Ortóptica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Musculatura Ocular

Ortóptica - Do grego orthos = direito + ops = vista. (Ortóptica quer dizer visão correta)
Ramo auxiliar da oftalmologia que trata dos defeitos da visão sensorial e motora com fisioterapia ocular que utiliza exercícios musculares, equipamentos eletrônicos e ferramentas de estimulação motora e sensorial, como lentes prismáticas e filtros, para corrigir distúrbios da visão binocular e resgatar a capacidade visual de pacientes.
O ortoptista é o profissional graduado e especializado em Ortóptica que procura corrigir as anomalias oftalmológicas sem recorrer à cirurgia. O tratamento ortóptico consiste basicamente em dar tônus à musculatura proporcionando uma melhor interação entre o indivíduo e o mundo que o cerca.

A Ortóptica auxilia e trata transtornos oculares diversos como:[editar | editar código-fonte]

A ciência Ortóptica também pode auxiliar profissionais de áreas, além da oftalmologia, como pediatria, pedagogia, neurologia, psicologia e em projetos científicos para desenvolvimento de programas de prevenção de doenças oculares.

Ver também[editar | editar código-fonte]