Oswald Teichmüller

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Oswald Teichmüller
Matemática
Nacionalidade Alemanha Alemão
Nascimento 18 de junho de 1913
Local Nordhausen, Império Alemão
Morte 11 de setembro de 1943 (30 anos)
Local Rio Dnieper, União Soviética
Atividade
Campo(s) Matemática
Alma mater Universidade de Göttingen
Tese 1935: Operatoren im Wachsschen Raum
Orientador(es) Helmut Hasse

Oswald Teichmüller (Nordhausen, 18 de junho de 191311 de setembro de 1943) foi um matemático alemão.

Introduziu mapeamentos quasiconformes e métodos geométricos diferenciais em análise complexa.

Vida[editar | editar código-fonte]

Teichmüller nasceu em Nordhausen. Cresceu em Sankt Andreasberg e obteve o Abitur em 1931. Neste mesmo ano iniciou o estudo de matemática na Universidade de Göttingen. Entre seus professores estavam Richard Courant, Hermann Weyl, Otto Neugebauer, Gustav Herglotz e Edmund Landau. Teichmüller obteve o doutorado em 1935, orientado por Helmut Hasse.

Afiliou-se ao Partido Nazista em julho de 1931, tornando-se membro da SA em agosto de 1931. Em 1933 organizou o boicote de seu professor judeu Edmund Landau.[1] Em 1936 e 1937 frequentou cursos de Rolf Nevanlinna, que simpatizava com o Terceiro Reich, onde foi professor visitante e, como Luitzen Egbertus Jan Brouwer, era considerado pelos nazistas como "politicamente confiável" (Rudolf Hess foi responsável por esta avaliação).[2] Sob a influência de Nevanlinna, Teichmüller especializou-se na teoria de funções geométricas. Com autorização especial de Adolf Hitler, juntou-se à Wehrmacht em 1939 e foi morto em combate na Frente Oriental.

Matemática[editar | editar código-fonte]

A teoria dos espaços de Teichmüller (uma teoria de espaço módulo para superfícies de Riemann) foi desenvolvida por Lars Valerian Ahlfors, Lipman Bers e outros matemáticos. A representação de Teichmüller ou carácter de Teichmüller é uma construção com números p-ádicos.

A maior parte das obras de Teichmüller foi publicada no Deutsche Mathematik, um periódico extremamente ideológico fundado por Ludwig Bieberbach que continha além de artigos científicos também propaganda racial. Devido à natureza da publicação, seus artigos eram difíceis de serem encontrados em bibliotecas antes da publicação de seus collected works.

Publicações[editar | editar código-fonte]

Citação[editar | editar código-fonte]

Friedrich Ludwig Bauer:

" ... ele foi um gênio, mas como um nazista radical destacou-se vergonhosamente com sua agitação contra Landau e Courant." (em: Entzifferte Geheimnisse. Methoden und Maximen der Kryptologie.)

Referências

  1. Jüdische Mathematiker im "Dritten Reich"
  2. Lehto, Olli: Korkeat maailmat. Rolf Nevanlinnan elämä. Otava, 2001.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.