Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura (em espanhol: Orquesta de Instrumentos Reciclados de Cateura) é a primeira orquestra do mundo a usar instrumentos feitos a partir de produtos reutilizados de lixão.[carece de fontes?]

Formada por crianças e jovens de diferentes comunidades perto de Cateura, o maior lixão de Assunção, capital do Paraguai, a Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura se apresenta desde 2012[1] com instrumentos musicais reciclados, fabricados por catadores do lixão a partir de sucatas, na luteria do grupo[2].

Já se apresentaram em vários países do mundo. No Brasil, se apresentaram em 2012, na Rio+20[3]; onde foi sua estréia oficial como empresa privada de seu diretor, após sua partida[4] do programa comunitário de integração social "Sons of the Earth"[5], que criou a escola de música de Cateura em 2006[6].

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Em 2010, o diretor estadunidense Graham Townsley produziu o filme Landfill Harmonic (em português: Aterro Harmonico), um documentário que conta a história da orquestra[3]. O documentário estreou em 18 de março de 2015, nos Estados Unidos[7].

Denúncia[editar | editar código-fonte]

Em 2016, os membros originais do projeto[8] denunciaram o diretor do Ministério Público paraguaio[9] para dúvidas sobre a transparência de sua administração de doações[10]. A denúncia tem o apoio de três senadores nacionais[11]. O diretor se defendeu dizendo que os fundos vão para sua conta bancária, mas não em seu bolso[12].

Referências[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]