Oskar H.W. Coester

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Oskar Coester, empresário e inventor brasileiro.

Oskar Hans Wolfgang Coester (Pelotas, 26 de setembro de 1938) é um empresário e inventor brasileiro.

Foi responsável pelo setor de manutenção de aeronaves da VARIG durante sua era dourada, sob o comando de Rubem Berta. É o fundador do Grupo Coester, integrado pela Coester Automação S.A., fabricante de equipamentos de automação industrial, e da Aeromóvel Brasil S.A., empresa responsável pelo desenvolvimento e implantação da famosa tecnologia de transporte pneumático por ele inventada[1] .

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1960, ingressou no quadro de funcionários da VARIG, passando a assumir a chefia do Departamento de Eletrônica de Bordo. Em 1969, desligou-se da VARIG.

Desde 1961, quando grandes distâncias passaram a ser percorridas pelos novos aviões a jato em tempos menores do que pequenas distâncias nos centros urbanos, vem estudando os problemas relacionados com as dificuldades de mobilidade nas grandes cidades e, em 1977, requereu a primeira patente de uma nova concepção - hoje conhecida internacionalmente como o Sistema Aeromóvel.

Em 1970, passou a dedicar-se, exclusivamente, ao desenvolvimento e fabricação, no Brasil, de sistemas servo-mecanismos, equipamentos de navegação e pilotagem automática de navios na sua pequena empresa, fundada em agosto de 1961, a então Coester Ltda. Na década de 70, com o crescimento da indústria naval, fundou a Coester S/A - Equipamentos Eletrônicos, a única empresa na América Latina que projetou e fabricou sistemas giroscópicos, de navegação e ecossondas para a Marinha Brasileira, equipando mais de 350 navios, incluindo grandes petroleiros .

Em 1977, Coester adquiriu a Inbrasin - empresa ligada à fabricação de agulhas magnéticas, no Rio de Janeiro, sendo a sua produção transferida para a Coester Equipamentos, em São Leopoldo.

Em 1978, Coester adquiriu o controle acionário da Metalúrgica Alpair em São Leopoldo, que passou a concentrar as atividades do Aeromóvel, passando a chamar-se Aeromóvel Brasil S/A. Nessa empresa desenvolveu o projeto e a construção do primeiro Aeromóvel, hoje operando em caráter experimental entre as Avenidas Loureiro da Silva e Presidente João Goulart, em Porto Alegre, e comercialmente, em Jacarta, Indonésia. Em Porto Alegre, a atual linha de testes deverá ser ampliada ligando a Usina do Gasômetro ao campus central da UFRGS, e estará em pleno funcionamento nos próximos anos. Outra linha será implantada entre o Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho e a Estação Aeroporto do Trensurb.

Distinções[editar | editar código-fonte]

  • Medalha “Cidade de Porto Alegre” pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre (1980)
  • “Amigo da Marinha ” pelo Ministério da Marinha (1980)
  • Título de Cidadão Leopoldense pela Câmara de Vereadores de São Leopoldo (1984)

Referências

  1. United States Patent 5845582 Slot sealing system for a pneumatic transportation system guideway

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Oskar Coester
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.