Organização dos Estados do Caribe Oriental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Organização dos Estados do Caribe Oriental (português brasileiro) ou das Caraíbas Orientais (português europeu) (OECO) (em inglês: Organisation of Eastern Caribbean States - OECS) é uma organização regional inter-governamental dedicada à cooperação técnica e desenvolvimento sustentável, harmonização e integração econômica, à proteção dos direitos humanos e jurídico, bem como o momento da boa vizinhança entre os países e dependências no Caribe Oriental.

A OECO também atua nas áreas de comércio, transportes, turismo e na propagação responsabilidade e ajuda em caso de uma catástrofe natural, como furacões, o que é comum nessa região. Todos os membros e um dos associados possuem uma moeda em comum, o dólar do Caribe Oriental, a exceção são as Ilhas Virgens Britânicas, que usam o dólar americano.

Foi criada em 18 de junho de 1981 através da assinatura do Tratado de Basseterre na capital de São Cristóvão e Neves.

O organismo principal da OECO, o secretariado, está sediado na capital de Santa Lúcia, Castries. Sua Diretora Geral é Len Ishmael, uma economista santa-lucience. As outras instituições principais são o Tribunal Supremo Caribenho Oriental (Eastern Caribbean Supreme Court) e o Banco Central do Caribe Oriental (Eastern Caribbean Central Bank).

Foi previsto para 1 de julho de 2007, que os membros formem uma união econômica, aproveitando a unidade monetária que já compartilham.[1]

Eastern Caribbean States.

Membros[editar | editar código-fonte]

De ver mais escuros estão os membros e de verde claro, os associados.
Relação entre a OECO e a CARICOM:
  Membros da OECO e da CARICOM.
  Associados à OECO e à CARICOM.
  Membros somente da CARICOM.
  Associados somente à CARICOM.

A OECO possui nove membros: seis países independentes, que eram antigas colônias britânicas e atuais membros da Commonwealth, e três territórios do Reino Unido, todos localizados na porção oriental do Caribe, inseridos nas pequenas antilhas. São eles:

Membros
Associados

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]