Osvio da Nortúmbria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Oswiu da Nortúmbria)
Osvio da Nortúmbria
Nascimento 612
Morte 15 de fevereiro de 670
Sepultamento Abadia de Whitby
Progenitores
Cônjuge Eanfleda, Rhiainfellt
Filho(a)(s) Aldfrith, Alhfrith de Deira, Aelfwino, Egfrido da Nortúmbria, Alfleda, Ostrida, Alhflæd
Irmão(ã)(s) Ebe de Coldingham, Osvaldo da Nortúmbria, Eanfrith da Bernícia
Ocupação monarca

Osvio (em inglês: Oswiu; em latim: Oswius/Osvius ou Osvigo (em inglês antigo: Ōswīg; em latim: Osvigus; c. 612 – 15 de fevereiro de 670) foi um rei da Bernícia.[1][2] Seu pai, Etelfrido da Nortúmbria, foi morto na batalha, lutando contra Redualdo da Ânglia Oriental e Eduíno da Nortúmbria no Rio Idle em 616. Junto com seus irmãos e os apoiadores deles, Osvio se manteve exilado até a morte de Eduíno em 633.

Após a morte de seu irmão Osvaldo, derrotado por Penda na Batalha de Maserfield em 5 de agosto 642, Osvio se tornou rei da Bernícia. Ele passou a próxima década na obscuridade, como um dos muitos reis sujeitos a Penda. Em 655, Penda invadiu a Bernícia, fazendo com que Osvio fosse antes dele. Os detalhes da campanha não são claros, mas Osvio inesperadamente derrotou e matou Penda. Esta vitória foi seguida por um imperium de curta duração de Osvio — ele é tradicionalmente considerado um Bretwalda — sobre boa parte da Grã-Bretanha. Ele se estabeleceu como rei de Mércia, destinando a seu genro Peada, filho de Penda, o cargo de rei subordinado.

A Dominação incontestada Osvio sobre a Grã-Bretanha durou apenas um curto período de tempo, terminando com uma revolta entre os mercianos que estabeleceu Vulfero, filho de Penda, como o rei deles. Uma solução negociada parece ter sido a preferida de ambos os lados para evitar a guerra. Divisões dentro da Igreja da Nortúmbria levaram ao Sínodo de Whitby em 664, onde Osvio concordou em resolver a controvérsia da Páscoa, adotando a datação romana. Seus últimos anos foram marcados por conflitos com seu filho Ealfrido. Osvio morreu em 670 e foi sucedido por seu filho Egfrido.

Referências

  1. Tristram, Hildegard L. C. (1997). Medieval Insular Literature Between the Oral and the Written, II: Continuity of Transmission (em inglês). Tübingen: Gunter Narr Verlag. p. 77 
  2. Pickles, Thomas (2018). Kingship, Society, and the Church in Anglo-Saxon Yorkshire (em inglês). Oxford: Oxford University Press. p. 103 
Ícone de esboço Este artigo sobre História do Reino Unido é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.