Otto Alencar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o matemático, veja Otto de Alencar.
Otto Alencar
Otto Alencar
Senador pela Bahia Bahia
Período 1º de fevereiro de 2015
até a atualidade
48º Governador da Bahia Bahia
Período 6 abril de 2002
até 31 dezembro de 2002
Antecessor(a) César Borges
Sucessor(a) Paulo Souto
Vice-Governador da Bahia Bahia
Período De 1° de janeiro de 1999
até 5 de abril de 2002
De 1º de janeiro de 2011
até 31 de dezembro de 2014
Deputado Estadual da Bahia Bahia
Período 1° de fevereiro de 1987
até 31 de dezembro de 1998
Secretário de Estado de Saúde da Bahia Bahia
Período 1990 até 1994
Dados pessoais
Nascimento 28 de agosto de 1947 (76 anos)
Nacionalidade brasileiro
Partido PSD
Profissão Médico e Professor

Otto Roberto Mendonça de Alencar (Ruy Barbosa, 28 de agosto de 1947) é um político, médico e ex-professor brasileiro, casado com Márcia Eumar Félix Santos de Alencar, e tem três filhos. Foi o 48º Governador do Estado da Bahia, também foi vice-governador e atualmente é senador.

Biografia

Otto Alencar nasceu no município baiano de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina. Filho de Vilobaldo Rocha de Alencar e Josenita Mendonça de Alencar, foi educado em conformidade com os costumes do interior. Em Ruy Barbosa, estudou em colégio público até o ginásio. Aos 11 anos, decidiu se tornar médico após ver o seu avô ser atropelado e morto em sua frente. Para seguir a sua vocação, Otto teve que se mudar para Salvador, onde cursou o segundo grau, no Colégio Dois de Julho.

Medicina e Capoeira

Otto Alencar prestou vestibular para Medicina e entrou na Universidade Federal da Bahia. Durante os estudos, ele teve contato com a capoeira, treinando na academia de Mestre Bimba, que na época ficava próximo a sua faculdade. Tornou-se amigo de Bimba e aprendeu muito com ele.

Formou-se no ano de 1972, fez residência médica no Hospital Getúlio Vargas, na Bahia, especialização em prótese do quadril no Hospital das Clínicas de São Paulo e fez curso de medicina do Trabalho e Saúde Ocupacional na UCSAL. Sua carreira como médico começou em 1973, quando tornou-se médico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Durante sua carreira também foi chefe do serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas, médico do trabalho do Centro Industrial de Aratu e Professor Assistente da Faculdade de Medicina da UFBA, além de ter trabalhado no Hospital Santo Antônio

Vida Pública

A vida pública de Otto Alencar teve início em 1985 ao se candidatar a vice-prefeito de Salvador, na chapa de Edvaldo Brito. Em 1986, foi eleito pela primeira vez para a Assembleia Legislativa como deputado estadual constituinte, pelo PTB. Foi eleito deputado estadual em 1990 e 1994, desta vez pelo PL, sendo o mais votado nas duas eleições. Entre 1990 e 1994, assumiu a Secretaria Estadual da Saúde, quando foi inaugurado, por exemplo, a Maternidade Albert Sabin, no bairro de Cajazeiras, em Salvador.

Governador e secretário

Em 2002, Otto foi governador da Bahia de abril a dezembro daquele ano, chegando a ser eleito um dos cinco melhores governadores do país.[carece de fontes?] Em 2003, foi secretário da Indústria, Comércio e Mineração até 8 de outubro de 2004, quando assumiu o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios até 30 de março de 2010. Foi eleito vice-governador da Bahia em outubro de 2010, e em janeiro do ano seguinte assumiu a Secretaria Estadual de Infraestrutura, até 28 de março de 2014. Neste cargo, foi eleito pelos deputados da Assembleia Legislativa o melhor secretário do governo por duas vezes, em 2011 e 2012.

PSD e Eleições 2014

Em setembro de 2011, Otto Alencar fundou o Partido Social Democrático (PSD), junto com o então prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Atualmente Otto é presidente do PSD na Bahia, e é candidato pela legenda ao cargo de Senador, nas eleições de 2014, na chapa do candidato a governador Rui Costa (PT) e seu vice João Leão (PP).

Ligações externas