Grêmio Osasco Audax

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de PAEC)
Osasco Audax
Nome Grêmio Osasco Audax
Alcunhas Vermelhinhos[1]
Audax-SP
Audaxcioso
Arsenal de Osasco
Guerreirinhos de Osasco
GOA
Mascote Garoto audacioso
Principal rival Grêmio Osasco
Grêmio Barueri
Oeste FC
Fundação 8 de dezembro de 1985 (38 anos)
Estádio José Liberatti
Capacidade 17 430 pessoas
Proprietário(a) Mário Teixeira[2]
Presidente Renato dos Santos Botega [3]
Treinador(a) Robélio Cavalinho[4]
Patrocinador(a) CSN
Material (d)esportivo Jaboticabal Uniformes Profissionais
Competição São Paulo Campeonato Paulista - Série A4
Website audaxsp.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Grêmio Osasco Audax (conhecido apenas por Audax ou Osasco Audax) é um clube brasileiro de futebol sediado na cidade de Osasco, região metropolitana do estado de São Paulo. Foi fundado em 8 de dezembro de 1985[5] por Eduardo Silva, Blasio Konzen (2016), Joao Paulo de Sousa Filho e Antunes Martinez. Suas cores são vermelho e branco. Atualmente, o clube disputa a Série A4 do Campeonato Paulista, equivalente ao quarto nível estadual.

Mantém seu centro de treinamento na Vila Yolanda e um estádio na Cidade de Deus, dentro do Bradesco, onde a base do Audax manda seus jogos. Depois de passagens pelo Pacaembu, Rua Javari, Nicolau Alayon, Alfredo Chiavegato, atualmente manda seus jogos no estádio José Liberatti, na cidade de Osasco. Até o mês de julho de 2011 era denominado como Pão de Açúcar Esporte Clube (PAEC), depois mudou para Audax SP Esporte Clube, como ficou conhecido até dezembro de 2013.

No dia 22 de setembro de 2013, o clube foi comprado pelo Grêmio Osasco, juntamente com o Audax Rio de Janeiro Esporte Clube,[6] e passou a receber a denominação atual. Em 2016, o Audax chegou até a final do Campeonato Paulista quando perdeu a final para o Santos por 1 a 0 . A equipe ainda é lembrada pelo estilo de jogo diferente de Fernando Diniz.[7]

O Audax também possui grande destaque no futebol feminino, tendo conquistado a Copa do Brasil de 2016 e a Libertadores da América de 2017 em parceria com o Corinthians.[8]

História[editar | editar código-fonte]

Fundação e início como projeto social[editar | editar código-fonte]

O Pão de Açúcar Esporte Clube foi fundado no dia 8 de dezembro de 1985 pelo empresário Abílio Diniz[9] como um time formador de atletas, constituindo de um projeto social para proporcionar oportunidade de práticas esportivas para crianças de 7 a 14 anos. Essa foi uma iniciativa para iniciar o apoio do Grupo Pão de Açúçar a projetos sociais e de formação de atletas. Porém, neste início, as modalidades eram focadas no atletismo.[10][11][12]

A entrada do futebol e categorias de base[editar | editar código-fonte]

O futebol só começou em 2003, com a realização da Super Copa Compre Bem. A competição reuniu cerca de 70 mil garotos e, destes, 72 foram escolhidos para fazer parte das equipes Sub 15 e 17, que, no ano seguinte, representariam o clube nos campeonatos estaduais. Dessa forma, as primeiras equipes de futebol do ainda Pão de Açúcar foram montadas com foco na futura profissionalização e formação de novos talentos para o futebol brasileiro.

Assim, a equipe se filiou à FPF no início de 2004, pelo nome Pão de Açúcar Esporte Clube,sendo considerado indiretamente como " clube formador".[13]

Logo no início, as equipes conquistaram diversos resultados importantes, dando ao Pão de Açúcar uma perspectiva de anos promissores.

Parceria e profissionalização[editar | editar código-fonte]

Os jovens cresceram e chegaram à idade de se profissionalizarem. Assim, buscando adentrar em competições oficiais para dar novas oportunidades aos jovens jogadores formados, o Pão de Açúcar buscou formar parcerias para fortalecer seu departamento de futebol, culminando em seu crescimento. Por isso, no ano de 2006, o clube firmou uma parceria com o Juventus e emprestou seus atletas para a disputa da Série A1 do Campeonato Paulista em 2006. O oitavo lugar do time da capital animou a diretoria do Pão de Açúcar Esporte Clube (PAEC), que no ano seguinte inscreveu a equipe na disputa da Quarta Divisão do Campeonato Paulista, denominada Segunda Divisão pela Federação Paulista de Futebol.

Primeira partida oficial[editar | editar código-fonte]

A primeira partida oficial dos profissionais do clube foi no dia 7 de abril de 2007, contra o Jabaquara, válida pela Quarta Divisão do Campeonato Paulista.[14][15] Lima marcou dois gols pelo PAEC e o resultado final foi 2×2. 357 pessoas foram assistindo no jogo.

Apesar da Eliminação na 2ª Fase, ficando na 3ª colocação num grupo em que os dois primeiros garantiam vaga à fase seguinte (naquele ano, passaram no grupo do PAEC as equipes do Batatais e ECUS), a equipe conseguiu grandes resultados, como a maior goleada no torneio (Audax 9 a 0 no Guarujá, em 30 de junho de 2007) e a maior goleada da 1ª fase da competição (Audax 6 a 0 no Barcelona, em 28 de abril de 2007). Neste mesmo ano, o clube também participou pela primeira vez da Copa São Paulo de Futebol Júnior, além de ter conseguido chegar até as finais dos campeonatos Sub 15 e 17.

Rápida ascensão[editar | editar código-fonte]

Primeiro título profissional[editar | editar código-fonte]

A partir de 2008, iniciou-se uma ascensão da equipe, que conquistou dois acessos consecutivamente, alcançando a Série A2.

Em 2008, a equipe disputou novamente a Série B, mas realizou uma campanha muito melhor do que a do ano anterior. Na 1ª fase, num grupo composto por 8 equipes, sendo elas o Grêmio Osasco (Osasco), Taboão da Serra (Taboão da Serra), Guarujá (Guarujá), São Vicente (São Vicente), Osasco FC (Osasco), Paulistano de São Roque (São Roque) e Jabaquara (Santos), a equipe conseguiu terminar em 2º, atrás apenas do Grêmio Osasco, que ironicamente seria seu futuro comprador no final de 2013. A campanha do na época Pão de Açúcar foi a seguinte:[16]

Pos Times Pts J V E D GP GC SG % Expulso Penalizado com cartão amarelo TF Classificação ou rebaixamento
2  Pão de Açúcar 26 14 8 2 4 31 17 +14 61,9 1 29 262 Classificado à 2ª fase da Série B 2008

Na 2ª fase, a equipe enfrentou outras 5 equipes. Estas eram: Guaçuano (Mogi Guaçu), ECUS (Suzano), Guariba EC (Guariba), Fernandópolis (Fernandópolis) e Saltense

(Salto). Ao contrário da 1ª fase, a equipe conseguiu passar em 1º lugar, passando junto com o Guaçuano a 3ª fase.[16]
Pos Times Pts J V E D GP GC SG % Expulso Penalizado com cartão amarelo TF Classificação ou rebaixamento
1  Pão de Açúcar 24 10 8 0 2 28 11 +17 80 0 23 192 Classificado à 3ª fase da Série B 2008

Na 3ª fase, que valia o acesso à Série A3 2009, o PAEC enfrentou 3 equipes, sendo Campinas (Campinas), Red Bull Brasil (Campinas) e Américo (Américo Brasiliense). A equipe terminou líder de seu grupo, sendo uma das equipes classificadas à 4ª fase (final do campeonato) e garantido o acesso.[16][17]

Pos Times Pts J V E D GP GC SG % Expulso Penalizado com cartão amarelo TF Classificação ou rebaixamento
1  Pão de Açúcar 12 6 4 0 2 16 12 +4 66,6 0 11 94 Classificado à Série A3 2009 e à final da Série B 2008

Na 4ª fase (final), a equipe enfrentou o Batatais, da cidade de Batatais. A final foi disputada em partidas de ida e volta, sendo que o então Pão de Açúcar teve a vantagem de realizar o jogo de volta em casa por ter melhor campanha. Em ambas as partidas, a equipe do PAEC venceu por 2 a 1, derrotando o Batatais pelo placar agregado de 4 a 2 e com isso sagrou-se campeão da Série B 2008, conquistando o primeiro título do clube no futebol profissional e o primeiro título a nível estadual.[18][19][20][21][22] O autor do gol do título foi Sérgio Lobo.[22]

Em categorias de base, a equipe continuou conquistando diversos resultados positivos, Nesse ano, a equipe conquistou sua melhor campanha na história na Copa São Paulo de Futebol Júnior até então, chegando até as oitavas-de-final, sendo eliminado apenas pelo Santos por 1 a 0.

Além disso, a equipe conquistou o título de campeão do Campeonato Paulista de Futebol - Sub-17 de 2008, ao derrotar o Barueri na final.

Rápida passagem pela Série A3 e acesso[editar | editar código-fonte]

No ano seguinte, a equipe realizava sua estreia na Série A3. O torneio foi disputado em três fases, sendo elas as seguintes:

  • Primeira fase: Os 20 participantes jogam todos contra todos, em turno único. As 8 equipes que mais somarem pontos nessa etapa classificam-se para a segunda fase. Os quatro últimos colocados serão rebaixados para a Série B em 2010.
  • Segunda fase: Os 8 classificados são divididos em 2 grupos de 4 equipes. Todos se enfrentam em turno e returno. Os dois primeiros colocados de cada grupo, estarão promovidas à Série A2 de 2010, sendo que os primeiros colocados de cada grupo passam para a fase final.
  • Final: Os 2 finalistas disputam entre si dois jogos finais, que estabelecem o campeão da Série A3.

Na 1ª fase, a equipe do Pão de Açúcar ficou em 2º lugar, atrás apenas do Votoraty, de Votorantim, ficando a 4 pontos deste. A campanha a equipe foi a seguinte:[23]

Pos Times Pts J V E D GP GC SG % Expulso Penalizado com cartão amarelo TF Classificação ou rebaixamento
2 Pão de Açúcar 35 19 11 2 6 31 27 +4 61,4 7 44 302 Classificado à 2ª fase da Série A3 2009

Na 2ª fase, a equipe foi alocada no Grupo 3 que, de acordo com o artigo 7 do regulamento,[24] seria composto da seguinte forma:

Grupo 3
2º Colocado da Primeira Fase
3º Colocado da Primeira Fase
6º Colocado da Primeira Fase
7º Colocado da Primeira Fase

Dessa forma, o grupo do PAEC foi composto pelas seguintes equipes:

No total, a equipe do Pão de Açúcar disputou 6 partidas nessa fase, sendo que seu desempenho foi suficiente para terminar em 2º lugar no grupo, atrás apenas do Grêmio Osasco.[25][26][27][28]

Dessa forma, o PAEC conquistou um inédito acesso à Série A2 2010, apesar de não conseguir a vaga para disputar a Final do campeonato. Sua campanha nessa fase foi a seguinte:[25]

Pos Times Pts J V E D GP GC SG % Expulso Penalizado com cartão amarelo TF Classificação ou rebaixamento
2 Pão de Açúcar 9 6 3 0 3 14 11 +3 50 2 11 88 Classificado à Série A2 2010

Assim, a equipe terminou o torneio na 3ª posição geral. Por ficar entre os quatro primeiros, subiu para a Série A2.[26]

Estreia na Copa Paulista de Futebol[editar | editar código-fonte]

Neste mesmo ano, a equipe do Pão de Açúcar se inscreveu para participar da Copa Paulista de Futebol de 2009, buscando aumentar a qualidade de seu futebol profissional e buscar um maior desenvolvimento. A equipe disputou o título com outras 31 associações.

A equipe alcançou a 2ª fase da competição, ficando em 3º num grupo com Rio Preto, Paulista e Mogi Mirim.[29][30][31]

Estabilidade na Série A2[editar | editar código-fonte]

Quase-acesso à Série A1[editar | editar código-fonte]

Em 2010, ocorria sua primeira participação na Série A2. O regulamento da competição era similar ao da Série A3 2009, com a diferença de que não haveria uma 3ª fase (Final) para decidir o título da competição, e este seria a equipe que terminasse a 2ª Fase com o melhor desempenho.[32][33] O PAEC dava mostras que seria um dos favoritos ao acesso na temporada. Permaneceu durante as 19 rodadas da primeira fase entre os oito primeiros colocados e se manteve na segunda posição durante oito jornadas. A campanha da equipe, que terminou tal fase em 3º foi a seguinte:[30]

Pos Times Pts J V E D GP GC SG % Expulso Penalizado com cartão amarelo TF Classificação ou rebaixamento
3 Pão de Açúcar 40 19 12 4 3 35 19 +16 70,17 2 57 295 Classificado à 2ª fase da Série A2 2010

Porém, na segunda fase, não repetiu o mesmo desempenho. De acordo com o regulamento,[33] o grupo seria composto da seguinte forma:

Grupo 3
2º Colocado da Primeira Fase
3º Colocado da Primeira Fase
6º Colocado da Primeira Fase
7º Colocado da Primeira Fase

Dessa forma, o grupo do PAEC foi composto pelas seguintes equipes:

No total, a equipe do Pão de Açúcar disputou 6 partidas nessa fase, e sucumbiu, terminando em 3º em um grupo que contou com Linense como líder e campeão da Série A2 2010, São Bernardo (que subiu junto com o Linense).[34] A campanha da equipe do PAEC na 2ª fase foi a seguinte:

Pos Times Pts J V E D GP GC SG % Expulso Penalizado com cartão amarelo TF Classificação ou rebaixamento
3 Pão de Açúcar 6 6 1 3 2 9 11 -2 33,33 2 19 114

Fraco desempenho na Copa Paulista de 2010[editar | editar código-fonte]

Na Copa Paulista de 2010, a equipe do PAEC buscava um melhor desempenho do que em sua estreia no ano passado, no qual havia atingido a 2ª fase. Mas o resultado obtido pelo time foi muito aquém do esperado.

A equipe, comandada pelo então técnico Serginho, ficou em 5º lugar no Grupo D, composto de 8 equipes, mas apenas os quatro primeiros colocados avançavam. Mesmo com a eliminação, o PAEC conquistou um feito: empatou 8 dos 14 jogos disputados, sendo um recorde de empates na 1ª fase, sustentado até hoje.[35][36] Na classificação geral, a equipe ficou em 18º num total de 29 participantes.[37][38]

300 gols na história e decepção em 2011[editar | editar código-fonte]

Na Série A2 2011, as 20 equipes foram divididas em 2 grupos com 10 equipes cada, sendo que os 4 primeiros de cada grupo avançavam à 2ª fase. O grupo do PAEC tinha as seguintes equipes:

A equipe do PAEC fez uma campanha abaixo das expectativas, ficando apenas em 6º lugar,e sendo eliminada ainda na 1ª fase. No geral, a equipe terminou o torneio num modesto 10º lugar. Apesar disso, a equipe terminou a 1ª fase com o melhor ataque da competição, com 35 gols. Sua campanha nesse torneio foi a seguinte:[39][40]

Pos Times Pts J V E D GP GC SG % Expulso Penalizado com cartão amarelo TF Classificação ou rebaixamento
6 Pão de Açúcar 27 18 7 6 5 35 20 +15 50 3 30 255

Nesse campeonato, o PAEC atinge a marca de 300 gols na história.[41][42] O 300º gol foi alcançado na vitória por 4 a 0 sobre o São Bento, no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo pela 15ª rodada da Série A2 2011.[41] O autor do gol histórico foi o atacante Rafael Martins.[41][43][43][44]

Mudança de nome[editar | editar código-fonte]

No dia 17 de julho de 2011, no jogo de estreia na Copa Paulista de 2011, o Pão de Açúcar Esporte Clube entrou em campo com novo nome, escudo e uniforme. O clube passou a se chamar Audax SP. A mudança partiu da fusão entre o Pão de Açúcar e do Sendas e de um estudo encomendado pelo Grupo Pão de Açúcar a uma agência de consultoria em gestão de marcas com o objetivo de aproximar o time ainda mais dos torcedores.[45]

Acesso à Série A1 e venda[editar | editar código-fonte]

O acesso histórico[editar | editar código-fonte]

No dia 28 de abril de 2013, depois de três anos disputando a Série A2, finalmente conseguiu o tão esperado acesso a elite do Campeonato Paulista, após fazer uma excelente campanha na 1ª fase do campeonato, chegando a ter ficado com 5 pontos de vantagem do segundo colocado, a Portuguesa. Já na 2ª fase, o time sofreu e chegou a ficar três jogos sem vencer. Mas nas duas últimas rodadas o Audax reagiu, e na última rodada, jogando no Estádio Nicolau Alayon, o Audax venceu o Red Bull Brasil por 2x1 e com a combinação de derrota do Guaratinguetá, o clube conseguiu pela primeira vez o direito de disputar a Primeira Divisão do Paulistão.

O Audax muda de donos[editar | editar código-fonte]

No dia 22 de maio de 2013, o presidente do Grupo Casino, Jean-Charles Naouri, grupo que controla as ações do Grupo Pão de Açúcar, decidiu colocar os clubes de São Paulo e do Rio de Janeiro a venda, alegando que com os dois clubes na elite dos campeonatos paulista e carioca, o grupo teria que arcar com muitas despesas a mais do que gasta atualmente, e isto não seria benéfico ao grupo que tem como função principal a área de supermercado.[46][47]

Depois de muitas brigas e dúvidas entre Jean-Charles Naouri e Abílio Diniz, no dia 22 de setembro enfim o Audax é vendido a Mário Teixeira, então membro do conselho do Bradesco e vice-presidente do Grêmio Osasco, clube da grande São Paulo.[48] Com a venda, o nome da equipe foi alterado de Audax São Paulo Esporte Clube para Grêmio Osasco Audax, bem como escudo e uniformes. Contudo, a equipe continua sendo chamada de Audax.

Estreia na Série A1[editar | editar código-fonte]

O primeiro jogo[editar | editar código-fonte]

A equipe do Audax debutou na Série A1 2014, disputando pela primeira vez o escalão mais alto do Futebol Paulista num jogo contra o Paulista de Jundiaí. O jogo foi no estádio Jayme Cintra, terminando com um empate em 0 X 0.

Primeiro confronto contra um "grande"[editar | editar código-fonte]

Na 2ª rodada, pela primeira vez o Audax enfrentou um dos 4 clubes considerados grandes de São Paulo. No caso, o adversário foi o Santos. O jogo foi disputado no Estádio do Pacaembu. O resultado da partida terminou num empate em 1 X 1. O autor do gol do Audax foi Caion, que além de fazer o primeiro gol dos vermelhinhos contra um time grande, foi também o autor do 1º gol do Audax na Série A1 2014.[49]

Temporada 2016 Série A1[editar | editar código-fonte]

Primeira vitória contra um grande[editar | editar código-fonte]

Na 10ª rodada do paulistão 2016 o Audax enfrentou o Palmeiras, em um jogo onde o Audax se portou como um legitimo ''grande'', dominando o Palmeiras no primeiro tempo inteiro e na maior parte do segundo tempo.

O Audax abriu o placar com 10 minutos do primeiro tempo com Velicka de pênalti e aos 32 min com um lindo gol de Camacho. O Audax ainda perdeu outras 2 boas chances claras de gol. No segundo tempo, após substituição de Felipe Alves, o Palmeiras descontou. Final: Audax 2 x 1 Palmeiras.

Primeira classificação para as fases finais com primeira goleada contra um grande[editar | editar código-fonte]

Contra o São Bento pela 14ª rodada, jogando em Osasco o Audax garantiu sua classificação antecipada para as quartas-de-finais, um feito inédito para a equipe.

O primeiro tempo teve 10 minutos muito intensos. Aos 12 o São Bento quase abriu o placar com Airton. Na sequência Henal evitou uma clara oportunidade de gol do Audax. O São Bento respondeu rápido e Edno perdeu uma ótima oportunidade aos 14. O gol saiu no lance seguinte, com Marcelo Cordeiro, mas os donos da casa empataram aos 19, com Bruno Paulo. Depois, as equipes criaram menos, mas o Audax foi quem chegou com mais perigo.

Na segunda etapa, o São Bento apostou nos contra-ataques e o Audax jogou quase o tempo todo no campo de defesa do time de Sorocaba. O goleiro Henal apareceu bem em diversas oportunidades. Sidão também garantia a vitória nas escapadas do São Bento. A persistência e a busca pela vitória foi recompensada aos 50 minutos quando o time da casa chegou trocando passes e Márcio Diogo deu um leve toque de calcanhar para Ytalo mandar para o fundo da rede e garantir o resultado que dá a vaga à equipe de Osasco. Nas quartas eliminou o São Paulo com uma goleada fácil de quatro a um.[50]

Primeira final do clube osasquense[editar | editar código-fonte]

Num dos melhores jogos do Campeonato Paulista até o momento, o Audax eliminou o Corinthians nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal, na noite deste sábado, na Arena Corinthians. Com dois golaços de fora da área e seu toque de bola característico, um de Bruno Paulo e outro de Tchê Tchê, o time de Osasco esteve por duas vezes à frente do placar e ainda quase marcou o terceiro, mas acabou precisando dos penais para eliminar o Corinthians. Fagner (na trave) e Rodriguinho (defesa de Sidão) desperdiçaram suas cobranças. Camacho, o craque do Audax, foi o responsável pela última cobrança, decretando os 4 a 1 na decisão por pênaltis.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Futebol masculino[editar | editar código-fonte]

ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Paulista - Série A3 1 2019
Campeonato Paulista - Série A4 1 2008
TOTAL
Competição Títulos Temporadas
Títulos oficiais 2 2 estaduais

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

DESTAQUES
Competição Resultados
São Paulo Campeonato Paulista Vice-campeão (2016)
São Paulo Campeonato Paulista – Série A2 3º colocado (2013)
5º colocado (2010 e 2012)
São Paulo Campeonato Paulista – Série A3 4º colocado (2009)
São Paulo Copa Paulista Vice-campeão (2012 e 2013)

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Participações em 2022
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última A Aumento R Baixa
São Paulo Campeonato Paulista 4 Vice-campeão (2016) 2014 2017 1
Série A2 8 3º colocado (2013) 2010 2022 1 2
Série A3 2 Campeão (2019) 2009 2023 2 1
Série A4 2 Campeão (2008) 2007 2024 1
Copa Paulista 9 Vice-campeão (2012 e 2013) 2009 2020
Brasil Série D 2 59º colocado (2016) 2016 2017
Copa do Brasil 1 2ª fase (2017) 2017

Últimas dez temporadas[editar | editar código-fonte]

Últimas dez temporadas do Grêmio Osasco Audax
Brasil Nacionais Internacionais São Paulo Estaduais
Campeonato Brasileiro Copa do Brasil Continentais / Mundial Campeonato Paulista Copa Paulista
Ano Div. Pos. Pts J V E D GP GC Fase Máxima Competição Fase Máxima Div. Pos. Fase Máxima
2011 D Não classificado A2 10º QF
2012 D Não classificado A2 VC
2013 D Não classificado A2 VC
2014 D Não classificado A1 11º
2015 D Não classificado A1 2F
2016 D 59º 4 6 0 4 2 1 5 A1
2017 D 66º 1 6 0 1 5 4 9 2F A1 16º 1F
2018 D Não classificado A2 15º 2F
2019 D Não classificado A3
2020 D Não classificado A2 13º 2F
Legenda:
     Campeão
     Vice-campeão
     Eliminado nas semifinais
     Campeão e promovido à divisão superior
     Vice-campeão e/ou promovido à divisão superior
     Rebaixado à divisão inferior
     Classificado à fase de grupos da Copa Libertadores
     Classificado à fase preliminar da Copa Libertadores
     Classificado à Copa Sul-Americana

Retrospecto em competições oficiais[editar | editar código-fonte]

Última atualização: Série D de 2017.

Competição Temporadas Títulos Pts. J V E D GP GC
Brasil Série D 2 5 12 0 5 7 5 14

Campanhas[editar | editar código-fonte]

Brasil Competição nacional Títulos Vice-campeonatos
Campeonato Brasileiro Série D (0)
Campeonato Brasileiro Sub-17 (1) Campeonato Brasileiro Sub-17 2013 (1)
São Paulo Competição regional Títulos Vice-campeonatos
Série A1 (0) Série A 2016 (1)
Série A2 (0)
Série A3 (1) Série A3 2019 (1)
Série B (1) Série B 2008 (1)
Copa Paulista (0) Copa Paulista 2012, Copa Paulista 2013 (2)
Copa Energil C (1) Copa Energil C 2008 (1) (Maior campeão)
São PauloBrasil Competição de base Títulos Vice-campeonatos
Paulista Sub-20 (0)
Paulista Sub-17 (1) Paulista Sub-17 2008 (1) Paulista Sub-17 2007 (1)
Paulista Sub-15 (1) Paulista Sub-15 2012 (1) Paulista Sub-15 2007 (1)
Paulista Sub-13 (0)
Paulista Sub-11 (0)
Copa Promissão Sub-17 (1) Copa Promissão 2013 (1) Copa Promissão 2007 (1)
Copa São Roque Sub-20 (0) Copa São Roque Sub-20 2009 (1)

Nota: em negrito competições vigentes na atualidade.

Outras equipes[editar | editar código-fonte]

Futebol feminino[editar | editar código-fonte]

A equipe de futebol feminino no Audax está ativa desde 2015, e já conseguiu ser semifinalista do Campeonato Paulista Feminino[51] em duas oportunidades, e campeão da Copa do Brasil de Futebol Feminino de 2016,[52] logrando classificação para representar o Brasil na Copa Libertadores da América de Futebol Feminino de 2017, estreando em competições continentais e se tornando uma das potências do futebol feminino brasileiro, ganhando-a logo em sua primeira participação.

Títulos do futebol feminino
CONTINENTAIS
Competição Títulos Temporadas
Copa Libertadores da América 1 2017
NACIONAIS
Competição Títulos Temporadas
Copa do Brasil 1 2016
TOTAL
Competição Títulos Temporadas
Títulos oficiais 2 1 nacional e 1 continental

Categorias de base[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Uniformes[editar | editar código-fonte]

Uniformes atuais[editar | editar código-fonte]

Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º uniforme

Uniformes anteriores[editar | editar código-fonte]

  • 2015
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º uniforme
  • 2014
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º uniforme
  • 2013
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º uniforme

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Escudo[editar | editar código-fonte]

Evolução do Escudo do Grêmio Osasco Audax
1985 – 2011 2011 – 2013 2013 – Atual

Sedes e estádios[editar | editar código-fonte]

Estádio José Liberatti[editar | editar código-fonte]

O Estádio Municipal Prefeito José Liberatti conhecido também como "Rochdalão" está localizado na Avenida Brasil, nº 1361, no Jardim Rochdale, zona norte do município de Osasco, e tem capacidade atual para um pouco mais de 17 mil pessoas. Foi inaugurado pelo Prefeito Celso Antônio Giglio em 26 de dezembro de 1996. Na partida inaugural, o primeiro gol foi marcado por Sérgio Manoel, na vitória do Palmeiras por 1x0 sobre o Corinthians. O nome do estádio foi uma homenagem a um antigo prefeito da cidade, José Liberatti (1970-1973).

Rivalidades[editar | editar código-fonte]

Grêmio Esportivo Osasco x Audax (GEO x GOA)[editar | editar código-fonte]

Também chamado de Clássico dos irmãos ou Clássico osasquense, é a denominação dada ao confronto do Audax com o Grêmio Esportivo Osasco. O Grêmio Esportivo Osasco tem se caracterizado como um dos maiores rivais do Audax, pois ambos já disputaram partidas com grande rivalidade, além do episódio da compra do clube pelo Grêmio Osasco. Apesar disso, o confronto entre as equipes costuma na maioria das vezes ser em clima amistoso.[54][55]

Juvedax[editar | editar código-fonte]

O confronto do Audax com o Clube Atlético Juventus sustenta rivalidade pelo fato da equipe grená já ter cedido durante diversas oportunidades seu campo, o Estádio Conde Rodolfo Crespi, localizado no bairro da Mooca, em São Paulo, sede do moleque travesso.[56][57] A maioria dos confrontos entre os times ocorreu em torneios de base.[58][59][60]

Partidas históricas[editar | editar código-fonte]

A seguir algumas das partidas mais importantes da história do futebol do Audax:

Jabaquara 2x2 Pão de Açúcar (7 de abril de 2007)[editar | editar código-fonte]

Esta foi a primeira partida do Pão de Açúcar. O PAEC jogou apenas seis partidas no ano de 2007. O time entrou em campo com camisas verdes para a disputa da partida. Apesar disso, no estatuto do time, já tinham sido definidas as cores azul e amarelo (que sofreria a adição da cor vermelho após a venda do clube). Curiosamente, o PAEC utilizou a camisa verde apenas em 2007. Os gols foram marcados por Wellington, o primeiro da história do clube e Denílson Luiz.[61]

Audax 2x1 Palmeiras (20 de março de 2016)[editar | editar código-fonte]

Foi a primeira vitoria do Audax contra um dos quatro grandes de São Paulo. Com essa vitória o Audax assumiu a liderança do grupo C do Campeonato Paulista 2016.

Audax 4x1 São Paulo (17 de abril de 2016)[editar | editar código-fonte]

Durante partida das quartas de final do Campeonato Paulista Série A1, a equipe aplicou uma goleada no time paulistano por 4 a 1, com gols marcados por Ytalo (2), Mike e Juninho, com Calleri descontando para o time paulistano, garantindo a vaga para as semifinais, onde enfrentou o Corinthians.[62][63]

Corinthians 2(1)x(4)2 Audax (23 de abril de 2016)[editar | editar código-fonte]

O time de Osasco mesmo jogando na Arena Corinthians não se intimidou. Saiu na frente com um golaço de Bruno Paulo. O Corinthians empatou com André. Mais tarde Tchê Tchê fez mais um golaço para os visitantes. André empatou novamente dando números finais no tempo normal. Nas penalidades Velicka, Tchê Tchê, Ytalo e Camacho fizeram os gols da classificação histórica para a final do Paulistão 2016 enquanto que apenas André fez para o Corinthans. Fagner mandou na trave e Sidão defendeu a cobrança de Rodriguinho. O Audax enfrentou o Santos FC na final do Campeonato Paulista de 2016[64], terminando o campeonato na vice-colocação.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Audax goleia Grêmio Osasco em clássico de estreia no Paulistão Sub-15
  2. Você conhece o Mário?
  3. Vampeta não é mais presidente do Osasco Audax
  4. Osasco Audax confirma Robélio Cavalinho para o comando técnico na Série A2
  5. «Grêmio Osasco Audax Esporte Clube». Federação Paulista de Futebol. Consultado em 25 de abril de 2016. Arquivado do original em 22 de abril de 2016 
  6. «Grêmio Osasco adquire Audax e 'compra' vaga na elite paulista». Consultado em 4 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 21 de setembro de 2013 
  7. «Existem diversas maneiras de se jogar futebol, mas o Audax tem feito diferente». Consultado em 10 de fevereiro de 2014. Arquivado do original em 22 de fevereiro de 2014 
  8. «Audax supera arbitragem polêmica e vence Libertadores feminina». UOL. 21 de outubro de 2017 
  9. «Quem diria? Grêmio Osasco Audax escolhe Vampeta para ser presidente» 
  10. [1] Arquivado em 15 de janeiro de 2014, no Wayback Machine. Origem acessado em 12-01-2014
  11. Deloitte.com, ed. (20 de fevereiro de 2012). «Equipes mais valiosas» (PDF). Consultado em 19 de março de 2012 
  12. «Família Extra:Esporte». Consultado em 25 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 2 de fevereiro de 2014 
  13. [2] Arquivado em 5 de janeiro de 2014, no Wayback Machine., Federação Paulista de Futebol - Clubes, acessado em 16-06-2012
  14. «Cópia arquivada». Consultado em 6 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 6 de janeiro de 2014 
  15. «Relatório». Consultado em 6 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 6 de janeiro de 2014 
  16. a b c «Cópia arquivada». Consultado em 8 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 6 de janeiro de 2014 
  17. «Cópia arquivada». Consultado em 14 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 15 de janeiro de 2014 
  18. [3][ligação inativa], Pão de Açúcar (Audax) Campeão Paulista Série B 2008, Campeões Paulistas, acesso em 07-01-2013
  19. [4] Arquivado em 14 de janeiro de 2014, no Wayback Machine. PAEC/Embu é campeão da Segundona - Site Oficial do Município de Embu das Artes
  20. [5][ligação inativa] Pão de Açúcar vence Batatais e conquista segundona paulista - Abril.com
  21. «Cópia arquivada». Consultado em 14 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 15 de janeiro de 2014 
  22. a b [6] Pão de Açúcar é o campeão paulista da última divisão - Estadão notícias
  23. [7]Arquivado em 14 de janeiro de 2014, no Wayback Machine., Competições - Série A3 2009
  24. [8] Arquivado em 14 de janeiro de 2014, no Wayback Machine. Regulamento Série A3 2009, acessado em 17-01-2013
  25. a b [9]Arquivado em 14 de janeiro de 2014, no Wayback Machine., Competições - Série A3 2009 - Fase 2
  26. a b [10], PAEC vence e garante acesso inédito para Série A2 - acessado em 17-01-2013
  27. [11], Pão de Açúcar X Penapolense - Vencedor festa o acesso! - acessado em 17-01-2013
  28. [12] PAEC e Penapolense se enfrentam pelo jogo do acesso
  29. «Cópia arquivada». Consultado em 14 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 14 de janeiro de 2014 
  30. a b [13] Arquivado em 14 de janeiro de 2014, no Wayback Machine. Resultados - Série A2 2010 - Futebol Paulista
  31. [14]
  32. «Cópia arquivada». Consultado em 14 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 26 de dezembro de 2013 
  33. a b [15] Arquivado em 14 de janeiro de 2014, no Wayback Machine. Regulamento da Série A3 - em pdf
  34. Perfil do PAEC na FPF Arquivado em 21 de outubro de 2011, no Wayback Machine., Futebol Paulista, acessado em 17-07-2011
  35. «Cópia arquivada». Consultado em 25 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 1 de fevereiro de 2014 
  36. «PAEC consegue recorde de consolo». Consultado em 6 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 5 de janeiro de 2014 
  37. Copa Paulista de Futebol de 2010
  38. Copa Paulista
  39. «Cópia arquivada». Consultado em 14 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 14 de janeiro de 2014 
  40. «Classificação do Paulistão». Consultado em 14 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 15 de janeiro de 2014 
  41. a b c Pão de Açúcar atinge a marca de 300 gols em toda sua história Arquivado em 8 de janeiro de 2014, no Wayback Machine., Futebol Paulista, acessado em 08-01-2013
  42. [16][ligação inativa] PAEC e seus 300 gols
  43. a b «Tabela do paulista». Consultado em 23 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 24 de dezembro de 2013 
  44. «Cópia arquivada». Consultado em 23 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 1 de fevereiro de 2014 
  45. Virou moda, Sendas e Pão de Açúcar troca de nome e de cores, O Povo Online, acessado em 17-07-2011
  46. «Grupo Pão de Açúcar decide vender Audax e Abilio Diniz critica decisão» 
  47. «Casino vai matar o legado esportivo do Pão de Açúcar» 
  48. «Grupo Pão de Açúcar vende Audax para Osasco» 
  49. «Cópia arquivada». Consultado em 5 de fevereiro de 2014. Arquivado do original em 22 de fevereiro de 2014 
  50. São Paulo é goleado pelo Audax e cai nas quartas do Paulista
  51. Semifinalistas, Corinthians e Audax investem em parceria no feminino
  52. Audax vence São José e é campeão da Copa do Brasil feminina
  53. [17]
  54. Clássico Audax X Grêmio Osasco[ligação inativa]
  55. Loucos por Futebol:GEO X GOA
  56. Juventus X Audax
  57. Juventus 1 X 2 Audax - Moleque Travesso fica pelo caminho no clássico
  58. [18]
  59. Juvedax na Copa Paulista 2013
  60. «Juvedax». Consultado em 24 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 21 de setembro de 2016 
  61. «Cópia arquivada». Consultado em 6 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 6 de janeiro de 2014 
  62. Tricolor leva um baile do Audax
  63. Audax humilha São Paulo, avança à semi
  64. http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/campeonato-paulista/jogo/23-04-2016/corinthians-audax-sp/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]