Gekkonidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Osga)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaGekkonidae
Gekko gecko em Vang Vieng, no Laos
Gekko gecko em Vang Vieng, no Laos
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Scleroglossa
Infraordem: Gekkota
Família: Gekkonidae
Subfamílias
Aeluroscalabotinae

Eublepharinae
Gekkoninae
Teratoscincinae
Diplodactylinae

Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Gekkonidae

Gekkonidae (geconídeos) é uma família de répteis escamados, da subordem dos lagartos, que inclui os animais vulgarmente designados no Brasil por lagartixas, taruíras, osgas, gecos, catongas, bribas, bibas, sardaniscas ou sardanitas.[1] Em Portugal, são normalmente denominados por osgas, enquanto os nomes lagartixa ou sardanisca denominam lagartos da família Lacertidae.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Um Phelsuma laticauda numa flor Strelitzia

"Lagartixa" é proveniente do castelhano lagartija."[1] Osga" se originou do árabe وَزَغة wazaḡa > uzga.[2] "Sardanisca" e "sardanita" originaram-se de sardão.[3]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Osga-doméstica,

O grupo, originário da África, encontra-se espalhado em todas as zonas temperadas e quentes do mundo. São muito importantes para o meio ambiente porque, como insetívoros, funcionam como "controladores" de pragas domésticas.

Os geconídeos podem subir paredes – inclusive de vidro – e até andar na superfície de tetos graças às Forças de Van der Waals estabelecidas pelas cerdas existentes nas suas patas.

Algumas espécies apresentam capacidade de camuflagem similar à do camaleão. Outras comunicam-se entre si através de ruídos – o que não é muito comum entre lagartos.

O geconídeo é um réptil porque possui respiração estritamente pulmonar, sua circulação é fechada, dupla e completa, possui pele seca e recoberta por escamas. É pecilotérmica e o sistema digestivo é completo. Os principais predadores das lagartixas são as serpentes (cobras) e os gatos domésticos.

Algumas espécies[editar | editar código-fonte]

Classificação[editar | editar código-fonte]

De acordo com a base de dados de répteis do Laboratório Europeu de Biologia Molecular e a Animal Diversity Web, a família Gekkonidae tem cinco subfamílias:

Referências

  1. a b FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 003
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 236
  3. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 5503

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre lagartos, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.