Os Amantes do Círculo Polar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Os Amantes do Círculo Polar
Los amantes del círculo polar
Os Amantes do Círculo Polar (PT/BR)
Espanha
1998 • cor • 112 min 
Direção Julio Medem
Produção Fernando Bovaira
Enrique López-Lavigne
Roteiro Julio Medem
Elenco Najwa Nimri
Fele Martínez
Maru Valdivieso
Nancho Novo
Gênero Drama
Romance
Idioma Espanhol
Música Alberto Iglesias
Direção de arte Satur Idarreta
Montse Sanz
Direção de fotografia Kalo F. Berridi
Figurino Estíbaliz Markiegi
Cinematografia Gonzalo F. Berridi
Edição Iván Aledo
Estúdio Sogetel
Lançamento Espanha 4 setembro de 1998
Estados Unidos 9 abril de 1999
Portugal 20 outubro de 2000
Página no IMDb (em inglês)

Os Amantes do Círculo Polar, originalmente Los amantes del Círculo Polar, é um filme espanhol do ano de 1998, dirigido por Julio Medem e protagonizado por Najwa Nimri e Fele Martínez. A produção ganhou dois prêmios Goya na cerimônia de 1999.

O filme conta a história de Otto e Ana, a partir de um ocasional encontro ao saírem da escola, quando tinham oito anos de idade, desde aquele momento começa a ser desenhado um círculo que se completa quando eles se reencontram muitos anos depois na Lapônia, no meio do Círculo Polar Ártico, sob o sol da meia-noite.

Os temas desenvolvidos no filme são uma parte importante do universo criativo de Julio Medem, e podem ser encontrados em seus outros filmes. Estes incluem amor, morte, destino, natureza, o círculo da vida e as coincidências da vida.

O filme, lançado no dia 4 de setembro de 1998, recebeu críticas e opiniões favoráveis.[1]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O filme é uma trama circular, assim como em várias outras formas (por exemplo, os nomes de seus personagens principais, Otto e Ana, são palíndromos). O filme é centrado em torno de uma relação de amor incestuosa entre meio-irmãos. Os dois se encontram um dia depois da escola, quando o pai de Ana morre, e sua mãe se casa com o pai de Otto.

Ana acredita que Otto é a reencarnação de seu pai, mas finalmente os dois se apaixonam. Para uma série de razões, são, eventualmente, separados, e Otto se torna um piloto que voa entre a Espanha e o Círculo Polar Ártico. Ana se muda para a mesma área para deixar para trás seu passado e seus amores passados, e tenta entrar em contato com ele novamente. No final, no entanto, um dos personagens principais morre em um acidente. Contada pelo ponto de vista de Ana, ela e Otto estão reunidos, e no ponto de vista de Otto, Ana morre.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Najwa Nimri ... Ana
  • Fele Martínez ... Otto
  • Maru Valdivieso ... Olga
  • Nancho Novo ... Álvaro
  • Sara Valiente ... Ana, criança
  • Peru Médem ... Otto, criança
  • Kristel Díaz ... Ana, adolescente
  • Víctor Hugo Oliveira ... Otto, adolescente
  • Beate Jensen ... Mãe de Otto

Produção[editar | editar código-fonte]

Os amantes do Círculo Polar Ártico foi filmado em Madrid e em vários locais na Finlândia.[2]

O filme, escrito por Julio Medem, leva traços autobiográficos de suas experiências amorosas da adolescência e dos seus desentendimentos com o pai.[3] A produção também incluiu uma referência à sua mãe basca e pai alemão, em uma cena em que um fazendeiro basco resgata um para-quedista alemão encalhado. Medem disse que isso era "uma forma de reunir os dois lados da minha família".[4]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

O filme foi indicado a quatro prêmios Goya e ganhou nas categorias de Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora Original. Julio Medem também recebeu o Prêmio do Público no Athens International Film Festival, em 2000, e o Prêmio do Público de Melhor Filme Latino no Festival de Gramado. O filme também ganhou um prêmio Ondas de melhor filme espanhol e Najwa Nimri ganhou o prêmio de Melhor Atriz.[5]

Referências

  1. Ebert, Roger (7 de maio de 1999). Lovers of the Arctic Circle (em inglês) Chicago SunTimes. Visitado em 19 de novembro de 2011.
  2. IMDB. Filming locations for Los amantes del Círculo Polar (em inglês) IMDB. Visitado em 20 de novembro de 2011.
  3. Munoz, Lorenza (23 de abril 1999). Personal Journey of Medem's 'Lovers' (em inglês) Los Angeles Times. Visitado em 20 de novembro de 2011.
  4. Camhi, Leslie (28 de março de 1999). Exploring Love in the Arctic, Finding Success in Spain (em inglês) The New York Times. Visitado em 20 de novembro de 2011.
  5. IMDB. Awards for Los amantes del Círculo Polar (em inglês). Visitado em 22 de novembro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.