Pássaro-lira soberba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPássaro-lira-soberba
Lyrebird.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Menuridae
Género: Menura
Espécie: M. novaehollandiae
Nome binomial
Menura novaehollandiae
Latham, 1801

O Pássaro Lira[carece de fontes?] (Menura novaehollandiae) é um passerídeo grande. Tem um comprimento de 100 cm, com plumagem castanha na parte superior do corpo e plumagem cinzenta na parte inferior. Tem asas arredondadas e pés fortes. O pássaro-lira soberba é uns dos maiores pássaros (depois do corvo do bico grosso e o corvo comum).

O macho polígamo tem uma cauda muito elegante. A cauda consiste em dezesseis penas largas, as duas mais exteriores das quais têm forma de uma lira. Dentro destas tem duas penas protetoras e doze penas largas e delicadas que parecem com a renda. Leva sete anos até que a cauda desenvolva-se completamente. Durante a exibição do cortejo o macho desdobra a cauda e lança-a para a frente por cima da sua cabeça. Depois de acasalar, a fêmea põe um só ovo no ninho, o qual tem forma de cúpula.

Esta espécie é muito conhecida pela sua magnífica capacidade de imitar muito bem quase qualquer som. O documentário A Vida das Aves (The Life of Birds em inglês) inclui uma cena famosa na que este pássaro imita, entre outras coisas, o som de uma câmera, o canto de uma Kookaburra, o alarme de em carro, e o ruído de uma motosserra. Durante sua exibição de acasalamento, cerca de 80% dos sons que reproduz, são copiadas de outras espécies. Todas as aves da floresta são facilmente plagiadas. Todas as suas imitações são tão boas que chegam a ser uma cópia exata do original. Frequentemente animais de outras espécies imitadas, são totalmente enganadas.

Esta espécie é originária da Austrália, e habita as florestas de Victoria e de Queensland. Alimenta-se de animais pequenos, os quais caça por cima do chão da floresta.

Como as demais aves australianas (como o emú) o pássaro-lira soberba é um símbolo popular, e até encontra-se na moeda australiana de dez centavos.