Orthonectida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaOrthonectida
Orthonetida dict flat and cylinder.png

Classificação científica
Reino: Animalia
Subreino: Mesozoa *
Filo: Orthonectida
Giard, 1880
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Orthonectida

Os ortonectídeos (Orthonectida, do grego orthos, correto + nektos, natantes) são um pequeno filo de parasitas marinhos invertebrados pouco conhecidos do reino metazoa. Os ortonectídeos são dos mais simples organismos multicelulares. Os hospedeiros destes parasitas são invertebrados marinhos como vermes achatados, equinodermes, bivalves e tuberlários. Membros desse grupo são conhecidos como ortonectídeos.

Plasmódios multinucleados dão origem aos sexos masculino e feminino, que nadam livremente usando seus cílios. Eles são compostos de um simples grupo de células ciliadas que circundam uma massa de células sexuais.

O corpo é ciliado, alongado e simples, e não tem os tipos celulares normais e os órgãos típicos.

O filo inclui apenas cerca de 20 espécies conhecidas , dentre as quais a Rhopalura ophiocomae é a mais conhecida, e foi descrito pela primeira vez em 1880 como uma classe (e algumas vezes caracterizado como uma ordem dos Mesozoa, mas recentes estudos mostram que eles são muito diferentes dos rhombozoários, o outro grupo dos Mesozoa).

Classificação[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Invertebrados, integrado no Projeto Invertebrados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.