Osage

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Guerreiro osage, pintado por George Catlin (1834)

A nação Osage é uma tribo indígena estadunidense, formada pelo povo conhecido como osages. Também são conhecidos como NiuKonska ou Ni-U-Kon-Ska, que significa "filhos das águas médias".[1] O atual nome da tribo no idoma osage é Wazházhe, que foi incorporada ao francês como Ouazhigi, passando para o língua inglesa, e daí para demais idiomas como Osage.

História[editar | editar código-fonte]

Segundo sua tradição, os osages eram participantes da cultura do estado do Mississipi, cujos membros habitaram as regiões centrais e nordeste da América do Norte durante vários séculos antes da chegada dos europeus. Viviam em vilarejos fixos à beira dos rios Missouri e Osage, mas erguiam acampamentos de caça nas Grandes Planícies. Complementavam sua alimentação, baseada em carne de búfalo e cervídeos, plantando milho e abóbora.[1]

Durante a colonização européia, os osages ficaram conhecidos como um povo hábil na guerra. Obtiveram armas de fogo desde épocas mais remotas da colonização, e controlavam a estratégica região entre o Oeste estadunidense, onde vivia a maior parte dos povos indígenas, e o crescente Leste colonizado. Desse modo, os osages controlaram as relações comerciais entre colonizadores e indígenas até o século XIX.[1]

De 1809 a 1870, vários acordos foram assinados entre a Nação de Osage e os Estados Unidos da América. Ao final desses acordos, os osages haviam aberto mão de mais de 40 mil quilômetros de território. Em 1872, a nação migrou para as áreas de Pawhuska, Hominy e Gray Horse, consideradas as regiões de origem da tribo.[1] Foram a única nação indígena a comprar sua própria reserva. Em 1894, grandes reservas de petróleo petróleo foram descobertas nessas terras.

Referências

  1. a b c d Romme, Carson. Osage (HTML) (em inglês). Página visitada em 19 de fevereiro de 2008.
Ícone de esboço Este artigo sobre povos indígenas é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.