Orquestra Sinfônica de Quebec

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Orquestra Sinfônica de Quebec ou Orquestra Sinfónica de Quebec (em francês: Orchestre Symphonique de Québec) é uma orquestra sinfônica canadense baseada na cidade de Quebec (cidade).

A orquestra foi fundada em 1902 como Sociedade Sinfônica de Québec (Société Symphonique de Québec) e é a mais antiga orquestra canadense ainda ativa. Joseph Vézina foi o primeiro diretor musical, de 1902 até 1927. Em 1942 a orquestra uniu-se com sua rival, Círculo Filarmônico de Québec (Cercle Philharmonique de Québec), que foi fundada em 1936, assim mudou seu nome, para o que usa atualmente.

A orquestra participa de uma competição anual para jovens músicos de Quebec, com prêmios em dinheiro e até a oportunidade de atuar como solista junto da orquestra. A orquestra apresenta-se no Teatro Lírico de Quebec (Théâtre Lyrique du Québec), na Ópera de Quebec (Opéra du Québec) e com o Coro Sinfônico de Quebec (Choeur Symphonique du Québec).

Desde 1998, o diretor musical é Yoav Talmi. Seu contrato vai até o fim de 2011[1] .

Diretores Musicais[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Arthur Kaptainis (3 abril 2010). There's no shortage of Canadian talent to succeed Talmi as musical director of Quebec City orchestra Montreal Gazette. Visitado em 2010-04-06.