Orleans (Curitiba)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Orleans
Subprefeitura Santa Felicidade
Área 5,12 km²
População 7.260 hab.
Densidade 14,18 hab/km²
Bairros Limítrofes Butiatuvinha, Campo Comprido, Cidade Industrial, Mossunguê, Riviera, Santo Inácio, e São Brás.
Principais Vias Avenida Vereador Toaldo Túlio
Avenida Três Marias
Rua Virgínia Dalabona
Contorno Norte
Rodovia Curitiba-Ponta Grossa
Pontos de referência Cemitério Paroquial do Orleans
Praça Irmãs da Sagrada Família

Orleans é um bairro da cidade brasileira de Curitiba, Paraná.

História[editar | editar código-fonte]

As origens do bairro são da antiga "colonia Orleans", fundada pelo presidente provincial Adolfo Lamenha Lins[1] em 1875 com cerca de 30 famílias de imigrantes poloneses. Foi, originalmente, batizado de distrito de Nova Polônia.

A denominação seguinte (e que permanece na atualidade) é uma homenagem feita ao Conde d'Eu, marido da Princesa Isabel e também conhecido como "Conde de Orleans", e foi efetivada durante uma visita de Dom Pedro II ao local em 1880. Na ocasião, o imperador prometeu os sinos e uma imagem de Santo Antonio para a "Igreja de Santo Antonio". Os sinos permanecem até os dias atuais, entretanto a imagem do santo desapareceu sem ninguém ter notícias.

Características[editar | editar código-fonte]

O bairro é a porta de entrada da cidade de Curitiba através da BR-277, para quem vem do interior do estado. Tem como característica peculiar ser uma região de imigrantes poloneses e cresceu ao redor da Paróquia Santo Antonio de Orleans e do seu cemitério paroquial.

Não é um bairro muito populoso, mas um importante acesso aos bairros do Centro, Cidade Industrial, São Brás, Santa Felicidade e ao Parque Barigui. Faz parte da Regional de Santa Felicidade.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Flaviane da Silva Polinarski (2008). «A Representação sobre a Imigração nos Discursos de Adolpho Lamenha Lins (1875-1877)» (PDF). Universidade federal do Paraná. Consultado em 1 de novembro de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.