Óvoa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ovoa)
Ir para: navegação, pesquisa
 Portugal Óvoa  
—  Freguesia  —
Óvoa está localizado em: Portugal Continental
Óvoa
Localização de Óvoa em Portugal
40° 22' 50" N 8° 07' 52" O
País  Portugal
Concelho SCD1.png Santa Comba Dão
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 18,20 km²
População (2011)
 - Total 837
    • Densidade 46/km2 
Orago São Martinho de Tours

Óvoa é uma freguesia portuguesa do município de Santa Comba Dão, distrito de Viseu, com 18,20 km² de área e 837 habitantes (2011). Possui uma densidade populacional de 46 hab/km².

Óvoa foi vila e sede de concelho até à década de 1830. Era naquela época constituído pelas freguesias da sede, Almaça e Farinha Podre e tinha, de acordo com o censo de 1801, 1 503 habitantes e 27 km². Com a reforma administrativa de 1836 o município de Óvoa foi desmembrado por vários concelhos vizinhos, estando as freguesias que o constituíam hoje repartidas pelos atuais municípios de Mortágua, Penacova e Santa Comba Dão.

No século XX faziam parte da freguesia de Óvoa as aldeias de: Óvoa, Soito, Cagido, Venda do Sêbo, Lameiras, Vale Couço, Oveiro, Chamadouro e Foz do Dão.

Com a construção da Barragem da Aguieira, durante a década de 1970, a aldeia de Foz do Dão é submersa pelo lago criado pela barragem. Surge então, numa área do Soito a aldeia de Nova Foz do Dão, criada com o objectivo de realojar os habitantes da Foz do Dão.

Património[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.