Os Caras de Pau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Os Caras de Pau
Informação geral
Formato Sitcom
Gênero Comédia de situação
Duração 45 minutos
Criador(es) Celso Taddei
César Cardoso
Cláudio Torres Gonzaga
Daniela Ocampo
Gabriela Amaral
Juca Filho
Marcius Melhem
Rodrigo Salomão
Zé Dassilva
[1]
País de origem  Brasil
Idioma original (em português)
Produção
Diretor(es) Márcio Trigo
Marcos Paulo
Produtor(es) Cláudio Lisboa
Cláudio Torres Gonzaga
Marcius Melhem
Paulo Cursino
Suzana Pires
Elenco Leandro Hassum
Marcius Melhem
Cândido Damm
Paulo Carvalho
Augusto Madeira
Cláudio Mendes
Josie Antello
Márcio Ribeiro
Antônio Fragoso
Ícaro Silva
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Rede Globo
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 4 de abril de 2010 - 3 de fevereiro de 2013
N.º de temporadas 3
N.º de episódios 115 (lista de episódios)
Cronologia
Programas relacionados Zorra Total

Os Caras de Pau foi um seriado humorístico brasileiro produzido e exibido pela Rede Globo, com autoria de Celso Taddei, César Cardoso, Cláudio Torres Gonzaga, Daniela Ocampo, Gabriela Amaral, Juca Filho, Marcius Melhem, Rodrigo Salomã, Zé Dassilva e redação final de Chico Soares e Marcius Melhem. Dirigido por Márcio Trigo, com núcleo de Marcos Paulo e estrelado por Leandro Hassum e Marcius Melhem, que interpretam os personagens Jorginho e Pedrão. Já foram ao ar 115 episódios[2] e duas temporadas; sendo que a segunda se encerrou em 8 de janeiro de 2012 e a terceira estreando em 8 de abril de 2012.

O programa é um spin-off do humorístico Zorra Total, os personagens Jorginho e Pedrão surgiram em uma esquete do programa[3] .

Marcius Melhem e Leandro Hassum interpretam os protagonistas "Pedrão" e "Jorginho".

Produção[editar | editar código-fonte]

Concepção[editar | editar código-fonte]

O programa teve inicio como um especial de fim de ano com a platéia realizado pela Rede Globo em 2006, mas começou a se destacar no ano de 2010, quando ganhou horário fixo na grade de domingo. Leandro Hassum e Marcius Melhem que completavam dez anos de parceria no ano de 2010 ganharam um presente, pois o programa registrou bons indices de audiência e espaço na emissora no ano de 2011. O programa teve inicio com esquetes, tais que foram escolhidas as melhores pelo público para a criação do primeiro DVD da dupla. Resultado disso, houve a criação de um programa leve e de muito bom gosto, pois não se tratava de algo forçado, mas de um programa com roteiro e com gente que sabe o que faz. No ano de 2010, o reconhecimento veio, pois o humorístico ganhou prêmio Extra de TV na categoria de melhor programa humoristico, e os interpretes Leandro Hassum e Marcius Melhem também conquistaram prêmios de melhores humoristas do ano, pelo Meus Prêmios Nick e Melhores do Ano. Em 2011, o programa atingiu o ápice do sucesso, conquistando o Prêmio Internacional "Montreux Comedy Awards" na Suíça.[4]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

Os Caras de Pau é filmado na cidade do Rio de Janeiro. Apesar das suas filmagens serem mais focalizadas nos estúdios da Central Globo de Produção, várias são filmadas em locações, como a Cidade Cenográfica da série. Nos episódios "O pecado mora em frente" e "Dois perdidos numa praia limpa"[5] [6] , serviram de locações uma praia de Fortaleza; já o episódio Um Programa de Presente foi gravado na Suiça.[7]

Abertura[editar | editar código-fonte]

A atual sequência de abertura é composta pelas melhores cenas iniciais de cada temporada da série, que são escolhidas pela produção, e conta com o elenco principal da série. A sequência é composta por trechos da temporada que está no ar. No final da abertura, aparece as letras "Os Caras de Pau", rodando entre si e depois se encontrando, formando o logo da série. Já na temporada 2012, a abertura é com Pedrão e Jorginho em várias situações, como fugindo de cães, jogando boliche, etc. Nessa abertura foi usada o efeito especial de televisão, o Chroma Key.

Conteúdo da Internet[editar | editar código-fonte]

No início da série, a Rede Globo criou um site online voltado para a série. No site há informações sobre os enredos dos episódios, sobre os personagens, vídeos e fotos.

Inspirações[editar | editar código-fonte]

O programa foi criado em inspirações nas grandes duplas de humor como Jerry Lewis e Dean Martin e Abbott e Costello. Também no filme The Blues Brothers, onde foi tirada a ideia das roupas de Pedrão e Jorginho.[8] O programa também inspirou - se em cenas de outros humorísticos, como Mr. Bean.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Leandro Hassum Jorginho (Jorge Antônio Duarte de Goniert Brandão)
Marcius Melhem Pedrão (Pedro Vinícius Moraes Barreto)
Alexandra Richter Babi (Barbara Alcantara Avelar Dias)
Márcio Ribeiro Andrea Broncoli Sousa de Adelaide
Juliana Guimarães Das Dores (Adriana Pontes de Maria das Dores)
Cândido Damm Fraks (Frankillyn Barbosa Pelegrino)
Paulo Carvalho Expedito Moreira Campos
Augusto Madeira Fuik (Felipe Medeiros Yarte)
Patrícia Pinho Bia (Beatriz Falcão)
Mayara Lepre Cristina Matos Sobral de Andrade Oliveira
Marcello Caridade Seu Manoel (Manoel Ramos de Santos)
Márcio Lima Zé Marilson (Joselito Marilson Carvalho Ferraço)
Luis Lobianco Vários personagens

Enredo[editar | editar código-fonte]

1ª Temporada[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada começou a ser exibida em 4 de abril de 2010,[9] e contou com 37 episódios. O final da temporada foi exibido em 26 de dezembro de 2010.[10]

2ª Temporada[editar | editar código-fonte]

A segunda temporada começou a ser exibida em 3 de abril de 2011,[11] [12] contando com 37 episódios. Foi encerrado em 8 de janeiro de 2012. Alexandra Richter integrou o elenco para a temporada.[13] Para a temporada, foi construída uma cidade cenográfica e um edifício, intitulado de "Edifício Golias", uma clara homenagem ao humorista Ronald Golias.[14]

Estrelas convidadas incluem Rogéria, Thiago Lacerda e Léo Jaime [15] [16] [17]

3ª Temporada[editar | editar código-fonte]

A Rede Globo estreou a terceira temporada em 8 de abril de 2012. Para a temporada, a Rede Globo construiu novos cenários e chamou novos atores e atrizes. A atriz Pâmela Côto agora interpretá diferentes tipos de personagens ao longo do ano; o comediante paulista Márcio Ribeiro fará Andrea Broncoli, um italiano mal-humorado que é dono do Supermercadinho do Broncoli; Juliana Guimarães é Das Dores, empregada doméstica dos protagonistas, e também entram no programa Antônio Fragoso e Ícaro Silva.[18] [19] Para a temporada, a abertura e a logomarca do programa foram modificadas.

4ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Em 24 de setembro de 2012, Leandro Hassum confirmou, na pré-estreia do filme Até que a Sorte nos Separe, que a Rede Globo renovou a série para a quarta temporada, com estreia prevista para outubro de 2013.[20] [21] Porém, o projeto foi cancelado.

Lançamento e repercussão[editar | editar código-fonte]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Pela alta audiência alcançada pelo especial "Os Caras de Pau", a Rede Globo lançou o programa na grade de domingo, que anteriormente, não alcançava altos índices de audiência. O primeiro episódio da série, apresentaria índices de audiência satisfatórios, 10 pontos[22] [23] , considerando a medição da cidade de São Paulo.

No decorrer da primeira temporada, a série manteve boa audiência, obtendo resultados entre 9 e 15 pontos, agradando assim a Rede Globo, que renovou a série para uma segunda temporada. A audiência, no entanto, continuou alta, o que satisfez a emissora carioca, que renovou o programa para uma terceira temporada.[24]

A série é bem avaliada pela direção da Rede Globo. Segundo os diretores, o "humorístico é como uma proposta moderna para os clássicos programas de humor com personagens e situações."[25]

Temporada Horário Episódios Exibição original Temporada televisiva Audiência média
(em pontos)
Ranking
Estreia da temporada Final da temporada
1 Domingo 13:00 (4 de Abril de 2010 - 26 de Dezembro de 2010) 37 4 de abril de 2010 26 de dezembro de 2010 2010 N/A  —
2 Domingo 13:15 (3 de Abril de 2011 - 8 de Janeiro de 2012) 37 3 de abril de 2011 8 de janeiro de 2012 2011-12 12,4  —
3 Domingo 13:15 (8 de Abril de 2012 - 3 de Fevereiro de 2013) 36 8 de abril de 2012 3 de fevereiro de 2013 2012-13 10,3 #39[26]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação para Resultado Ref.
2010 Prêmio Extra de TV Melhor humorístico Os Caras de Pau Venceu [27]
Prêmio Arte Qualidade Brasil Melhor programa humorístico
Melhor ator de programa humorístico
Os Caras de Pau
Marcius Melhem
Leandro Hassum
Indicado [28]
Meus Prêmios Nick Humorista Favorito Marcius Melhem Venceu [29]
2011 Meus Prêmios Nick Humorista Favorito Leandro Hassum Venceu [30]
Prêmio Extra de TV Melhor humorístico Os Caras de Pau Indicado [31]
Montreux Comedy Awards Melhor comédia de situação Venceu [32] [33]
2012 Melhores do Ano Comédia Marcius Melhem e Leandro Hassum Indicado [34]
2013 Melhores do Ano Comédia Leandro Hassum Indicado [35]

Notas

Referências

  1. A informação contida sobre os criadores foi obtida no site oficial do programa.
  2. Globo exibe centésimo episódio do humorístico 'Os Caras de Pau'
  3. Dois amigos e muitas risadas. Jornal de Limeira (06/12/2009).
  4. Caras (2 de dezembro de 2011). Os Caras de Pau’ recebe prêmio na Suíça. CARAS ON-LINE. Página visitada em 8 de dezembro de 2011.
  5. Rede Globo anuncia novas atrações em 2012 para se ligar em você. Site da Rede Globo na globo.com (5 de março de 2012). Página visitada em 17 de maio de 2012.
  6. Cenas do primeiro episódio de "Os Caras de Pau" foram gravadas em Fortaleza. Telinha Brasileira (8 de abril de 2012). Página visitada em 17 de maio de 2012.
  7. Marcius Melhem e Leandro Hassum gravam Os Caras de Pau na Suíça. Globo TV (28 de dezembro de 2011). Página visitada em 17 de maio de 2012.
  8. As inspirações. Jornal de Limeira (06/12/2009). Página visitada em 1 de agosto de 2011.
  9. Estréia da primeira temporada. globo.com (04/04/2010). Página visitada em 1 de agosto de 2011.
  10. Encerramento da primeira temporada. globo.com (26/12/2010). Página visitada em 1 de agosto de 2011.
  11. Estréia da segunda temporada. globo.com. Página visitada em 1 de agosto de 2011.
  12. Flávio Ricco e José Carlos Nery (30/12/2010). Tudo certo com "Os Caras de Pau", da Globo. televisao.uol.com.br. Página visitada em 18 de agosto de 2011.
  13. redeglobo.globo.com (3/2011). Hassum e Melhem gravam nova temporada de os caras de pau. Rede Globo..
  14. Leo Pinheiro. Segunda temporada de 'Os caras de pau' terá reforço no elenco e cidade cenográfica. veja.abril.com.br. Página visitada em 7 de agosto de 2011.
  15. [1]
  16. odia.terra.com.br (27.05.11). [2]. odia.terra.com.br.
  17. televisao.uol.com.br (20.10.11). Léo Jaime participa de "Os Caras de Pau". uol.com.br. Página visitada em 28.10.11.
  18. odiario.com (21/02/2012). ‘Caras de Pau’ vem com personagens este ano. Página visitada em 21/02/2012.
  19. Flávio Ricco (21/02/2012). Humorístico "Os Caras de Pau" ganha novos personagens na temporada deste ano. televisão.uol.com.br. Página visitada em 21/02/2012.
  20. Flávio Ricco (26 de setembro de 2012). "Os Caras de Pau" também está confirmado na programação da Globo em 2013.. UOL Televisão. Página visitada em 26 de setembro de 2012.
  21. Caras de Pau da Globo emplacam 2013
  22. Nova temporada: Audiência de Os Caras de Pau (5 de abril de 2010). Página visitada em 5 de março de 2012.
  23. Confira como foi a guerra pela audiência no domingo de Páscoa (5 de abril de 2010). Página visitada em 5 de março de 2012.
  24. Elizabeth Misciasci (17/08/2010). Leandro Hassum e Marcius Melhem. revistazap.org. Página visitada em 7 de agosto de 2011.
  25. José Armando Vannucci (7 de janeiro de 2012). “Os Caras de Pau” é referência para muitos executivos (em português). Parabólica Brasil. Página visitada em 4 de junho de 2012.
  26. Ricardo Feltrin (6 de novembro de 2012). Com (muita) folga, Globo tem os 47 programas mais vistos de 2012. UOL. Ooops!. Página visitada em 5 de junho de 2013.
  27. Tommy Beresford (8 de dezembro de 2010). Prêmio Extra de TV 2010: Vencedores. Página visitada em 18 de junho de 2012.
  28. Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). Prêmio Arte e Qualidade Brasil (em português). Premio Arte Qualidade Brasil. Página visitada em 01 de dezembro de 2011.
  29. Meus Prêmios Nick - Vencedores (em português). MundoNick.com (1 de dezembro de 2010). Página visitada em 21 de abril de 2012.
  30. Meus Prêmios Nick - Vencedores (em português). MundoNick.com (1 de novembro de 2011). Página visitada em 21 de abril de 2012.
  31. Prêmio Extra de TV: ‘Tapas & beijos’ ganha como Melhor Série. Página visitada em 29 de novembro de 2011.
  32. AJ (03 de dezembro de 2011). “Os Caras de Pau” é premiado no Montreux Comedy Awards acesso (em português). antenacritica Brasil.
  33. Montreux Comedy (3 de dezembro de 2011). Montreux Comedy - Awards (em english). montreuxcomedy.ch. Página visitada em 21 de abril de 2012.
  34. Domingão' elege os melhores do ano; saiba quem está concorrendo.
  35. Veja os indicados dos melhores do ano 2013 da globo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Os Caras de Pau