Ore no Imōto ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ore no Imōto ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai
俺の妹がこんなに可愛いわけがない
Gênero Comédia
Light Novel
Autor Tsukasa Fushimi
Ilustrador Hiro Kanzaki
Editora ASCII Media Works
Data de publicação 10 de agosto de 20087 de junho de 2013
Volumes 12
Mangá
Autor Tsukasa Fushimi
Ilustrador Sakura Ikeda
Editora(s) ASCII Media Works
Revista Dengeki G's Magazine
Público-alvo Seinen
Data de publicação Março de 2009 – Maio de 2011
Volumes 4
Anime
Direção Hiroyuki Kanbe
Estúdio AIC Build
Exibição original 3 de outubro de 2010 – 19 de dezembro de 2010
Emissoras de TV Tokyo MX, TVS, tvk, CTC, TVA, TVQ, TVh, MBS, AT-X, BS11
Nº de episódios 12 (Lista de episódios)
Jogo
Ore no Imōto ga Konnani Kawaii Wake ga Nai Portable
Desenvolvedor Bandai Namco Games
Distribuidor Bandai Namco Games
Gênero Visual novel
Plataforma PlayStation Portable
Lançamento 27 de janeiro de 2011
ONA
Direção Hiroyuki Kanbe
Estúdio AIC Build
Lançamento 22 de fevereiro de 201131 de maio de 2011
Nº de episódios 4
Duração 24 min.
Mangá
Ore no Kōhai ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai
Autor Tsukasa Fushimi
Ilustrador Sakura Ikeda
Editora(s) ASCII Media Works
Revista Dengeki G's Magazine
Público-alvo Seinen
Data de publicação Julho de 2011 – presente
Volumes 3
Jogo
Ore no Imōto ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai Portable ga Tsuzuku Wake ga Nai
Desenvolvedor Bandai Namco Games
Distribuidor Bandai Namco Games
Gênero Visual novel
Plataforma PlayStation Portable
Lançamento 17 de maio de 2012
Anime
Ore no Imōto ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai.
Direção Hiroyuki Kanbe
Estúdio A-1 Pictures
Exibição original 7 de abril de 2013 – 30 de junho de 2013
Emissoras de TV Tokyo MX, tvk, Tochigi TV, Gunma TV, TVS, CTC, TVA, TVQ, TVh, ABC, BS11, AT-X
Nº de episódios 13 (Lista de episódios)
ONA
Direção Hiroyuki Kanbe
Estúdio A-1 Pictures
Lançamento 18 de agosto de 2013
Nº de episódios 3
Jogo
Ore no Imōto ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai Happy End
Desenvolvedor Namco Bandai Games
Distribuidor Namco Bandai Games
Gênero Visual novel
Plataforma PlayStation 3
Lançamento 26 de setembro de 2013
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Ore no Imōto ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai (俺の妹がこんなに可愛いわけがない, lit. "Não tem como a minha irmã ser tão fofa assim"?), também conhecido como Ore no Imouto (俺の妹?) ou Oreimo (俺妹?), é uma light novel escrita por Tsukasa Fushimi, com ilustração de Hiro Kanzaki.[1] A série possui 12 capítulos lançados entre agosto de 2008 e junho de 2013. Uma adaptação em mangá ilustrada por Sakura Ikeda foi serializada pela revista Dengeki G's Magazine da ASCII Media Works. Uma adaptação em anime de 12 episódios foi produzida pela AIC, indo ao ar entre outubro e dezembro de 2010. Quatro episódios adicionais, que ofereceram um final alternativo, foram transmitidos mensalmente no site oficial e outros sites de vídeos entre 22 de fevereiro e 31 de maio de 2011. A segunda temporada, intitulada Ore no Imōto ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai. (com um ponto no final), foi produzida pela A-1 Pictures e foi ao ar entre abril e junho de 2013. Três episódios adicionais foram exibidos online em 18 de agosto de 2013.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Kyōusuke Kosaka, um estudante de 17 anos do ensino médio que vive em Chiba,[2] não vem tendo um bom relacionamento com sua irmã mais nova, Kirino Kosaka, nos últimos anos. Sua única lembrança era que sua irmã sempre ignorava suas idas e vindas com um olhar de desprezo. Era como se a relação entre Kyōusuke e Kirino, agora com 14 anos, fosse continuar assim para sempre. Um dia, porém, Kyōusuke encontrou um DVD de anime sobre bruxas mágicas na entrada de sua casa. Para seu espanto, dentro do DVD havia um eroge (um jogo adulto) e logo descobriu que tanto o jogo quanto o DVD eram da Kirino. Naquela noite, Kirino, trazendo Kyōusuke para seu quarto, revela ser uma otaku com uma extensa coleção, que havia colecionado em segredo, de animes moe e eroge, todos com o tema de irmã mais nova.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Kyosuke Kosaka (高坂 京介, Kōsaka Kyōsuke?)
Dublador: Yuichi Nakamura / Mami Fujita (criança)
É o personagem principal de Oreimo. Tem um relacionamento distante com sua irmã, de modo a achar que este iria durar para sempre. No entanto, tudo isso muda quando ele encontra um dos eroges da Kirino e descobre que ela é uma otaku. Com isso, ele tenta parecer mais como um irmão, apoiando e aconselhando Kirino sobre o que deveria fazer a respeito de seu vício. Com tal envolvimento, acaba por descobrir uma irmã impecável e exemplar dentro da escola e uma excelente modelo fotográfica, uma Kirino, até então, desconhecida. Mais tarde, consolidando seu papel como irmão mais velho, parece conseguir entender o que ela está pensando ou até mesmo querendo dizer, apesar da personalidade tsundere, a qual possui. Porém, ela é geralmente a dominante em sua relação com Kyosuke, sendo ele sempre o intimidado a resolver os assuntos mais sérios. Kyosuke inicialmente afirma que prefere ter uma vida relativamente tranquila e simples, mas aumenta a dedicação em passar o tempo com sua irmã e apreciar o drama que ela causa ao ponto em que ele torna-se solitário quando ela não está por perto.
Kirino Kosaka (高坂 桐乃, Kōsaka Kirino?)
Dubladora: Ayana Taketatsu
Kirino é irmã de Kyosuke de 14 anos de idade. Ela é madura para sua idade e possui uma personalidade tsundere. Ela é secretamente uma otaku com uma obsessão por "irmãzinhas" como tema de eroges, bem como a série de anime Stardust Witch Meruru. Ela trabalha como modelo fotográfica e, mais tarde, torna-se um escritora de romances, com isso ela ganha dinheiro para gastar em seu passatempo. Apesar de seus interesses, ela afirma que não sabe por que ela começou a gostar e nega ter um complexo de irmão, acreditando que o mundo 2D e 3D devem ser mantidos separados. No entanto, ela mostra-se muito frustrada quando Kyosuke mostra interesse em outras garotas, como a Manami. Da mesma forma, ela frequentemente força Kyosuke a gastar seu tempo com ela, jogando seus eroges ou para levá-la para sair, mas nega que ela realmente gosta do tempo que eles passam juntos. Apesar de afirmar que ela só gosta de eroges por causa de suas personagens fofas, ela mostra um lado pervertido quando está jogando. Ela usa o nome Kiririn quando joga com seus amigos otakus. Durante o sétimo volume da light novel, ela finge ter um namorado para fazer ciúmes em Kyosuke.
Ayase Aragaki (新垣 あやせ, Aragaki Ayase?)
Dubladora: Saori Hayami
Ayase é amiga de Kirino e colega que trabalha como modelo ao lado dela e também é sua melhor amiga. Ayase é uma garota amigável e de gosto refinado, mas torna-se agitada e um tanto violenta ao pensar que ela está sendo enganada, algo que ela detesta acima de tudo. Ela tende a acreditar tudo que vê no noticiário. Portanto, ela desaprova anime e mangá, chamando-o de um passatempo repugnante, especialmente eroge, devido à influência da mídia dizendo que otakus acabarão por se tornarem criminosos. Originalmente, ela tinha uma queda simples por Kyosuke, pensando nele apenas como o irmão carinhoso da Kirino. Isso tudo mudou quando ela descobre o passatempo otaku da Kirino e que o garoto não a criticava por causa disso. Mais tarde, ela pede conselhos a Kyosuke para conversar com a amiga sobre o passatempo dela e, dessa forma, fazerem as pazes. No entanto, ela passa a não gostar dele, acreditando ser ele o motivo de Kirino ser uma otaku. Ela também é amiga de Manami.
Manami Tamura (田村 麻奈実, Tamura Manami?)
Dubladora: Satomi Satō
Manami é amiga de infância de Kyosuke. Ela usa óculos e é descrita como "simples", algo que ela vê como um elogio de Kyosuke. Ela tem uma queda por Kyosuke e fica corada aos seus elogios. Devido ao tempo que passam juntos, as pessoas ao seu redor acham que estão namorando, até mesmo os membros da família Manami dizem que eles devem se casar. Kyosuke explica que, embora ele não tenha nenhum forte sentimento por ela além de amigos próximos, ele não gosta da ideia de Manami ter um namorado por algum motivo. Muitas vezes, sem que a Manami note, ele tenta se tornar mais próximo dela, fazendo coisas que um casal faz e ela está disposta a fazer coisas para agradá-lo de qualquer forma, como cozinhar e limpar. De acordo com Kyosuke, seus padrões de fala assemelham a de uma avó ou uma velha senhora. Kyosuke desenvolveu uma amizade forte com Manami ao longo do tempo (como se ela fosse uma irmã substituta), isso o levou a passar pouco tempo com sua irmã, o que explica a animosidade forte da Kirino com ela.
Saori Makishima (槇島 沙織, Makishima Saori?) / Saori Bajeena (沙織・バジーナ, Saori Bajīna?)
Dubladora: Hitomi Nabatame
Saori é a líder das "Anime Girls Unite!", um grupo na internet, a quem Kirino reúne em um meet-up. Ela usa óculos muito grossos (mostrado como redemoinhos) e fala com um tom exagerado. Ela é fã de Gundam (seu apelido é o nome do personagem Quattro Bajeena) e também é uma colecionadora de seus kits de modelo. Apesar de sua aparência comum, Saori é, na verdade, uma aristocrata de uma família rica e fala com uma voz altamente formal fora da reunião com seus amigos. Como diz Kyosuke, Saori é drasticamente diferente de como ela se comunica através da internet e através de telefone ou falar com ela em pessoa, na qual ela aparentemente muda para uma personalidade refinada e sofisticada. De acordo com Kyosuke nas light novels, ela se veste como uma otaku típica da televisão, mas tem o corpo de uma supermodelo. Apesar de ser uma menina do ensino médio, tendo em torno a idade de Kirino e Kuroneko, ela tem a mesma altura de Kyosuke, que se surpreende quando encontra com ela. Apesar de sua atitude alegre, Saori é bastante solitária, vive sozinha e sempre temia que um dia seus amigos verdadeiros (Kirino, Kyosuke e Ruri) iriam deixá-la igual sua irmã mais velha (que se casou e se afastou).
Ruri Gokō (五更 瑠璃, Gokō Ruri?) / Kuroneko (黒猫, lit. "Gato Preto"?)
Dubladora: Kana Hanazawa
Ruri é outra garota otaku que mora perto Kirino e depois se matricula na escola de Kyosuke. Ela tem 15 anos de idade. Ela sempre usa roupas gothic lolita baseado em um personagem de seu anime favorito, mesmo durante os dias quentes e, às vezes, adiciona orelhas de gato e uma cauda. Devido a ambas terem personalidades do tipo tsundere, ela constantemente discute com Kirino quando se trata de qualquer coisa. No entanto, as duas meninas genuinamente são grandes amigas e valorizam o tempo que passam juntas. Kuroneko é muito orgulhosa como Kirino, mas está disposta a engolir o orgulho para atingir um objetivo. Ao contrário de Kirino, que gosta de jogos e animes com tema irmãzinha e garotas mágicas, Kuroneko prefere animes sombrios de fantasia. Ela frequentemente menciona "magia negra", alegando que ela tem, geralmente, para Kirino ou Kyosuke. Kuroneko realmente usa lentes de contato vermelhas para fazer seus olhos azulados parecem vermelho. Kuroneko também tem irmãs mais novas, Hinata e Tamaki, a quem ela carinhosamente cuida, embora suas irmãs e sua mãe ambos parecem se preocupar com Ruri quando ela está em seu modo otaku. Na escola, Kuroneko usa roupas normais e em casa, cuida de suas irmãs mais novas. No anime, mais tarde, ela se refere a Kyosuke como "Nii-san", devido ao seu desejo de ter um irmão mais velho e pelo fato dele ter comentado que Kirino nunca o chamou disso. Kuroneko parece gostar bastante de Kyosuke.
Kanako Kurusu (来栖 加奈子, Kurusu Kanako?)
Dubladora: Yukari Tamura
Kanako é amiga e companheira de Kirino e Ayase, e colega de classe delas e modelo, que às vezes transita entre uma personalidade bonita para uma malcriada. Ela é uma talentosa cantora que sonha se tornar um ídolo, muitas vezes vai um monte de testes. Uma vez que ela vai a lugares karaokê com frequência, ela é capaz de se lembrar de qualquer música que ouviu pelo menos uma vez perfeitamente. Ela não sabe sobre o hobby de Kirino e geralmente acha otakus infantis e nojentos, embora ela esteve em uma ocasião em que foi obrigada a fazer cosplay da personagem preferida de Kirino, Meruru, para um concurso e ganhar. Apesar de ganhar o concurso, ela está revoltada pelo que ela passou, mas gosta da ideia de ser elogiada e na ajuda do evento à sua carreira.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Light novel[editar | editar código-fonte]

Ore no Imōto ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai começou como uma série de light novel escrita por Tsukasa Fushimi e ilustrada por Hiro Kanzaki. A ASCII Media Works publicou 12 capítulos impressos através da Dengeki Bunko entre 10 de agosto de 2008 e 7 de junho de 2013.[3] [4] [5]

Mangá[editar | editar código-fonte]

Uma adaptação em mangá baseada nas light novels foi desenhada por Sakura Ikeda e serializada na revista Dengeki G's Magazine da ASCII Media Works entre março de 2009 e maio de 2011. Quatro volumes tankōbon foram lançados pela ASCII Media Works e impressos através da Dengeki Comics entre 27 de outubro de 2009 e 27 de abril de 2011.[6] [7] O terceiro volume foi lançado em edições regulares e especiais; a edição especial veio junto com uma estatueta Ayase Aragaki.[8] O mangá foi licenciado na América do Norte pela Dark Horse Comics.[9] A continuação do mangá, intitulada Ore no Kōhai ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai (俺の後輩がこんなに可愛いわけがない?), começou a ser publicada em julho de 2011 pela revista Dengeki G's Magazine e tem Ruri Gokō como protagonista.[10] O mangá foi publicado até maio de 2014 na revista, quando foi transferido para a Dengeki G's Comic, em junho de 2014.[11]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. 「俺妹」×「禁書」コラボ広告 掲載 (em japonês) Aniplex (27 de setembro de 2010). Página visitada em 12 de fevereiro de 2011.
  2. Fushimi, Tsukasa. In: Tsukasa. Ore no Imōto ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai. [S.l.: s.n.]. p. 150. vol. 3.
  3. 俺の妹がこんなに可愛いわけがない (em japonês) ASCII Media Works. Página visitada em 7 de setembro de 2012.
  4. Tsukasa Fushimi to End Oreimo Light Novels at 12 Volumes Anime News Network (7 de setembro de 2012). Página visitada em 7 de setembro de 2012.
  5. Hazuki Minase's Light Novels to End in June Anime News Network (3 de abril de 2013). Página visitada em 3 de abril de 2013.
  6. 俺の妹がこんなに可愛いわけがない (1) (em japonês) ASCII Media Works. Página visitada em 7 de setembro de 2012.
  7. 俺の妹がこんなに可愛いわけがない (4) (em japonês) ASCII Media Works. Página visitada em 7 de setembro de 2012.
  8. 俺の妹がこんなに可愛いわけがない (3) (em japonês) ASCII Media Works. Página visitada em 7 de setembro de 2012.
  9. Dark Horse Adds Oreimo, Blood-C, Evangelion: Comic Tribute Manga Anime News Network (7 de abril de 2012). Página visitada em 7 de abril de 2012.
  10. Oreimo Novel Inspires New Manga Series in Dengeki G's Anime News Network (27 de abril de 2011). Página visitada em 27 de abril de 2011.
  11. 電撃G'sコミックVol.1 (em japonês) ASCII Media Works. Página visitada em 17 de maio de 2014. Cópia arquivada em 17 de maio de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]