Oscilador de Armstrong

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal A Wikipédia possui o portal:


O oscilador Armstrong, foi o primeiro circuito oscilador do tipo LC(L = indutor C = capacitor), sua frequência de ressonância pode ser calculada pela fórmula

f = \frac{1}{2\pi\sqrt{LC}} \, 

, e foi usado em radiotransmissores á válvula.

Introdução[editar | editar código-fonte]

A função dos osciladores é a de gerar sinais de corrente alternada. Podemos encontrar CI's ou utilizar circuitos bases. Quanto a ondas, temos osciladores de ondas senoidais e não senoidais. A frequência deles podem ser de áudio(AF até 20 KHz) ou de rádio(RF acima de 30KHz). Os principais componentes dos osciladores são os indutores e/ou capacitores, lembrando que para trabalhar com cargas reativas é necessário saber as fórmulas para descobrir o valor de suas impedâncias:

Para o indutor: Xl = {2} \pi f L


Para o capacitor: Xc = \frac{1}{2\pi f \C} \,

onde Xl e Xc são os valores da impedância; f é a frequência; L o valor de indutância da bobina e C o valor de capacitância do capacitor.

No circuito de osciladores, por definição, é um amplificador com realimentação positiva ou em faser, ou então a amplitude de oscilação irá diminuir tendendo a zero. Exemplo de comparação de ondas com e sem realimentação positiva. Os osciladores de frequências mais utilizadas são, o Armstrong, o Colpitts, o Hartley e o Clapp.



Oscilador de Armstrong[editar | editar código-fonte]

História[editar | editar código-fonte]

O oscilador Armstrong ou Meissner foi o primeiro circuito oscilador inventado pelo norte Americano Edwin Armstrong em 1912, e independentemente feito por outro engenheiro austríaco Alexander Meissner em 1913. Esse oscilador foi usado nos primeiros rádios transmissores a válvula.


Funcionamento[editar | editar código-fonte]

O oscilador Armstrong é um dos osciladores LC. A voltagem realimentada é feita por uma bobina que junto com a bobina do tanque LC atua como um transformador.Como ele é um oscilador do tipo LC, sua frequência quando XC é igual a XL é encontrada da seguinte maneira:


f = \frac{1}{2\pi\sqrt{LC}} \,



Em 1915, O oscilador de Armstrong foi aperfeiçoado pelo engenheiro Americano Ralph Hartley dando origem ao oscilador Hartley.

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

•Malvino Eletrônica 4ª Edição Volume II Curso Completo de Eletrônica Editora Hemus Título Original:Basic Eletronics

http://www.jdbte.com.br/wjrteleco/estudo%20dos%20osciladores.pdf

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]