Oulad Teïma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marrocos Oulad Teïma
أولاد تايمة (Awlād Tāymah)
Ouled Teima, Houara
 
—  Comuna  —
Brasão de armas de Oulad Teïma
Brasão de armas
Oulad Teïma está localizado em: Marrocos
Oulad Teïma
Localização de Oulad Teïma em Marrocos
30° 24' N 9° 13' O
Região Souss-Massa-Drâa
Província Tarudante
Altitude 130 m (427 pés)
População (2004)[1]
 - Total 66 183
 - Estimativa (2010) 70 343

Oulad Teïma (em árabe: أولاد تايمة; transl.: Awlād Tāymah; em tifinagh: ⵡⵍⴰⴷ ⵜⴰⵢⵎⴰ), também chamada ou grafada Ouled Teima ou Houara, é uma cidade do sudoeste de Marrocos, situada entre Agadir e Tarudante, que faz parte da província de Tarudante e da região de Souss-Massa-Drâa. Em 2004 tinha 66 183 habitantes.[1] Em 2010 estimava-se que tivesse 70 343 habitantes.[2]

Geografia e clima[editar | editar código-fonte]

Oulad Teïma situa-se na planície do Suz (Souss), numa área ligeiramente inclinada segundo um eixo sudeste-noroeste. Do ponto de vista geológico, a região apresenta formações do Quaternário na forma de areia mais ou menos consolidada.

O clima é marcado pela influência oceânica, das montanhas próximas e do deserto do Saara. A influência saariana faz-se sentir através do chergui, o vento quente que sopra de sudeste. Estima-se que a precipitação média anual seja de 250 mm, concentrando-se a chuva principalmente entre dezembro e fevereiro.

A temperatura média anual ronda os 20°C, variando entre os 10°C meses mais frios e os 30°C nos meses mais quentes.

A cidade está rodeada de campos agrícolas e de florestas de argões

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c Royaume du Maroc - Haut-Comissariat au Plan. Recensement général de la population et de l'habitat 2004 (em francês) www.lavieeco.com Jornal La Vie éco. Visitado em 28 de dezembro de 2011.
  2. Maroc: Les villes les plus grandes avec des statistiques de la population (em francês) gazetteer.de World Gazeteer. Visitado em 23 de dezembro de 2011.