Pórfiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Amostra de pórfiro
Pavimentação com pórfiro

Pórfiro é uma rocha do grupo das rochas ígneas, de textura porfirítica na qual os fenocristais perfazem mais de 50% do volume da rocha.

O pórfiro é o produto de erupções vulcânicas antigas, com uma idade compreendida entre o Pré-Câmbrico e o Mesozóico. São do tipo ácido ou intermédio. Formaram-se provavelmente a partir de escoadas de lava muito extensas ou de explosões violentas e ulteriores deposições de materiais eruptivos expulsos por vulcões de tipo fissural. Os minerais principais contidos nos pórfiros são o quartzo, os feldspatos alcalinos e a biotita. Entre os minerais acessórios figuram a hornblenda, várias plagioclásios, a magnetita, a apatita, o topázio e o zircão.

Aplicações[editar | editar código-fonte]

Os pórfiros constituem um dos materiais rochosos preferidos para a pavimentação e revestimento dos edifícios. Utilizam-se também como balastro para as travessas ferroviárias e para a preparação de carris e de estradas antes de serem asfaltadas. Menos conhecida, mas igualmente importante é a associação destas rochas com os jazigos minerais mais valiosos, como os de urânio, de molibdénio ou de pirite e cobre, conhecidos como depósitos porfiríticos de cobre. Muito mais conhecida é a pavimentação de praças e ruas com os paralelipípedos de pórfiro, que pode ser vista nos centros históricos de muitas localidades, como em Lisboa.

Referências[editar | editar código-fonte]

Base de Dados de Rochas do Museu Geológico <http://e-geo.ineti.pt/bds/geobases/petrografia/rochas.aspx?ID=15>

Ícone de esboço Este artigo sobre um mineral ou mineraloide é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.