Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Mortal Instruments:
City of Bones
Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos (PT/BR)
Pôster promocional.
 Estados Unidos  Canadá
2013 • cor • 122 min 
Direção Harald Zwart
Produção Don Carmody
Robert Kulzer
Roteiro I. Marlene King
Jessica Postigo
Baseado em Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare
Elenco Lily Collins
Jamie Campbell Bower
Robert Sheehan
Kevin Zegers
Jemima West
Jonathan Rhys Meyers
Lena Headey
Gênero Aventura / Fantasia / Ação
Idioma Inglês
Cinematografia Geir Hartly Andreassen
Estúdio Constantin Film
Sony Pictures Entertainment
Distribuição Sony Pictures Entertainment
Screen Gems
Lançamento Estados Unidos Brasil 23 de agosto de 2013[1]
Orçamento US$ 60 milhões
Receita US$ 100 milhões
Cronologia
Último
Último
Os Instrumentos Mortais: Cidade das Cinzas
Próximo
Próximo
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

The Mortal Instruments: City of Bones (em português: Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos) é um filme de aventura e fantasia e a adaptação cinematográfica do livro de mesmo nome da escritora norte-americana Cassandra Clare. Dirigido por Harald Zwart é estrelado por Lily Collins, Jamie Campbell Bower e Jonathan Rhys Meyers. Seu lançamento ocorreu em 21 de agosto de 2013 nos Estados Unidos e 23 no Brasil.[2] Em Portugal, o filme chegou aos cinemas no dia 22 de Agosto por parte da Zon Lusomundo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Pré-produção[editar | editar código-fonte]

Em 10 de junho de 2010, Screen Gems anunciou que estavam entrando em produção de um filme dos Instrumentos Mortais, baseado em Cidade dos Ossos, com um roteiro escrito por Jessica Postigo. Em 10 de dezembro de 2010, foi oficialmente anunciado que Lily Collins havia sido escalado para o papel de Clary Fray, e Scott Charles Stewart (que trabalhou com Collins em Padre) seria o diretor. Alex Pettyfer, favorito dos fãs, foi oferecido o papel de Jace Wayland, embora ele fosse um ávido fã dos livros e fortemente desejado para assumir o papel, ele finalmente decidiu não fazer adaptações de filmes baseados em séries para jovens e adultos[8] , deixando o personagem de Jace sem ator. Então, em 31 de maio de 2011, depois de muita especulação sobre quem iria interpretar o protagonista da história, foi oficialmente anunciado que Jamie Campbell Bower acabaria por retratar Jace Wayland.

Em março de 2012, a Sony Pictures, juntamente com sua filiada, Screen Gems e o diretor Scott Charles Stewart se afastaram do projeto do filme. Entretanto, a Constantin Film e a Unique Features continuam a desenvolver a chegada da saga literária de Cassandra Clare aos cinemas. O novo diretor deve ser Harald Zwart, diretor do remake de Karate Kid. Lily Collins e Jamie Campbell Bower ainda estão escalados para fazerem os protagonistas.[9]

Em abril de 2012, a Sony/Screen Gems voltaram ao projeto, já dando uma data certa para o filme estreiar no cinema: 23 de agosto de 2013. A Sony deu a seguinte declaração:

"Dada a riqueza do material fornecido por Clare, parecia estranho que a Sony e sua parceira do gênero, Screen Gems, decidiram deixar “Instrumentos Mortais” em Fevereiro, mesmo que fosse só por um momento fugaz. Screen Gems produziu os “Anjos da Noite” e “Resident Evil”, franquias que eles sabem como ordenhar um conceito para várias parcelas, e ainda, ali estava uma pilha de livros esperando para serem transformados em uma franquia de filmes. Constantin Film, que trabalhou com a Screen Gems nos filmes “Resident Evil” , nunca desistiu, e deixou isso oficialmente claro na semana passada, quando fechou o acordo para a parceria na adaptação de “Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos”. Com o filme financiado, o estúdio já agendou uma data de lançamento de 23 de agosto de 2013 – um fim de semana que atualmente não tem outros lançamentos previstos. Isso dá ao novo diretor Harald Zwart um pouco mais de um ano e quatro meses para lançar, preparar, filmar e editar “Os Instrumentos Mortais".

No artigo do site IndieWire, diz que Jamie Campbell Bower não está mais ligado ao projeto.[10] Entretanto, a escritora Cassandra Clare deu uma declaração dizendo que o ator está negociando o seu contrato.[11]

Em 19 de junho, a autora Cassandra Clare divulgou que Isabelle Lightwood seria interpretada pela atriz francesa Jemima West. Ela também comentou sobre a atuação da atriz, dizendo que "[...] foi adorável e apaixonante. Ela me convenceu". A autora também revelou que a produção do filme já teria escolhido o ator para interpretar Alec Lightwood, porém, ela não poderia falar que ele seria ainda.[12]

Em 6 de julho o site americano Variety publicou uma notícia dizendo que os atores Kevin Durand e Robert Maillet haviam sido escalados para os papéis de Pangborn e Blackwell - respectivamente -, dois dos capangas de Valentim.[13] Em 9 de julho, a autora Cassandra Clare publicou em seu tumblr o primeiro "teaser-poster" do filme.[14] A arte também revela como será o estilo do título do filme, que será usado em futuros cartazes e trailers.

Em 11 de julho, a autora Cassandra Clare divulgou que Simon Lewis seria interpretado pelo ator Robert Sheehan. Ela comentou sobre o ator, dizendo que "ele é totalmente fofo, adorável e hilário e que a química com Lily e Jamie está fora das cartas".[15]

Em 22 de julho, a autora Cassandra Clare divulgou a escalação de mais três atores. Ela escalou Godfrey Gao para interpretar Magnus Bane. O ator disse: "estou tão ansioso como vocês estavam para saber quem seria o Alto Feiticeiro do Brooklyn. Mal posso esperar para encontrar o resto do elenco e, claro, meus novos fãs". [16] A atriz Lena Headey foi escalada para interpretar Jocelyn Fray, a mãe de Clary. Cassandra disse: "Jocelyn é realmente um personagem divertido de escrever. Ela é superprotetora (mas por uma razão) e, muitas vezes realmente inflexível e insensível, mas ela também é uma heroína que salvou o mundo de Valentim, suportou muitas perdas e pode executar alguns movimentos bonitos. Ambiguidade moral é sempre divertido de jogar e ninguém a faz melhor do que Lena".[17] O ator Jared Harris foi escalado para intertreptar Hodge Starkweather. Cassandra disse: "Hodge também é um personagem muito complicado. Ele não é totalmente ruim e nem inteiramente bom. Ele é um homem brilhante, utilizou de um caminho ruim há muito tempo e nunca pôde voltar atrás, mas ele ama essas crianças tutoras. Então, se você já viu tanto Mad Men ou Sherlock Holmes: A Game of Shadows (em que ele era Moriarty), você conhece esse cara, e você sabe que ele é fantástico na ambiguidade moral."[18]

Em 30 de julho, a autora Cassandra Clare divulgou a escalação de Luke Garroway e Madame Dorothea. O lobisomem será interpretado pelo ator Aidan Turner e a autora disse "Ele é irlandês e por isso, talvez ele e Robert Sheenan possam sentar e conversar sobre coisas irlandesas."[19] Já a bruxa vizinha de Clary, será interpretada pela atriz CCH Pounder. Cassandra disse que "Nosso diretor quis trabalhar com ela durante muito tempo e acha que ela será incrível."[20]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

As filmagens foram iniciadas em 20 de agosto de 2012, na cidade de Toronto no Canadá.[21] Outras locações do mesmo país também foram usadas para certas cenas, como a township de Guelph/Eramosa. [22] Foi confirmado que o primeiro teaser trailer de Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos virá incluso nas cópias de A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2; entretanto, não foi confirmado se a exibição do trailer antes do filme será inclusa também nas cópias internacionais do filme, mas há uma probabilidade de isso acontecer. [23]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora oficial do filme foi lançada em 20 de agosto de 2013.[24]

Faixas[editar | editar código-fonte]

Edição padrão[24]
# Título Artista Duração
1. "Into the Lair"   Zedd  
2. "Magnetic"   Jessie J  
3. "17 Crimes (LA Riots Remix)"   AFI  
4. "Heart by Heart"   Demi Lovato  
5. "Bring Me Home"   Youngblood Hawke  
6. "When the Darkness Comes"   Colbie Caillat  
7. "Strangers"   Seven Lions com Myon & Shane 54 feat. Tove Lo  
8. "Bear"   Pacific Air  
9. "All About Us"   He Is We feat. Owl City  
10. "Almost Is Never Enough"   Ariana Grande feat. Nathan Sykes  
11. "Start a Riot"   Jetta  
12. "Strange Days"   Bryan Ellis  

Divulgação[editar | editar código-fonte]

Na madrugada do dia 14 de novembro de 2012, o site oficial da MTV divulgou o trailer oficial do filme. Também foi lançado um vídeo com comentários de Cassandra Clare referentes ao trailer. [25] Uma versão do trailer foi lançada no Youtube, mas foi bloqueada por conter direitos autorais.

Dentre os slogans introduzidos em meio às cenas de filmagem, destacam-se: "Há um mundo escondido dentro do nosso. Para entrar, você deve ser escolhido" e "Este verão. Dois estranhos. Um destino."

Referências

  1. Érico Borgo (7 de agosto de 2012). Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos contrata Jonathan Rhys-Meyers. Omelete. Página visitada em 5 de novembro de 2012.
  2. Lua Amora. Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos tem estreia antecipada no Brasil. Página visitada em 6 de dezembro de 2012.
  3. Lily Collins no papel de Clary Fray. By The Angel (10 de dezembro de 2010). Página visitada em 6 de novembro de 2012.
  4. Jamie Campbell Bower em Cidade dos Ossos. Babi Dewet (21 de agosto de 2012). Página visitada em 6 de novembro de 2012.
  5. Eduardo Moreira (Agosto de 2012). Robert Sheehan será o Simon Lewis de Cidade dos Ossos!. Filmow. Página visitada em 6 de novembro de 2012.
  6. Kevin Zegers está em ‘Cidade dos Ossos’. Revista SCIFI News. Página visitada em 6 de novembro de 2012.
  7. Alan Barcelos (7 de agosto de 2012). Lena Headey e Jared Harris entram para elenco do filme "Cidade dos Ossos". Nivel Epic. Página visitada em 6 de novembro de 2012.
  8. Cassie Clare Shares Alex Pettyfer And More In France! - Mortal instruments MovieCity of Bones Movie. Cityofbonesmovie.com (07 de Maio de 2011). Página visitada em 11 de Janeiro de 2012.
  9. Harald Zwart, de Karate Kid, vai trabalhar na adaptação ao cinema da trilogia Caçadores das Sombras. c7nema.net (18 de março de 2012).
  10. Sony escolhe "Os Intrumentos Mortais" e agenda seu lançamento para 23 de Agosto de 2013. IndieWire (4 de Abril de 2012).
  11. Confirmado: Sony/Screen Gems vai distribuir Cidade dos Ossos e mais!!. Idris (5 de Abril de 2012).
  12. Jemima West escalada como Isabelle Lightwood (em inglês). TMI Source (19 de Junho).
  13. Durand e Maillet se juntam à Os Instrumentos Mortais (em inglês). Variety (e de Julho).
  14. Casandra Clare (9 de Julho). Coisa de filme: Achei que você poderiam gostar disso... (em inglês). Tumblr pessoal de Cassandra Clare.
  15. Robert Sheehan escalado como Simon Lewis (em inglês). TMI Source (11 de Julho).
  16. Godfrey Gao escalado como Magnus Bane (em inglês). TMI Source (22 de Julho).
  17. Lena Headey escalada como Jocelyn Morgerstern (em inglês). TMI Source (22 de Julho).
  18. Jared Harris escalado como Hodge Starkweather (em inglês). TMI Source (22 de Julho).
  19. Aidan Turner escalado como Luke Garroway (em inglês). TMI Source (30 de Julho).
  20. CCH Pounder escalada como Madame Dorothea (em inglês). TMI Source (30 de Julho).
  21. ‘The Mortal Instruments: City of Bones’ begins filming in Toronto. On Location Vacations (August 20, 2012). Página visitada em 5 de Novembro de 2012.
  22. Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos filmando em Guelph/Eramosa hoje (em inglês). TMI Source (31 de Outubro de 2012).
  23. CONFIRMADO: Teaser trailer de Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos incluso em Amanhecer p Rate 2 (em inglês). TMI Source (5 de Novembro de 2012).
  24. a b Amy Wilkinson (01-07-2013). 'Mortal Instruments' Soundtrack Listing Revealed!. Hollywood Crush. MTV. Página visitada em 02-07-2013.
  25. Trailer oficial no site da MTV (em inglês). TMI Source (14 de Novembro).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]