Osteocondrite dissecante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Saúde.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde Fevereiro de 2008.

Osteocondrite dissecante é uma degenerescência de um osso logo abaixo de uma superfície articular, de que resulta destacarem-se fragmentos de osso e cartilagem que se separam do tecido ósseo normal que os rodeava.

A osteocondrite dissecante afecta vulgarmente o joelho e, de uma maneira geral, desencadeia-se durante a adolescência. A causa exacta é desconhecida, mas pensa-se que a doença seja devida à lesão de um pequeno vaso sanguíneo por baixo da superfície articular, lesão que pode ter origem num traumatismo. O fragmento destacado às vezes reimplanta-se, mas geralmente cai para dentro da articulação, tornando-se num corpo livre. Como sintomas, apontam-se uma sensação desconfortável de dor e um inchaço intermitente da articulação atingida; a presença de um corpo livre pode provocar crises de bloqueio articular.

A radiografia mostra a lesão da articulação e pode revelar a presença de qualquer corpo livre. Se o fragmento não estiver completamente separado, pode imobilizar-se a articulação num aparelho de gesso para permitir que ele se reimplante. Os corpos livres dentro do joelho podem ser removidos por meio de uma artroscopia.

A cratera deixado no osso por um fragmento destacado provoca uma solução de continuidade na lisura da superfície articular, aumentando as probabilidades do aparecimento de uma osteoartrite com a idade.

Ícone de esboço Este artigo sobre Patologia (doença) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.