Oto Francisco da Áustria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Oto Francisco
Arquiduque da Áustria
Erzherzog Otto.JPG
Oto Francisco
Governo
Consorte Maria Josefa da Saxónia
Vida
Nascimento 21 de Abril de 1865
Graz, Áustria
Morte 1 de Novembro de 1906 (41 anos)
Viena, Áustria
Sepultamento Cripta Imperial de Viena
Filhos Carlos I da Áustria
Maximiliano Eugénio da Áustria
Alfred Joseph von Hortenau
Hildegard von Hortenau
Pai Carlos Luís da Áustria
Mãe Maria Anunciata de Bourbon-Duas Sicílias

Oto Francisco da Áustria (em alemão: Otto Franz Joseph von Österreich), (21 de abril de 18651 de novembro de 1906) foi o irmão mais novo do arquiduque Francisco Fernando cujo assassinato levou ao inicio da Primeira Guerra Mundial. Era também pai de Carlos I, último imperador da Áustria.

Família[editar | editar código-fonte]

Oto Francisco era o segundo filho do arquiduque Carlos Luís da Áustria e da sua segunda esposa, a princesa Maria Anunciata de Bourbon-Duas Sicílias. Era sobrinho do imperador Francisco José I da Áustria e do imperador Maximiliano I do México. Os seus avós paternos eram o arquiduque Francisco Carlos da Áustria e a princesa Sofia da Baviera. Os seus avós maternos eram o rei Fernando II das Duas Sicílias e a arquiduquesa Maria Teresa Isabel da Áustria.[1]

Casamento e Descendência[editar | editar código-fonte]

Oto com a mãe Maria e o irmão Francisco Fernando.

No dia 2 de outubro de 1886, Oto casou-se com a princesa Maria Josefa da Saxónia, filha do rei Jorge I da Saxónia. Tiveram dois filhos:

Contudo, o casamento foi infeliz já que Oto traiu a esposa várias vezes. De uma das suas amantes, Marie Schleinzer, teve dois filhos:

  • Alfred Joseph von Hortenau (10 de novembro de 1892 – 1957)
  • Hildegard von Hortenau (7 de março de 1894 –)

Morte[editar | editar código-fonte]

Oto esteve doente nos últimos dois anos da sua vida, tendo-se retirado quase completamente da vida pública. Passou o seu primeiro ano de doença no Egipto, mas as melhoras que teve foram temporárias, por isso regressou à Áustria onde passou os seus últimos meses gravemente doente.

Rumor[editar | editar código-fonte]

Oto era conhecido por "Otto der Schöne" (o bonito). É lembrado devido a uma história muito conhecida na época que dizia que o arquiduque tinha sido visto num corredor do Hotel Sacher, prestes a entrar no quarto de uma senhora completamente nu à excepção de uma espada que levava à cintura. [carece de fontes?]

Referências

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Oto Francisco da Áustria