Pópis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Pópis
Língua original Espanhol
Idade 8
Origem México
Dublagem Martha Volpiani (Brasil)
Temporada(s) 1974-1979;1980-1992
Série Chaves
Primeira aparição O Festival da Burrice (1974)
Última aparição Aulas de Inglês (1992)
Interpretado por Florinda Meza
Projecto Televisão  · Portal Televisão

La Popis (Pópis no Brasil) é uma personagem da série El Chavo del Ocho.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Sobrinha de Dona Florinda e prima do Quico, é uma garota boba, mas também muito vaidosa e feminina, uma situação que Chiquinha explora para se favorecer, dado que Chiquinha não é tão vaidosa e asseada quanto Pópis, o que causa certa inveja a ela.

Frequenta a escola com outras crianças da vizinhança, usa um vestido cor-de-rosa e está sempre acompanhada de sua boneca Serafina. É apaixonada por Nhonho, mas isso é explorado em apenas alguns episódios., tanto que no desenho, demonstra ter certa queda por Godinez, e em alguns episódios parece não corresponder ao interesse de Nhonho por ela.

Na série[editar | editar código-fonte]

Pópis foi introduzida no episódio "Festival de Burrice" de 1974, entre os vários personagens criados por Roberto Goméz Bolaños para cobrir o desfalque do afastamento de María Antonieta de las Nieves, intérprete da Chiquinha, devido à gravidez da atriz.

Entretanto a personagem foi retirada da série após Bolaños receber a carta de um telespectador, pai de um garoto fanho, que se dizia indignado com a representação do distúrbio na série. A personagem voltou um ano depois com uma voz sem este problema e o homem disse que se não acabasse com isso iria parar de ver os seriados de Chespirito. Na versão brasileira, ocorreu o contrário. Nos primeiros episódios, Pópis não era fanha, mas acabou ficando nos episódios seguintes.

Após a saída de Carlos Villagrán, a participação da personagem aumenta na série assim como Nhonho para exercer as funções de Quico em certos episódios especialmente quando há necessidade de um protegido da Dona Florinda.

Na série animada[editar | editar código-fonte]

Pópis participa da versão animada da série, normalmente substituindo a função de Chiquinha. Em certos episódios, ela inclusive demonstra interesse romântico em Chaves e uma personalidade mais travessa.

Bordões[editar | editar código-fonte]

  • Eu vou contar tudo pra minha mãe/tia!
  • Conta tudo pra sua mãe, (nome do personagem)!
  • Mas eu vou te acusar!
  • Presente, querido professor!

Relação com outros personagens[editar | editar código-fonte]

Chaves - A relação de Pópis com Chaves, na série, pode ser resumida como de uma pequena amizade, mas não passa disso, apesar do que acontece na versão animada, como com as outras crianças da vila, ambos brigam e pouco depois voltam a ser amigos. Na série animada, ela demonstra em tem uma queda pelo Chaves quando está com ciúmes em relação à Paty.

Quico - Pópis adora o seu primo, e quando alguém desrespeita o Quico ou quando acontece alguma coisa com ele, ela diz para o seu primo contar tudo para a mãe dele.

Seu Madruga - Não é comum vê-los juntos, e ao se relacionarem não possuem uma relação muito amistosa, porém, isso não muito demonstrado na versão do desenho animado.

Nhonho - Pópis adora o Nhonho, ela é apaixonada por ele(na série), embora que, na série animada, isso não seja demonstrado.

Chiquinha - Pópis vê em chiquinha uma rival, apesar do que alguns fãs mais assíduos do seriado pensam, a rivalidade das duas é muito mais do que aparenta, até mais do que a de Chiquinha com a Paty, como se pode ver em alguns episódios, discussões e brigas entre as duas. É incomum ver as duas em harmonia.

Dona Florinda - Pópis adora sua tia Florinda, é uma das crianças que sua tia não considera parte da gentalha.

Professor Girafales - Uma simples relação de Professor e aluna, se bem que em alguns episódios, parte para o lado pessoal, quando Pópis ofende o Professor chamando-o de Linguiça e vê-se que foi intencional, fora isso, Girafales, adora corrigir a fala da personagem ou como a maioria, quando ela dá alguma informação errada nas aulas.

Godinez - Ambos possuem uma boa relação entre colegas de escola, embora não sejam muito comum eles se interagir.

Paty - No seriado, Paty e Pópis não possuem um relacionamento definido, sendo tratada apenas como colegas de classe. Na série animada, a relação entre elas é a mesma relação de rivalidade entre Paty e Chiquinha. Em outros episódios do desenho, essa rivalidade é raramente vista, fazendo que Pópis e Paty apareçam como boas amigas.