PASKAL

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pasukan Khas Laut
Crest of the Navy PASKAL-KD Panglima Hitam.png
Emblema desta unidade de operações especiais
País  Malásia
Corporação Marinha Real da Malásia
Subordinação Forças Armadas da Malásia
Denominação PASKAL
Criação 1980

Pasukan Khas Laut ou PASKAL, é uma unidade de forças especiais da Marinha Real da Malásia, empregada na ação direta e operações de reconhecimento especial. Também são capazes de empregar a guerra não convencional, guerrilha, guerra na selva, antiterrorismo, proteção de VIP's, assassinato de um inimigo específico e resgate de reféns, assim como defesa interna no estrangeiro.

Foi criada oficialmente em 01 de outubro de 1980, após um período de cinco anos de estabelecimento, com a finalidade de fazer cumprir as reivindicações marítimas da zona económica exclusiva da Malásia por meio de operações mar, ar e terra (semelhante aos SEALs da Marinha dos Estados Unidos).

História[editar | editar código-fonte]

Origens[editar | editar código-fonte]

A Paskal originou-se em 1975, quando a Marinha Real da Malásia viu a necessidade de um regimento de segurança treinado em guerra marítima moderna. Seu principal objetivo era originalmente o de proteger as bases navais e os espólios nacionais em toda a Malásia. Naquela época, a base principal da MRM era conhecida como KD Malaya (Kapal Diraja Malaya, Navio Real da Malásia), anteriormente conhecida como HMS Malaya antes da independência, em Woodlands, Singapura, que mais tarde foi transferida para a nova base naval em Lumut, Perak, quando foi concluída em 1979.

Atribuições[editar | editar código-fonte]

Uma das atribuições da Paskal é lançar operações ofensivas de forma independente via mar, terra e ar em águas inimigas controladas. Os militares foram treinados para conduzir operações marítimas, como anti-pirataria e anti-navio / seqüestro de plataformas de petróleo. A segurança de mais de trinta plataformas de petróleo em águas da Malásia são de exclusiva responsabilidade dos Paskal, e a unidade tem realizado exercícios regulares de treinamento em cada uma dessas plataformas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre PASKAL
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.