Pêra Rocha do Oeste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A pera-rocha é uma variedade de pera, originária de Sintra, Portugal. Presentemente, a sua produção, é uma Denominação de origem protegida e fica situada na região do Oeste, pelo que passou a ter o nome de pera-rocha-do-oeste [1] . No Brasil ela é conhecida como pera-portuguesa.

Pera-rocha.

A região do Oeste faz exportar 52.640 toneladas (valores de 3 Maio 2013) de pera-rocha para: Reino Unido, Brasil, França, República da Irlanda, Rússia, Suíça, Polónia, Países Baixos,Marrocos,Canadá e Espanha [carece de fontes?].

História[editar | editar código-fonte]

Em 1836, com origem numa árvore obtida por semente ocasional [2] , foi identificada uma pereira diferente, na propriedade de Pedro António Rocha, situada no concelho de Sintra, cujos frutos eram de uma qualidade invulgar. Essa pera passou a ter a denominação de “Pera Rocha do Oeste” [3] .

Produção[editar | editar código-fonte]

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

É nos municípios do oeste de Portugal que se concentra-se as produções de pera-rocha, destacando-se o Cadaval com uma área de cultivo de 2.073 hectares e um expressivo em crescimento na última década, o concelho do Bombarral cuja área plantada de 1.934 hectares aumentou apenas de 2% na última década.

Produção da pêra-rocha no Oeste.
Produção da Pera-rocha no Oeste
Municípios Área cultivada em ha
Torres Vedras, Caldas da Rainha, Bombarral, Cadaval > 1000 ha
Alcobaça, Óbidos, Lourinhã, Mafra > 500 ha
Marinha Grande, Vila Nova de Ourém, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Peniche, Leiria, Alenquer, Santarém, Rio Maior, Cartaxo, Nazaré, Batalha, Azambuja, Porto de Mós, Vila Franca de Xira, Torres Novas, Alcanena, Tomar, Ferreira do Zêzere < 500 ha

Produz-se também pera-rocha, embora em menores quantidades, no Alentejo (nos concelhos de Ferreira do Alentejo e Elvas), nos Trás-os-Montes (Concelho de Carrazeda de Ansiães), Minho (município de Braga) e em Beira Interior (em Lamego, na Guarda, na Manteigas, na Covilhã, em Belmonte e no Fundão).

Percentual de produção de pêra-rocha no Oeste.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

A pera-rocha também é produzida no Brasil há vários anos, e o estado de Santa Catarina é a pioneira na produção desta fruta, com o plantio de 45.000 mudas importadas de Portugal em três fazendas. O seu rendimento por hectare é comparável ao da maçã. Também é cultivada no interior de São Paulo [carece de fontes?].

Referências

  1. Pêra Rocha do Oeste - DOP DRAP - Ministério da Agricultura. Página visitada em 9 de Junho de 2011.
  2. Pêra Rocha do Oeste - Denominação de Origem Protegida Sabores. Página visitada em 9 de Junho de 2011.
  3. Pêra Rocha Coopval. Página visitada em 9 de Junho de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Botânica é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.