Ortinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ortinho
Informação geral
Nome completo Wharton Gonçalves Coelho Filho
Origem Caruaru, PE
País  Brasil
Gênero(s) Rock alternativo, pop rock, manguebeat
Ocupação(ões) cantor, compositor
Período em atividade 2002-presente
Gravadora(s) Mariola Records
Afiliação(ões) Querosene Jacaré
Chico Science & Nação Zumbi

Wharton Gonçalves Filho, mais conhecido como Ortinho (Caruaru, 1964), é um cantor e compositor brasileiro de rock alternativo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ortinho, artista de Caruaru-PE, é considerado pela mídia especializada um dos melhores compositores da sua geração. O cantor e compositor começou cedo seu relacionamento com a música. Aos quinze anos de idade trabalhou na Rádio Difusora de Caruaru. Por essa época, integrou a banda O Pílula e seus Cápsulas. No início da década de 1990, mudou-se para Blumenau, em Santa Catarina, depois para Recife, em Pernambuco, e, posteriormente, para São Paulo, onde reside atualmente.

Em Recife, no ano de 1994, criou a banda Querosene Jacaré,[1] da qual foi o vocalista até 1999. A banda Querosene Jacaré, apresentou-se em vários festivais, como o Abril Pro Rock, o Festival de Inverno de Garanhuns e o Festival Paredes de Coura, além de gravar um álbum que se tornaria uma referência do rock pernambucano - “Você Não Sabe da Missa um Terço”. Com o seu talento sendo reconhecido nacionalmente, Ortinho não demora para se tornar parceiro de compositores como Chico Science (Sangue de Bairro-trilha do filme Baile Perfumado, de Lírio Ferreira), Lula Cortes (As Flores), Lula Queiroga (Desabafa), Junio Barreto (Procurando Dun-Dun), entre outros.

Em 2002, ainda residindo em São Paulo, lançou seu primeiro álbum solo, intitulado Ilha do Destino, pelo selo Elo Music. O disco de estréia contou com as participações de Arnaldo Antunes, Chico César e Zeca Baleiro, entre outros. Segundo o crítico Tárik de Souza, em matéria do Jornal do Brasil - RJ, Ilha do Destino é um dos melhores discos de 2002. O segundo álbum, o não menos elogiado Somos, foi lançado em 2006, também com vários amigos convidados, e ganha destaque na revista Carta Capital, numa matéria escrita por Pedro Alexandre Sanches, onde, segundo o jornalista, “Ortinho é o Glauber Rocha da música brasileira”. Quatro anos depois, o terceiro álbum, Herói Trancado, faz uma mistura do pop com uma levada de Jovem Guarda.[2]. Em Herói Trancado, trabalho que lhe rendeu o Prêmio Talentos Brasileiros da Revista Contigo (2011). Neste álbum, Ortinho teve como convidados: Arnaldo Antunes; Dengue (Baixo) e Jorge Du Peixe, da Nação Zumbí; Vicente Machado (Bateria) e Chiquinho(Teclados), do Mombojó; Edgard Scandura; o jovem pianista Victor Araújo e Daniel Belleza. O álbum foi considerado um dos melhores discos de rock pop do Brasil por grande parte da imprensa especializada. Do encontro com Arnaldo Antunes, surgem alguns dos novos sucessos da música brasileira, algumas gravadas por Arnaldo Antunes no cd “Iê, Iê, Iê”, outras por Marcelo Jeneci em seu cd de estreia, "Feito pra Acabar", e pelo próprio Ortinho, como o hit "A Casa é Sua", regravada recentemente por Maria Bethânia, no CD/DVD Cartas de Amor. Em 2019 Ortinho lançou o álbum Nas Esquinas do Coração produzido por Jorge Du Peixe e que tem a participação de Otto e Junio Barreto. Em 18 de maio de 2022 vai ser laçado o álbum de forró, o primeiro nesse gênero de sua carreia, Caruarus, homenageando sua terra natal Caruaru e o mestre Azulão que este ano completa 80 anos. Neste álbum, repleto de parceiros e participações como: Azulão, Anastácia, Zeca Baleiro, Chico César, Kiki Vassimon, Yuri Queiroga, Marco Polo, Josildo Sá, Lula Viegas, Tonca Neves, Marcelo Monteiro, André Jliào e outros, Ortinho dar um passeio por todos os ritmos que animam o nosso Sào João de todo o Brasil.

Multiartista, Ortinho também apareceu nas telas do cinema nos filmes Baile Perfumado (Paulo Caldas e Lírio Ferreira), Árido Movie (Lírio Ferreira), O Mundo é Uma Cabeça (Bidu Queiroz e Claudio Barroso), além de em alguns curtas e documentários. Foi também idealizador e produtor dos projetos "Nave do Frevo", "O Maior Baião do Mundo" e, recentemente, "Nordeste Psicodélico".

Discografia[editar | editar código-fonte]

Com o Querosene Jacaré[editar | editar código-fonte]

  • 1998 - Você Não Sabe da Missa um Terço - Paradoxx

Carreira solo[editar | editar código-fonte]

  • 2002 - Ilha do Destino - Elo Music
  • 2006 - Somos - Tratore
  • 2010 - Herói Trancado - Mariola Records
  • 2019 - Nas Esquinas do Coração - Tratore

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.