Ordem dos Servos de Maria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde maio de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ordem dos Servos de Maria
Escudo da Ordem dos Frades Servos de Maria (ou Servitas)
(O.S.M.)
Fundação 1245 (a partir de uma comunidade de frades eremitas estabelecida em 1233)
Tipo Ordem religiosa mendicante
Fundador Os Sete Fundadores (Alessio Falconieri, Amadeo degli Amidei, Manetto dell'Antella, Buonfiglio Monaldi, Gherardino Sostegni, Giovanni Buonagiunta e Ricovero dei Ugoccioni)
Sítio oficial www.servidimaria.net

A Ordem dos Servos de Maria (Latim: Ordo Servorum Beatae Virginis Mariae ), (sigla O.S.M.) é uma ordem religiosa mendicante de frades dedicados a uma devoção particular a Nossa Senhora das Dores. Os seus membros religiosos são normalmente chamados de Frades Servos de Maria ou, simplesmente, Servitas.

Inicialmente foram Sete santos fundadores da ordem dos servitas, festejados coletivamente pela Igreja em 17 de Fevereiro, e cujo nome completo de um deles era Alexandre Falconieri e os outros seis tinham como sobrenomes: Monaldi, Manetto, Buonagiunta, degli Amidei, Uguccioni, Sostegni. Todos pertenciam a um grupo de poetas da região umbrotoscana que costumavam fazer versos (laudes) diante de uma imagem de Nossa Senhora e, que em 15 de Agosto de 1233, e que milagrosamente apareceu-lhes toda dolorosa por causa das lutas fratricidas de Florença entre os Guelfi e os Ghibellini. Assim, pela paz, constituíram a Companhia de Nossa Senhora das Dores. Como eram nobres e ricos, retiraram-se para a solidão do Monte Senário para se dedicarem à penitência e à oração[1] .

Terá sido São Filipe Benício, ao ser eleito seu Prior Geral em 5 de junho de 1267, que reformou os estatutos transformando-a em ordem mendicante.

Foi igualmente ele, com a colaboração Santa Juliana Falconeri que era sobrinha do referido fundador desta ordem o Santo Alexis Falconieri, que deram início à Ordem Terceira da Congregação dos Servitas, sua congénere[2] .

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.