Oulton Park

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Idiomas
Este artigo ou seção foi traduzido de um projecto Wikipédia noutro idioma. Esta barra serve como referência para este artigo.
Oulton Park
Desenho do Circuito de Oulton Park.
Local Chester,  Inglaterra
Principais eventos Campeonato Britânico de Fórmula 3
Comprimento
do circuito
4.307 km (2.692 mi)
Curvas 8
Pole (, , )
Volta mais rápida
na prova
1:29.49 (Sebastian Hohenthal, Fórmula 3 britânica, 2007)

Oulton Park é um autódromo inaugurado no ano de 1953 situado no condado de Cheshire, Inglaterra, a 21 quilômetros da cidade de Chester.

O circuito completo tem a extensão de 4.307 km, cujo recorde de volta de 1:29.49 pertence a Sebastian Hohenthal, durante a temporada de 2007 da Fórmula 3 Britânica. Existem duas variantes curtas de 3.616 e 2.656 km, que recortam ou eliminam a seção à beira do lago. Knickerbrook deveria ser uma curva semelhante à Tamburello do autódromo Autódromo Enzo e Dino Ferrari antes de 1995, mas depois da morte de Paul Warwick em 1991, esta seção passou a ter uma chicane.

Atualmente o circuito só recebe os principais campeonatos de desportos motorizados do Reino Unido: Turismo, Fórmula 3 e Superbikes; o grande ausente são os Gran Turismos (GT's).

International Gold Cup[editar | editar código-fonte]

A International Gold Cup ("Taça Internacional do Ouro") é uma corrida de monolugares que se disputa desde 1954 em Oulton Park. No início, a taça servia como fim não pontuável do campeonato de Fórmula 1. Entre os vencedores encontram-se os campeões de Fórmula 1 Jack Brabham, Jackie Stewart, Jim Clark, Denny Hulme e John Surtees; os maiores vencedores são Surtees e Stirling Moss, com cinco triunfos.

Quando os custos destes carros os levaram a restringir ao calendário oficial, a corrida passou a disputar-se na Fórmula 5000 e finalmente na Fórmula 3000. A International Gold Cup ressurgiu em 2002 como uma corrida de automóveis históricos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]