Oxigénio líquido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O oxigénio líquido (português europeu) ou oxigênio líquido (português brasileiro), também denominado por LOx, LOX ou Lox pela indústria aeroespacial, é a uma das formas do elemento oxigénio. É extraído do ar atmosférico por destilação fracionada. Ele apresenta uma cor azulada e é fortemente paramagnético.[1] Nas CNTP, o oxigénio torna-se líquido à temperatura -182,96 °C (ponto de ebulição) e seu ponto de fusão a −222,65 °C). No estado líquido, sua densidade é de 1,141g/cm³, sendo moderadamente criogênico.[2][3] O volume de um litro de oxigénio na forma liquida equivale aproximadamente ao de 860 litros de oxigénio gasoso.

Utiliza-se principalmente na área aeroespacial e militar como oxidante dos combustíveis e para produção de explosivos, sua utilização secundária é para fins industriais e médicos. Outra maneira de se obter o oxigênio líquido é elevar o oxigênio a baixas temperaturas por um grande tempo. Mas usando esse modo de preparo o contato com o oxigênio pode causar queimaduras e imobilidade da parte exposta por tempo indeterminado.

Ver também

Referências

  1. John W. Moore; Conrad L. Stanitski; Peter C. Jurs (21 January 2009). Principles of Chemistry: The Molecular Science. [S.l.]: Cengage Learning. pp. 297–. ISBN 9780495390794. Consultado em 3 April 2011  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  2. http://www.chemistry.ohio-state.edu/ehs/handbook/gases/cryosafe.htm
  3. http://www.lindecanada.com/en/aboutboc/safety/cryogenic_liquids/characteristics.php
Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.