Organização social

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Organização Social)
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com Instituição.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão com|....|{{subst:DATA}}}}.

(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).

Uma organização social ou instituição social é qualquer estrutura ou mecanismo de ordem social que governa o comportamento de um conjunto de indivíduos dentro de uma dada comunidade, podendo ser humana ou de um animal específico. Instituições são identificadas com um propósito social, transcendendo indivíduos e intenções através da mediação de regras que governam o comportamento vivo. É o conjunto de relações entre membros de um grupo, entre grupos ou entre pessoas e grupos. [1]

Uma sociedade não tem condições de sobreviver se não apresentar uma certa organização e relacionamento entre seus membros. Para que exista sociedade são necessárias interações conscientes entre os indivíduos que a formam. Sem organização, o homem não conseguirá, de maneira ideal, alimentação, vestimenta, moradia, enfim, realizar com plenitude todas as suas potencialidades.

Até os grupos sociais se organizam e mantêm relações recíprocas, como entre famílias, entre escolas, entre fábricas, etc.

Um aspecto cultural marcante dos povos é a organização social, que compreende os papéis exercidos pelos indivíduos na sociedade e as açôes decorrentes do desempenho desses papéis. Numa escola, por exemplo, o diretor orienta o trabalho de todos os funcionários, solicita melhorias para o prédio e suas instalações, participa de reuniões na delegacia de ensino para acompanhar as determinações da Secretaria de Educação; os inspetores cuidam da disciplina; os professores lecionam; os faxineiros cuidam da limpeza; os alunos participam das aulas etc.

A organização social engloba os diversos campos de atuação humana: econômico(atividades produtivas,comercio,serviços; político (governo); religioso (líderes espirituais e fiéis).

Na organização social, são importantes as RELAÇÕES DE PODER que se estabelecem entre os individuos que a compõem. Mas o que é poder? PODER, no sentido social da palavra, significa capacidade de agir, de produzir resultados que foram predeterminados. Assim,por exemplo, temos poder para elaborar uma redação ou para resolver uma equação de matemática, desde que disponhamos dos meios para isso: conhecimento do assunto, caneta, lápis, papel ou microcomputador.

As Relações De Poder Na Sociedade O poder manifesta-se em diversos grupos socias ou em diversas esferas da vida em sociedade. Há relações de poder na família, num clube, numa empresa, nas religiões, nos sindicatos de trabalhadores etc.

Novamente no exemplo da escola, o diretor tem poder para determinar uma alteração nos procedimentos de limpeza executados pelos funcionários da faxina, ou para convocar reuniões com os professores.

Mas esse poder do diretor em relação aos funcionários é exercido apenas na escola, enquanto estão desempenhando suas atividades no horário de trabalho.

Em uma empresa, o chefe de um setor tem poder para distribuir serviços entre os seus funcionários subordinados.


Referências

  • Jonsson, C. (2007). Organization, institution and process: Three approaches to the study of international organization. Prepared for ACUNS 20th Annual Meeting, New York, 6-8 June, 2007. Available at http://www.igloo.org/acunsnet/download-nocache/Programs%20and%20Events/ACUNS%20Annual%20Meetings/annualme/am2007pa/christer
  • Martin, P. Y. (2004). Gender as a social institution. Social Forces, 82, 1249-1273.
  • North, D. C. (1990). Instituições, institucional mudança e desempenho económico. Nova Iorque: Cambridge University Press.
  • Scott, W. R. (1995). Institutions in organizations. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um sociólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.