Osram

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.

A OSRAM é a maior empresa especializada na fabricação de lâmpadas, luminárias e sistemas de iluminação do mundo e é subsidiária da Siemens AG.


OSRAM
Slogan See the world in a new light
Fundação Alemanha (1906)
Sede Alemanha Munique
Empregados mais de 41 mil (2008)
Produtos LED
lâmpada
sistemas de iluminação
Faturamento Aumento€ 4.7 bilhões (2007)
Página oficial www.osram.com.br

Histórico[editar | editar código-fonte]

A história da OSRAM começou no ano de 1906, quando o seu nome foi registrado no departamento Imperial de Patentes da Alemanha. A junção do nome de dois elementos químicos utilizados na fabricação de lâmpadas na época foi o que gerou ao nome da marca: "OS" de ósmio e "RAM" de Wolfram, o termo em alemão para tungstênio.

Após 13 anos, em 1919, as empresas Siemens&Halske AG, a Deutsche Gasglühlicht AG e a AEG uniram-se para formar a OSRAM GmbH. Também neste ano, nasceria o logo que ficou reconhecido mundialmente.

Após quase 100 anos de seu nascimento, a empresa chegaria ao patamar de uma multinacional consolidada no mercado de soluções para iluminação, com 48 fábricas espalhadas por mais de 15 países e um faturamento anual, no ano de 2007, na casa dos 4.7 bilhões de euros. Ao redor do mundo a OSRAM emprega mais de 41.000 pessoas.

Hoje, além das lâmpadas comuns, a OSRAM leva aos seus consumidores de todo o mundo as mais modernas tecnologias em termos de iluminação com responsabilidade sócio-ambiental, uma vez que o grande foco dos investimentos feitos pela empresa na área de desenvolvimento de novos produtos está diretamente relacionado à descoberta de maneiras mais eficientes de gerar luz com o menor impacto ambiental possível.

OSRAM no mundo[editar | editar código-fonte]

Como já foi dito no histórico da empresa, a OSRAM está hoje em mais de 150 países, o que representa uma participação ativa no mercado mundial de iluminação. Para garantir a sua liderança em produção de lâmpadas, investe fortemente em desenvolvimento e descoberta de novas tecnologias. Hoje o portfólio da OSRAM já conta com mais de 5.000 produtos, com tecnologias de ponta, como os LEDs (diodos emissores de luz).

Um fato interessante é que a empresa não apenas fabrica lâmpadas para a decoração ou iluminação de projetos da construção civil. Também está fortemente presente em outros mercados, como o automotivo, o de sinalização e o cinematográfico, no qual já recebeu uma série de prêmios, inclusive o OSCAR®.

OSRAM no Brasil[editar | editar código-fonte]

A OSRAM iniciou suas atividades no Brasil no ano de 1922, após inaugurar sua fábrica em Osasco, São Paulo e desde 1955 produz os mais variados tipos de lâmpadas para o mercado nacional e internacional. Entre lâmpadas nacionais e importadas, a OSRAM coloca à disposição do mercado brasileiro as mais avançadas tecnologias de iluminação existentes no mundo.

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Para conhecer em detalhe os fatos que marcaram os mais de 100 anos da OSRAM, dê uma olhada em sua linha do tempo:

1906 • Registro da marca OSRAM em Berlim.

1922 • Início das operações da OSRAM no Brasil.

1925 • Lançamento da lâmpada para farol BILUX®.

1954 • Lançamento da XBO®, lâmpada com tecnologia xenônio de alta pressão, e das primeiras lâmpadas de projeção cinematográfica.

1955 • Inauguração da fábrica da OSRAM na cidade de Osasco, localizada na Grande São Paulo.

1968 • Lançamento da lâmpada de alta intensidade POWERSTAR® HQI®.

1980 • Lançamento do reator eletrônico QUICKTRONIC®. Hoje, esses componentes possuem inteligência própria, como o QUICKTRONIC® INTELLIGENT®.

1983 • A OSRAM recebe, com a lâmpada XBO®, um OSCAR® em Hollywood por seus trabalhos ligados ao cinema. A qualidade e a alta performance desse produto foram os principais pontos para que a empresa recebesse o maior prêmio dentro do mercado cinematográfico mundial.

1985 • A OSRAM é pioneira na fabricação de lâmpadas eletrônicas economizadoras de energia, iniciando a família DULUX®.

1987 • Por conta de seus investimentos no desenvolvimento contínuo de seus produtos, a OSRAM recebe mais um OSCAR® da Academia de Hollywood pela lâmpada HMI®. As inovações que a empresa tem levado ao mercado cinematográfico são reconhecidas mundialmente.

1989 • A multinacional alemã realiza uma Joint Venture com a Mitsubishi, no Japão.

1993 • A OSRAM adquire a SYLVANIA, empresa norte americana especializada em iluminação.

1999OSRAM dá seus primeiros passos no mundo dos semicondutores, projeto que iria dar nome a uma área própria anos mais tarde, conhecida como OSRAM Opto Semiconductors.

2002 • Lançamento da linha POWERBALL® HCI®, uma das melhores lâmpadas cerâmicas de multivapores metálicos do mercado.

2004 • Lançamento da MINISTAR®, a menor lâmpada halógena refletora do mundo. Em 2005, recebe o prêmio New Product Showcase AWARD na feira Lightfair, em Nova York.

2006 • A marca OSRAM completa 100 anos de existência, presente com seus produtos em 159 países. • Lançamento da luminária multifuncional, sem fio e com LED, DOT-it™.

2007 • Outra vez a OSRAM recebe uma das mais altas premiações dentro do universo áudio-visual: o Emmy® pela lâmpada HMI®. A Academia de Artes & Ciências Televisivas de Los Angeles, nos Estados Unidos, congratulou a empresa pelo desenvolvimento e aplicação dessa tecnologia.

2008 • Após uma série de inovações, a mesma linha de lâmpadas de vapor metálico que iluminou os Jogos Olímpicos de Munique em 1972, voltou a dar luz aos Jogos da China. • A OSRAM é o primeiro fabricante a receber a aprovação da ONU para um programa de redução das emissões de CO2. O projeto Off Grid em Lake Victoria, no Quênia, consiste em substituir os lampiões de querosene por lâmpadas economizadoras de energia recarregáveis por energia solar. • A OSRAM recebe na Alemanha o Prêmio de Sustentabilidade do Ano por sua responsabilidade social, proteção ao meio ambiente e por agir de maneira sustentável para o desenvolvimento de seu negócio. • A OSRAM assina em Hong Kong uma Joint Venture com a Traxon Technologies no desenvolvimento de sistemas de LEDs

2009OSRAM Opto Semiconductors completa 10 anos de operações.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.