Orgburo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Orgburo é a contração do termo russo организационное бюро (em português: Oficina Organizacional). Dentro da hierarquia do Partido Comunista da União Soviética foi um subcomité do Politburo criado para tomar as decissões relativas à organização do trabalho na União Soviética. Existiu entre 1919 e 1952, quando as suas funções foram transferidas para o Secretariado do Comité Central do PCUS.

Função do Orgburo[editar | editar código-fonte]

O Orgburo era o segundo comité na hierarquia no PCUS, criado para estabelecer a organização laboral na URSS. O primeiro Orgburo constava de três membros (Mikhail Vladimirski, Nikolai Krestinski e Iakov Sverdlov) e foi eleito em 16 de janeiro de 1919. Em 25 de março de 1919, no VIII Congresso do PCUS, o Comité Central designou cinco membros e um membro candidato para o Orgburo. Ainda que algumas figuras de primeira ordem, como Stalin, Viatcheslav Molotov ou Lazar Kaganovitch, ocuparam simultaneamente cargos no Orgburo e no Politburo, normalmente os membros do Orgburo possuiam menor influência do que aqueles que ocupavam cargos no Politburo e no Secretariado.

Outros artigos[editar | editar código-fonte]