Ormat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ormat
Criação
Forma jurídica
Sede social
Produto
geothermal power (en)
Fundador
Yehudit Bronicki (d)
Direção
Lucien Y. Bronicki (d)
Capitalização de mercado
18 943 313 000 novo shekel israelense ()
Quotações
Bolsa de Valores de Nova Iorque (ORA)
NASDAQ (ORBK)
Tel Aviv Stock Exchange (en) (ORA)
Website

Ormat (em hebraico: אורמת) é uma companhia multinacional de Israel que atua nas áreas de energia e eletricidade e por suas subsidiárias desenvolve e fabrica usinas elétricas sustentadas por energias alternativas, principalmente energia geotérmica. A empresa fabrica também equipamento para a geração de eletricidade e equipamento auxiliar e possui mais de 1 000 turbo-geradores em volta do mundo, distribuídos nos continentes americano, europeu, asiático, e também na Austrália. Seus produtos incluem ainda turbinas, geradores, trocadores de calor e, no passado, piscinas solares.

Em Portugal, há uma usina geotérmica produzida pela empresa, a Central Geotérmica do Pico Vermelho, situada no Pico Vermelho, Ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores.

A Ormat possui também outras empresas que atuam em diferentes áreas. A principal é a OPTI CANADA, especializada na melhoria de combustíveis pesados, baseando-se em tecnologia desenvolvida pela empresa. As Industrias Ormat são negociadas na bolsa de valores de Tel Aviv e estão incluídas no índice Tel Aviv 100. Sua subsidiária Ormat Tecnologias é negociada na Bolsa de Valores de Nova Iorque com o símbolo ORA.[1]

A empresa foi fundada em 1965 pelo engenheiro Lucien Bronicki e sua mulher Yehudit "Dita" Bronicki,[1] os principais acionistas controladores da firma. Em 2008 possuíam 35% das ações da empresa. O nome da empresa vem das palavras hebraicas "Or" (Luz) e "Matechet" (Metal). Juntas, com a redução de "matechet" para "mat", deram origem ao nome da empresa - "Ormat".

Uma usina geotérmica binária da Ormat em Steamboat Springs, Nevada, nos Estados Unidos.

Referências

  1. a b «ORMAT TECHNOLOGIES INC (ORA:New York)» (em inglês). Bloomberg. Consultado em 4 de agosto de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]