Oscilador Hartley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Oscilador Hartley é um tipo de oscilador LC, ou seja, em que a freqüência do sinal produzido é determinada por uma bobina e um capacitor. Na figura, temos a configuração básica deste oscilador, observando-se que a bobina possui uma tomada.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

O resistor Rb, faz a polarização da base do transistor e o capacitor C1 faz a realimentação, ou seja, "joga" parte de um sinal obtida na saída para a entrada do circuito.

O fucionamento deste oscilador é o seguite: quando ligamos o circuito, o resistor polariza a base do transistor próxima da saturação, havendo então sua condução. Uma forte corrente circula entre o coletor e a fonte de alimentação, ligando à tomada central, pela bobina L1.

O resultado é que esta corrente em L1 induz na outra metade da mesma bobina uma corrente que é aplicada novamente à base do transistor através do capacitor C1.