Osram

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.

A OSRAM é a maior empresa especializada na fabricação de lâmpadas, luminárias e sistemas de iluminação do mundo. Teve participação no Cartel Phoebus.[1]


OSRAM
Slogan See the world in a new light
Fundação Alemanha (1906)
Sede Alemanha Munique
Empregados cerca de 39 mil
Produtos LED
lâmpada
sistemas de iluminação
Faturamento Aumento€ 5.4 bilhões (2012)
Página oficial www.osram.com.br

Histórico[editar | editar código-fonte]

A história da OSRAM começou no ano de 1906, quando o seu nome foi registrado no departamento Imperial de Patentes da Alemanha. A junção do nome de dois elementos químicos utilizados na fabricação de lâmpadas na época foi o que gerou o nome da marca: "OS" de ósmio e "RAM" de Wolfram, o termo em alemão para tungstênio.

Após 13 anos, em 1919, as empresas Siemens&Halske AG, a Deutsche Gasglühlicht AG e a AEG uniram-se para formar a OSRAM GmbH. Também neste ano, nasceria o logo que ficou reconhecido mundialmente.

Após quase 100 anos de seu nascimento, a empresa chegaria ao patamar de uma multinacional consolidada no mercado de soluções para iluminação, com 48 fábricas espalhadas por mais de 15 países e um faturamento anual, no ano de 2012, na casa dos 5,9 bilhões de euros. Ao redor do mundo a OSRAM emprega cerca de 39.000 pessoas.

Hoje, além das lâmpadas comuns, a OSRAM leva aos seus consumidores de todo o mundo as mais modernas tecnologias em termos de iluminação com responsabilidade sócio-ambiental, uma vez que o grande foco dos investimentos feitos pela empresa na área de desenvolvimento de novos produtos está diretamente relacionado à descoberta de maneiras mais eficientes de gerar luz com o menor impacto ambiental possível.

OSRAM no mundo[editar | editar código-fonte]

Como já foi dito no histórico da empresa, a OSRAM está presente em mais de 150 países, o que representa uma participação ativa no mercado mundial de iluminação. Para garantir a sua liderança em produção de lâmpadas, investe fortemente em desenvolvimento e descoberta de novas tecnologias. Hoje o portfólio da OSRAM já conta com mais de 5.000 produtos, com tecnologias de ponta, como os LEDs (diodos emissores de luz).

Em Penang (Malásia), está localizada a fábrica de LEDS da OSRAM mais moderna do mundo. E entre os trabalhos desenvolvidos pela OSRAM estão a iluminação da Capela Sistina em Roma e a do Estádio de Durban, sede de jogos da Copa do Mundo de futebol na África do Sul em 2010.

Um fato interessante é que a empresa não apenas fabrica lâmpadas para a decoração ou iluminação de projetos da construção civil. Também está fortemente presente em outros mercados, como o automotivo, o de sinalização e o cinematográfico, no qual já recebeu uma série de prêmios, inclusive o OSCAR®.

OSRAM no Brasil[editar | editar código-fonte]

A OSRAM iniciou suas atividades no Brasil no ano de 1922. Desde 1955, após inaugurar sua fábrica em Osasco, São Paulo, produz os mais variados tipos de lâmpadas para o mercado nacional e internacional. Entre lâmpadas nacionais e importadas, a OSRAM coloca à disposição do mercado brasileiro as mais avançadas tecnologias de iluminação existentes no mundo.

No País a empresa entregou ao Rio de Janeiro uma nova iluminação no monumento do Cristo Redentor, com 300 projetores de LED de última geração. E se responsabilizou pela iluminação da Arena Corinthians, em São Paulo, estádio da abertura da Copa do Mundo de 2014.

Além disso iniciou, em sua fábrica brasileira o desenvolvimento de luminárias LED, com produção de dois tipos de luminárias de  teto, AplikLED® e LED Moray®, e dois modelos indicados para instalação em parede, a FixLED® e a TrackLED®.

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Para conhecer em detalhe os fatos que marcaram os mais de 100 anos da OSRAM, dê uma olhada em sua linha do tempo:

1906 • Registro da marca OSRAM em Berlim.

1922 • Início das operações da OSRAM no Brasil.

1925 • Lançamento da lâmpada para farol BILUX®.

1954 • Lançamento da XBO®, lâmpada com tecnologia xenônio de alta pressão, e das primeiras lâmpadas de projeção cinematográfica.

1955 • Inauguração da fábrica da OSRAM na cidade de Osasco, localizada na Grande São Paulo.

1968 • Lançamento da lâmpada de alta intensidade POWERSTAR® HQI®.

1980 • Lançamento do reator eletrônico QUICKTRONIC®. Hoje, esses componentes possuem inteligência própria, como o QUICKTRONIC® INTELLIGENT®.

1983 • A OSRAM recebe, com a lâmpada XBO®, um OSCAR® em Hollywood por seus trabalhos ligados ao cinema. A qualidade e a alta performance desse produto foram os principais pontos para que a empresa recebesse o maior prêmio dentro do mercado cinematográfico mundial.

1985 • A OSRAM é pioneira na fabricação de lâmpadas eletrônicas economizadoras de energia, iniciando a família DULUX®.

1987 • Por conta de seus investimentos no desenvolvimento contínuo de seus produtos, a OSRAM recebe mais um OSCAR® da Academia de Hollywood pela lâmpada HMI®. As inovações que a empresa tem levado ao mercado cinematográfico são reconhecidas mundialmente.

1989 • A multinacional alemã realiza uma Joint Venture com a Mitsubishi, no Japão.

1993 • A OSRAM adquire a SYLVANIA, empresa norte americana especializada em iluminação.

1999OSRAM dá seus primeiros passos no mundo dos semicondutores, projeto que iria dar nome a uma área própria anos mais tarde, conhecida como OSRAM Opto Semiconductors.

2002 • Lançamento da linha POWERBALL® HCI®, uma das melhores lâmpadas cerâmicas de multivapores metálicos do mercado.

2004 • Lançamento da MINISTAR®, a menor lâmpada halógena refletora do mundo.

2005 • Recebe o prêmio New Product Showcase AWARD na feira Lightfair, em Nova York.

2006 • A marca OSRAM completa 100 anos de existência, presente com seus produtos em 159 países. E lança a luminária multifuncional, sem fio e com LED, DOT-it™.

2007 • Outra vez a OSRAM recebe uma das mais altas premiações dentro do universo áudio-visual: o Emmy® pela lâmpada HMI®. A Academia de Artes & Ciências Televisivas de Los Angeles, nos Estados Unidos, congratulou a empresa pelo desenvolvimento e aplicação dessa tecnologia.

2008 • Após uma série de inovações, a mesma linha de lâmpadas de vapor metálico que iluminou os Jogos Olímpicos de Munique em 1972, voltou a dar luz aos Jogos da China. A OSRAM é o primeiro fabricante a receber a aprovação da ONU para um programa de redução das emissões de CO2. O projeto Off Grid em Lake Victoria, no Quênia, consiste em substituir os lampiões de querosene por lâmpadas economizadoras de energia recarregáveis por energia solar. Ainda em 2008 a OSRAM recebe na Alemanha o Prêmio de Sustentabilidade do Ano por sua responsabilidade social, proteção ao meio ambiente e por agir de maneira sustentável para o desenvolvimento de seu negócio. E no mesmo ano assina em Hong Kong uma Joint Venture com a Traxon Technologies no desenvolvimento de sistemas de LEDs.

2009OSRAM Opto Semiconductors completa 10 anos de operações. No mesmo ano inaugura a fábrica de LEDs mais moderna do mundo em Penang (Malásia), com uma área de 35.000m² e mais de 200 funcionários.

2010 • Com luminárias LED exclusivas, a OSRAM ilumina Estádio de Durban, sede de jogos da Copa do Mundo de futebol na África do Sul.

2011 • Em março, a OSRAM entrega ao Rio de Janeiro a nova iluminação do monumento do Cristo Redentor, com 300 projetores de LED de última geração. Ainda em 2011 concluiu a compra da alemã Siteco Lighting, com foco em sistemas de LEDs para obras públicas, e das ações remanescentes da Traxon Technologies, líder mundial no fornecimento de sistemas profissionais com tecnologia LED.

2012 • A lâmpada de Xénon OSRAM D1S CBI é a primeira a alcançar a temperatura de cor de 5.000 graus Kelvin, a mais próxima da luz natural do sol. No mesmo ano, a OSRAM anuncia que será a responsável pela iluminação da Arena Corinthians, em São Paulo, estádio da abertura da Copa do Mundo de 2014. Ainda em 2012 com seu grande portfólio de soluções amigas do meio ambiente, anuncia que mais de 70% do total do volume de negócios no ano foi gerado a partir de produtos sustentáveis.

2013 • A OSRAM abre capital na Bolsa de Valores e torna-se oficialmente independente da Siemens ao oficializar spin-off. No mesmo ano inicia produção de luminárias LED na fábrica em Osasco, com produção de dois tipos de luminárias de  teto, AplikLED® e LED Moray®, e dois modelos indicados para instalação em parede, a FixLED® e a TrackLED®

2014 • A OSRAM Brasil cria canais no Facebook e no Youtube. Durante a Light+Building 2014, em Frankfurt (Alemanha), a OSRAM anuncia o desenvolvimento do LED mais eficiente do mundo, com incríveis 215 lumens por watt.

Referências

  1. O DIREITO PENAL COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE NA SOCIEDADE DE RISCO CAPITALISTA BRASILEIRA (PDF) ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA. 18 pp. (2013). Página visitada em 3 de junho de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.