Os Sete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Os Sete
Autor (es) André Vianco
Idioma português
Género Romance e Ficção
Série Série "Os Sete"
Editora Editora Novo Século
Cronologia
Último
Último
Sétimo
Próximo
Próximo

Os Sete é um romance do autor brasileiro André Vianco, publicado em 2000 de maneira independente. André Vianco usou o dinheiro do seu FGTS para publicar a obra, inicialmente com a modesta impressão de 1000 exemplares, todos vendidos pelo próprio escritor. No ano seguinte, a Editora Novo Século se interessou e passou a publicar a obra.

Inicialmente seriam apenas dois vampiros e o título seria "Os Dois". Insatisfeito, Vianco mudou o nome para Os Sete. É seguido por Sétimo e O Turno da Noite. O livro menciona a Batalha Negra ocorrida em Belo Verde, tema central da obra O Senhor da Chuva. Uma das cenas do livro é ambientada na Rua Dona Primitiva Vianco que deu origem ao nome artístico do autor. É o livro do autor mais vendido até o momento, já tendo alcançado a marca de 100 mil exemplares.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Mergulhadores encontram uma caravela naufragada no litoral do Rio Grande do Sul e dela retiram vários objetos, inclusive uma grande caixa de prata. Quando a caixa é aberta, sete vampiros do Rio D'Ouro Portugal, acordam e passam a espalhar terror no Brasil.

André Vianco apresenta os vampiros "Inverno", "Acordador", "Tempestade", "Lobo", "Espelho", "Gentil" e "Sétimo" que possuem poderes sobrenaturais que vão além da vida eterna, força e velocidade sobrehumana que geralmente são vistos na maioria dos filmes e livros sobre o gênero.

Resenha[editar | editar código-fonte]

Uma caravela portuguesa de cinco séculos é resgatada de um naufrágio no litoral brasileiro. Dentro dela, uma misteriosa caixa de prata esconde um segredo: sete cadáveres aprisionados, acusados de bruxaria.

Apesar das advertências grafadas no objeto de prata, a equipe do Departamento de História da Universidades de Porto Alegre decide violar a caixa para estudar os corpos. Afinal, que perigo poderiam oferecer aqueles sete cadáveres? Nenhum. Mas depois que o primeiro deles acorda...

Personagens[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
  • Tiago: Junto com os amigos César e Olavo ele descobriu a caravela naufragada e presenciou quando Inverno acordou. No meio da história ele acaba se tornando um vampiro. Faz de tudo para salvar sua amada Eliana das garras dos vampiros, provando seu imenso amor pela mulher. Acaba se afeiçoando ao vampiro Gentil, que o ajudou a salvá-la. Tinha uma irmão gêmeo, Tadeu, que morreu. Restam-lhe da família a irmã mais velha, Sabrina, o cunhado e os sobrinhos.
  • Olavo: Amigo de Tiago que trabalha no IML(Instituto Médico Legal) com Tobias, e viu os mortos levantarem por causa de Acordador. Também mergulhou para investigar a caravela. É morto por Sétimo.
  • César: Melhor amigo de Tiago. Acompanha o professor Delvechio e os militares no estudo sobre os vampiros. No final o seu sangue acorda Sétimo.
  • Eliana: Estudante de História na Universidade Soares de Porto Alegre e ajudante do Prof. Delvechio. Grande amiga de Tiago, César e Olavo, torna-se namorada do primeiro e teme demasiadamente os vampiros, pois seu sangue despertou Inverno e ele passou a querê-la como mulher e "mãe".
  • Prof. Delvechio: Professor da USPA que investigava os vampiros e acompanha os desenvolvimentos de Inverno.
  • Inverno: Seu nome verdadeiro é Dom Guilherme, foi o primeiro vampiro a acordar e responsável pela ressureição dos outros (exceto Sétimo). Seu poder é congelar tudo, inclusive o ar a sua volta. É arrogante, irônico, convencido e no passado fora o senhor feudal, líder da Vila Castelo D'Ouro, no vale D'Ouro, em Portugal.
  • Acordador: Vampiro baixinho e robusto, que sempre fala em voz baixa, pois se ele falar alto acorda os mortos. Seu nome é Manuel e há séculos fora um hábil artesão.
  • Tempestade: É chamado pelos outros vampiros de Tempestas, apesar de seu nome ser Dom Baptista. Como seu apelido diz ele pode criar tempestades. Antigamente era responsável por extensos vinhedos na Vila Castelo D'Ouro. Tivera uma esposa e chegara a ter um filho. Baptista é bastante descontraído, com suas tiradas divertidas em diversos momentos do livro.
  • Gentil: O vampiro "bonzinho", só mata humanos quando realmente tem sede e transformou Tiago em vampiro. Seu poder é parar o tempo uma vez a cada ciclo lunar. Seu nome verdadeiro é Miguel. Compadecendo-se de Tiago, ele o ajuda a salvar Eliana, tirando-o do caminho da morte ao transformá-lo em vampiro. Ele e Sétimo pertenciam a uma grande família de pescadores no feudo de Dom Guilherme antes de se tornarem vampiros.
  • Espelho: Capaz de tomar a forma de outras pessoas, seu nome verdadeiro é Dom Fernando e é o único vampiro negro do grupo. Fontes não confirmadas - não é citado no livro, mas certa vez o autor afirmou - dizem que Fernando fora no passado um nobre português que se compadecera da dor de seus amigos na África, assim tomando a forma definitiva de um desses amigos que tanto sofreram.
  • Lobo: Apesar de ser um vampiro, Dom Afonso se transforma em um lobo enorme toda noite de lua cheia, e quando quer virar a fera. É o único com descendência espanhola. No passado, fora um mercador conhecido que trafegava entre Zamora, sua cidade natal na Espanha, passando pelo vale D'Ouro e trocando suas mercadorias na cidade do Porto.
  • Sétimo: Sétimo filho de uma família de pescadores muito antiga. Último vampiro a despertar, mata Olavo e fica com César e Tiago como protegidos. É temido por todos os outros vampiros, exceto Miguel (Gentil), que é seu irmão. No passado, Sétimo fora mandado ao Inferno pelos outros por 150 anos, para ser escravo de Satã, em troca dos seis poderes. Quando voltou ficou sendo o vampiro mais poderoso dos sete, podendo inclusive andar sob a luz do dia.
  • Tobia: Antigo caçador de vampiros que trancou os sete na caixa de prata há cerca de 500 anos. Os vampiros procuram seus herdeiros para terem vingança.
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Livros Interligados[editar | editar código-fonte]

A história do livro continua em:

Mais livros do autor[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.