Ortopneia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Setembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Ortopneia
Classificação e recursos externos
CID-10 R06.0
CID-9 786.02
Star of life caution.svg Aviso médico

Ortopneia é a dificuldade respiratória (dispneia) que ocorre quando a pessoa está deitada, fazendo com que a pessoa tenha que dormir elevada na cama (usando vários travesseiros para dormir) ou sentada em uma cadeira.

A ortopneia é um sintoma de falência cardíaca. Também pode ocorrer em pessoas com asma ou bronquite crônica, assim como com pessoas que têm apneia ao dormir ou distúrbio do pânico. Essa condição geralmente ocorre devido a uma falência do ventrículo esquerdo e/ou edema pulmonar. Também é associada com a doença hepática policística.

Na base deste sintoma está a falência do coração enquanto bomba, o qual é incapaz de manter um volume de ejecção sistólico adequado. Desta forma, o fluido acumula-se nas câmaras esquerdas do coração, aumentando a pressão existente nestas, a qual se transmite retrogradamente para a microcirculação pulmonar. Aí, o excesso de pressão causa o exsudamento de líquido para os alvéolos, diminuindo a superfície de troca gasosa e em consequência provocando a dispneia. Este mecanismo também permite explicar os derrames pleurais usualmente observados na Insuficiência Cardíaca.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.