembro de 1854 3 de Setembro de 1914 22 de Janeiro de 1922 7 anos, 4 meses e 19 dias
Papa Pio XI 31 de Maio de 1857 6 de Fevereiro de 1922 10 de Fevereiro de 1939 17 anos e 4 dias
São João XXIII 25 de Novembro de 1881 28 de Outubro de 1958 3 de Junho de 1963 4 anos, 7 meses e 6 dias

Os papas Sisto V e Clemente XIV são franciscanos conventuais, e os beatos João XXIII e Pio IX e São Pio X, Leão XIII, Bento XV, Pio XI pertencem à Ordem Franciscana Secular.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, porém, os franciscanos não têm abrangência nacional e sua coordenação é descentralizada. É comum um estado (como o Acre, por exemplo), não fazer parte de nenhuma província, enquanto São Paulo está dentro do limite de duas províncias, uma regional e ainda possui uma custódia, o que é fruto de uma missão de franciscanos italianos. Nos primórdios da catequese, no século XVI, os franciscanos da custódia de Santo Antônio não puderam fundar missões na Bahia, porque a Cúria Diocesana de Salvador não reconhecia as faculdades que Frei Melchior de Santa Catarina havia recebido da Corte e do próprio Papa Sisto V.

Províncias[editar | editar código-fonte]

Vice-províncias[editar | editar código-fonte]

Províncias de outros países[editar | editar código-fonte]

Custódias[editar | editar código-fonte]

Bispos pertencentes à ordem[editar | editar código-fonte]

Bispos franciscanos no Brasil[editar | editar código-fonte]

Cardeais franciscanos no Brasil[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Vigário Geral é o 120º sucessor de São Francisco (em português) Franciscanos.org
  2. Frei Michael Anthony Perry é eleito Ministro Geral (em português) Paróquia São Francisco de Assis, Arquidiocese de São Paulo
  3. Eleitos os novos Definidores Gerais da Ordem dos Frades Menores Franciscanos.org (08/06/2009). Visitado em 14/12/2009.
  • Marie-Nicolas Bouillet & Alexis Chassang : Ordre des frères mineurs . Dictionnaire universel d'histoire et de géographie, Paris, 1878 .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.