Ordem mundial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde junho de 2013).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Fevereiro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O conceito de ordem mundial refere-se ao equilíbrio internacional de poder, envolvendo as grandes potências, com suas áreas de influência e as disputas comerciais, políticas, diplomáticas, e culturais entre os Estados ou países.

Contexto histórico[editar | editar código-fonte]

Podemos também definir Ordem Mundial como a forma pela qual se estruturam e ocorrem as relações de poder mundial. Exemplo: durante a Guerra Fria, dominava a bipolaridade, em que o poder era disputado pelos Estados Unidos e União Soviética. A partir da década de 1990, temos a multipolaridade, na qual o poder mundial está dividido entre blocos econômicos.

A Nova Ordem Mundial pode ser entendida como um mundo multipolar, surgindo interesses em várias partes do mundo, pelo processo de urbanização mundial.

Toda essa nova condição não é mais baseada em fatos históricos, uma vez que não há fatos comparáveis, e sim, é objeto de especulação de autores e especialistas da área de economia e política, etc. Hoje também existem muitas teorias referentes à um grande golpe dos pertencentes à alta administração da política na Terra.

Wiki letter w.svgEste artigo sobre geografia é mínimo. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.