Os Vegetais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Abril de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Veggie Tales
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 30 min.
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Exibição
Transmissão original 1994-1998

VeggieTales ("VeggieTales") é uma série americana de animação por computador, com temática evangélica. Foi criada em 1994 por Phil Vischer e Mike Nawrocki, e produzida pela Big Idea Productions. São histórias narradas por dois vegetais animados, Bob o Tomate e Larry, o Pepino, que passam lições de vida através do humor.[1]

Foram produzidos dois filmes baseados na série [carece de fontes?], o primeiro em 1995, chamado "Jonah - A VeggieTales Movie", dirigido e escrito por Mike Nawrocki e Phil Vischer, baseado na série, que narra a história de Jonas, "interpretado" pelo vegetal Archibald Aspargus (voz de Phil Vischer).[2] O segundo foi "The Pirates Who Don't Do Anything: A VeggieTales Movie", em 1997, dirigido por Mike Nawrocki e escrito por Phil Vischer.[3]

Criadores da série[editar | editar código-fonte]

A série "VeggieTales" foi criada pelos animadores por computador, Phil Vischer e Mike Nawrocki, através de sua empresa Big Idea Productions. A ideia de VeggieTales veio no início dos anos 1994, quando Phil Vischer foi testar um software de animação por computador, com a intenção de fazer vídeos para crianças. Devido as limitações do software, ele optou por não usar personagens que tivessem braços, pernas e cabelo. Seu primeiro persongem animado neste programa de computador, foi uma barra de chocolate antropomórfica. No começo, ele achou que era uma boa ideia, até que sua esposa disse: "Os pais vão ficar loucos se você fizer seus filhos se apaixonarem por barras de chocolate." Levando em conta esse conselho, Vischer optou por usar legumes e vegetais. O primeiro episódio lançado foi "Onde está Deus quando estou S-Assustado?" que contava com Larry o Pepino, e Bob o Tomate, como personagens principais.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

Capa de um CD da cantora Cristina Mel, com a participação dos personagens da série.
  • Bob o Tomate ("Bob, the Tomato") - É normalmente o personagem mais reto e sério, porque dá a introdução em muitas das histórias, e sempre dá uma lição da Bíblia no encerramento da maioria dos episódios. É o melhor amigo de Larry, o Pepino em quase todas as suas aventuras. Sua personalidade é de uma "pessoa" intelectual e até meio sem graça. Mas as vezes acaba se mostrando um personagem divertido, que sempre só quer tentar ajudar.
  • Larry o Pepino ("Larry, the Cucumber") - Ele forma uma parceria com seu melhor amigo, Bob, o Tomate, como o ajudante maluco durante os episódios. Ele é também o responsável por fazer vários papéis nas peças encenadas em praticamente todos os episódios. Também é o personagem considerado o mais atrapalhado e engraçado. Ele tem um quadro durante o programa chamado "" ("Silly Songs with Larry "), onde ele aparece cantando uma canção diferente em cada episódio.
  • Júnior Aspargo ("Junior Asparagus") - Um pequeno aspargo de cinco anos de idade, ele é um dos mais ativos co-estrelas da série. Junior é uma típica criança brincalhona, mas também sábio, tendo o papel de liderança em vários episódios.

Secundários[editar | editar código-fonte]

  • Archibald Aspargo ("Archibald Asparagus ") - Um aspargo intelectual, que usa gravata borboleta e um monóculo, e está sempre preocupado com a qualidade da série, e das "Canções Bobas" de Larry, o Pepino. Archibaldo apareceu pela primeira vez em "Onde está Deus quando estou S-Assustado?", interrompendo a canção do "Búfalo de Aguá" cantada por Larry, e foi o rei na história de "Daniel e a Leões Cova". Alguns dos vegetais chamam-no de Archie.
  • Senhor Nezzer ("Mister Nezzer") - É um Picles que fez sua estreia na história de "Rack, Shack e Benny" (baseada em Sadraque, Mesaque e Abede-nego), no qual ele é dono da fábrica de coelhinhos de chocolate, tendo o Sr. Dentinho como seu desagradável capataz. Seu nome vem do papel que fez neste episódio, o rei Nabucodonosor.
  • Senhor Lunt ("Mister Lunt") - Ele é uma cabaça espanhola, que tem um dente de ouro na boca. Na dublagem americana ele fala com um sotaque espanhol-mexicano, e é dito que ele cresceu em Nova Jersey (enquanto na dublagem brasileira é dito que ele foi criado em Sorocaba). Muitas vezes ele aparece como assistente do Sr. Nosor.
  • Petúnia Ruibarbo ("Petunia Rhubarb") - Uma ruibarbo ruiva que foi introduzida na série como um interesse amoroso para Larry, o Pepino. Ela fez sua estréia em "Duke e a Grande Torta Guerra".
  • Laura Cenoura ("Laura Carrot") - É a melhor amiga de Júnior Aspargo. O irmão mais velho de Laura se chama Lenny, e o mais novo, Baby Lou.
  • Scooter Cenoura ("Scooter Carrot") - Uma cenoura grisalha, com um grande bigode branco.
  • Jimmy e Jerry Abóbora ("Jimmy and Jerry Gourd") - Jimmy e Jerry são uma dupla cómica secundária, e são irmãos. Jimmy é a abóbora laranja, e Jerry a abóbora amarela. Eles se assemelham a Tweedledee e Tweedledum.
  • Papai e Mamãe Aspargos ("Dad and Mom Asparagus") - Os pais de Júnior Aspargo, apareceram pela primeira vez no episódio "Onde está Deus quando estou S-Assustado?".
  • "As Cebolinhas" ("The Scallions") - Cebolinhas que aparecem no primeiro episódio, e continuaram até os episódios atuais. Algumas delas não tem nome próprio, de acordo com uma delas que em um certo episódios (Once Upon a Wall - Uma vez Sobre um Muralha) disse: "Estou aqui desde o primeiro programa e ainda não me deram um nome!".
  • Gordon ("Gordon") - Aparece na uma única vez em "Valentão Angustia", no papel do valentão.
  • Annie ("Annie") - Aparece em vários episódios como amiga de Junior Aspargo. Teve sua 1° aparição em "Madame Mirtilo" como a mnina pobre que ganha uma torta de aniversário.
  • Qwerty ("Qwerty") - É o computador da bancada que Bob e Larry usam para ler versículos da Bíblia, no final de cada episódio. Apesar de ser um computador, Micro não é sempre perfeito, no primeiro episódio: "Onde está Deus quando estou S-Assustado?", acidentalmente, ele postou uma receita de bolo de carne em vez de um versículo.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Dublagem da "Herbert Richers" para TV[editar | editar código-fonte]

1° Dublagem da "Audio News" para VHS[editar | editar código-fonte]

2° Dublagem da "Audio News" para DVD[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Governo dos Estados Unidos, Federal Communications Commission, FCC 398, Children's Television Programming Report, Report reflects information for the filing period ending: 03/31/2009 Filed on: 04/10/2009 [em linha]
  2. Rotten Tomatoes, Jonah - A VeggieTales Movie (2002) [em linha]
  3. Rotten Tomatoes, The Pirates Who Don't Do Anything: A VeggieTales Movie (2007) [em linha]